Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38342
Title: O gênero dramático na aula do ensino fundamental: experiência de estágio em literatura e língua portuguesa da Licenciatura em Letras-UFPE em escola municipal de Sumé-PB.
Other Titles: The dramatic genre in elementary school classes: internship experience in literature and Portuguese language of the Bachelor's Degree in Letters-UFPE in a municipal school in Sumé-PB.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Leandro de Sousa.
Keywords: Gênero dramático;Estágio em Literatura e Língua Portuguesa;Ensino de dramaturgia;Dramaturgia;Estágio supervisionado - Letras;Escola Municipal Padre Paulo roberto de Oliveira - Sumé - PB;Dramatic genre;Internship in Literature and Portuguese Language;Teaching drama;Dramaturgy;Supervised internship - Literature;Padre Paulo Roberto de Oliveira Municipal School - Sumé - PB
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Leandro de Sousa. O gênero dramático na aula do ensino fundamental: experiência de estágio em literatura e língua portuguesa da Licenciatura em Letras-UFPE em escola municipal de Sumé-PB. In: ENOFRE, E. G. et al. (Orgs.). Tecnologias Assistivas, Ensino de Ciências e Educação Matemática Inclusiva na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna. Campina Grande: Realize Editora, 2024, p. 390-410. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38342
???metadata.dc.description.resumo???: No Brasil, o texto dramatúrgico, também chamado de texto teatral, não faz parte do universo das(os) leitoras(es) brasileiras(os) efetivamente, visto que no âmbito escolar o trabalho em sala de aula com os gêneros textuais e literários têm deixado de lado, nesse processo, o texto dramatúrgico (ROSING, 2005). É curioso observar o descaso relativo ao gênero dramático quando, em outros tempos, autores como Georg Wilhelm Friedrich Hegel, em Estética. Poesia (HEGEL, 1964), defendeu que o drama era superior à lírica e à épica. Essa problemática nos leva a refletir sobre a importância da inclusão desse gênero no âmbito das práticas de leitura de obras de gêneros diversos e na formação das(os) leitoras(es) literárias(os), quais sejam objetivos fundamentais da aula de língua portuguesa e/ou literatura na escola, conforme explicita a Base Nacional Comum Curricular. Este trabalho apresenta os resultados da experiência do Estágio Curricular Supervisionado II – Ensino de Literatura e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, componente curricular cursado no âmbito da Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). O estágio foi realizado em turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Paulo Roberto de Oliveira, situada na Cidade de Sumé, no Cariri Paraibano. O trabalho buscou descrever e analisar as práticas de observação e regência de aulas desenvolvidas no campo de estágio, voltadas para o estudo do Gênero Dramático no Ensino de Literatura e Língua Portuguesa. Entre os referenciais utilizados estão a BNCC (2027), Gatti (2014) e Freire (1996).
Keywords: Gênero dramático
Estágio em Literatura e Língua Portuguesa
Ensino de dramaturgia
Dramaturgia
Estágio supervisionado - Letras
Escola Municipal Padre Paulo roberto de Oliveira - Sumé - PB
Dramatic genre
Internship in Literature and Portuguese Language
Teaching drama
Dramaturgy
Supervised internship - Literature
Padre Paulo Roberto de Oliveira Municipal School - Sumé - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38342
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O GÊNERO DRAMÁTICO NA AULA DO ENSINO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2024.pdfO gênero dramático na aula do ensino fundamental: experiência de estágio em literatura e língua portuguesa da Licenciatura em Letras-UFPE em escola municipal de Sumé-PB. - Anais de Evento CDSA 2024.1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.