Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38342
Title: | O gênero dramático na aula do ensino fundamental: experiência de estágio em literatura e língua portuguesa da Licenciatura em Letras-UFPE em escola municipal de Sumé-PB. |
Other Titles: | The dramatic genre in elementary school classes: internship experience in literature and Portuguese language of the Bachelor's Degree in Letters-UFPE in a municipal school in Sumé-PB. |
???metadata.dc.creator???: | ALMEIDA, Leandro de Sousa. |
Keywords: | Gênero dramático;Estágio em Literatura e Língua Portuguesa;Ensino de dramaturgia;Dramaturgia;Estágio supervisionado - Letras;Escola Municipal Padre Paulo roberto de Oliveira - Sumé - PB;Dramatic genre;Internship in Literature and Portuguese Language;Teaching drama;Dramaturgy;Supervised internship - Literature;Padre Paulo Roberto de Oliveira Municipal School - Sumé - PB |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ALMEIDA, Leandro de Sousa. O gênero dramático na aula do ensino fundamental: experiência de estágio em literatura e língua portuguesa da Licenciatura em Letras-UFPE em escola municipal de Sumé-PB. In: ENOFRE, E. G. et al. (Orgs.). Tecnologias Assistivas, Ensino de Ciências e Educação Matemática Inclusiva na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna. Campina Grande: Realize Editora, 2024, p. 390-410. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38342 |
???metadata.dc.description.resumo???: | No Brasil, o texto dramatúrgico, também chamado de texto teatral, não faz parte do universo das(os) leitoras(es) brasileiras(os) efetivamente, visto que no âmbito escolar o trabalho em sala de aula com os gêneros textuais e literários têm deixado de lado, nesse processo, o texto dramatúrgico (ROSING, 2005). É curioso observar o descaso relativo ao gênero dramático quando, em outros tempos, autores como Georg Wilhelm Friedrich Hegel, em Estética. Poesia (HEGEL, 1964), defendeu que o drama era superior à lírica e à épica. Essa problemática nos leva a refletir sobre a importância da inclusão desse gênero no âmbito das práticas de leitura de obras de gêneros diversos e na formação das(os) leitoras(es) literárias(os), quais sejam objetivos fundamentais da aula de língua portuguesa e/ou literatura na escola, conforme explicita a Base Nacional Comum Curricular. Este trabalho apresenta os resultados da experiência do Estágio Curricular Supervisionado II – Ensino de Literatura e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, componente curricular cursado no âmbito da Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). O estágio foi realizado em turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Paulo Roberto de Oliveira, situada na Cidade de Sumé, no Cariri Paraibano. O trabalho buscou descrever e analisar as práticas de observação e regência de aulas desenvolvidas no campo de estágio, voltadas para o estudo do Gênero Dramático no Ensino de Literatura e Língua Portuguesa. Entre os referenciais utilizados estão a BNCC (2027), Gatti (2014) e Freire (1996). |
Keywords: | Gênero dramático Estágio em Literatura e Língua Portuguesa Ensino de dramaturgia Dramaturgia Estágio supervisionado - Letras Escola Municipal Padre Paulo roberto de Oliveira - Sumé - PB Dramatic genre Internship in Literature and Portuguese Language Teaching drama Dramaturgy Supervised internship - Literature Padre Paulo Roberto de Oliveira Municipal School - Sumé - PB |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Letras. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38342 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O GÊNERO DRAMÁTICO NA AULA DO ENSINO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2024.pdf | O gênero dramático na aula do ensino fundamental: experiência de estágio em literatura e língua portuguesa da Licenciatura em Letras-UFPE em escola municipal de Sumé-PB. - Anais de Evento CDSA 2024. | 1.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.