Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38677
Title: Praticando geologia.
Other Titles: Practicing geology.
???metadata.dc.creator???: BATISTA, Maria dos Remédios da Silva.
SILVA, Sandra Veríssimo da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LUSTOSA, Jacqueline Pires G.
Keywords: Monitoria - Geologia;Geologia;Prática docente - Geografia;Ensino de Geografia - Geologia;Geologia geral - disciplina - CFP UFCG;Curso de Licenciatura em Geografia - CFP UFCG;Laboratório de Estudos Geográficos - LABORGEO - CFP UFCG;LABORGEO - Laboratório de Estudos Geográficos - CFP UFCG;Formação docente - Geografia CFP UFCG;Tutoring - Geology;Geology;Teaching practice - Geography;Geography teaching - Geology;General geology - subject - CFP UFCG;Degree course in Geography - CFP UFCG;Geographic Studies Laboratory - LABORGEO - CFP UFCG;LABORGEO - Geographic Studies Laboratory - CFP UFCG;Teacher training - Geography CFP UFCG
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BATISTA, Maria dos Remédios da Silva; SILVA, Sandra Veríssimo da; LUSTOSA, Jacqueline Pires G. Praticando geologia. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38677
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo tem como principal objetivo apresentar os resultados parciais do projeto de monitoria desenvolvido no curso de Licenciatura em Geografia do Centro de Formação de Professores - CFP da Universidade Federal de Campina Grande. Um dos objetivos desse trabalho foi dar subsidio teórico especifico incentivamos à iniciação a pratica docente ao um melhor desempenho dos alunos na disciplina Geologia Geral, haja vista o grau de dificuldade que os mesmos apresentam diante das complexidades que envolvem os aspectos naturais do planeta. As atividades de monitoria vêm se desenvolvendo com a iniciação da prática pedagógica a partir de revisão de literatura específica, orientações em grupos de estudos, acompanhamento e observação em sala de aula e trabalho de laboratório. Este ultimo, vem sendo realizado no Laboratório de Estudos Geográficos (LABORGEO) através da identificação e catalogação de amostras de minerais e rochas Nesta perspectiva a monitoria tem auxiliado no planejamento e execução das atividades de ensino mediante o acompanhamento sistemático dos alunos matriculados na disciplina de Geologia. O incentivo ao hábito das leituras de livros que abordam a ciência geológica tem contribuído para o fortalecimento teórico que, consequentemente, melhoram o nível de discussões e orientações junto aos discentes. Além disso, promove um aprofundamento teórico e prático que serve de aporte para um melhor desempenho na iniciação a prática docente.
Keywords: Monitoria - Geologia
Geologia
Prática docente - Geografia
Ensino de Geografia - Geologia
Geologia geral - disciplina - CFP UFCG
Curso de Licenciatura em Geografia - CFP UFCG
Laboratório de Estudos Geográficos - LABORGEO - CFP UFCG
LABORGEO - Laboratório de Estudos Geográficos - CFP UFCG
Formação docente - Geografia CFP UFCG
Tutoring - Geology
Geology
Teaching practice - Geography
Geography teaching - Geology
General geology - subject - CFP UFCG
Degree course in Geography - CFP UFCG
Geographic Studies Laboratory - LABORGEO - CFP UFCG
LABORGEO - Geographic Studies Laboratory - CFP UFCG
Teacher training - Geography CFP UFCG
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38677
Appears in Collections:1º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG Cajazeiras 2009 - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRATICANDO GEOLOGIA - I ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2009.pdfPraticando geologia. - I Encontro de Monitoria CFP UFCG 2009.419.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.