Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38677
Title: | Praticando geologia. |
Other Titles: | Practicing geology. |
???metadata.dc.creator???: | BATISTA, Maria dos Remédios da Silva. SILVA, Sandra Veríssimo da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LUSTOSA, Jacqueline Pires G. |
Keywords: | Monitoria - Geologia;Geologia;Prática docente - Geografia;Ensino de Geografia - Geologia;Geologia geral - disciplina - CFP UFCG;Curso de Licenciatura em Geografia - CFP UFCG;Laboratório de Estudos Geográficos - LABORGEO - CFP UFCG;LABORGEO - Laboratório de Estudos Geográficos - CFP UFCG;Formação docente - Geografia CFP UFCG;Tutoring - Geology;Geology;Teaching practice - Geography;Geography teaching - Geology;General geology - subject - CFP UFCG;Degree course in Geography - CFP UFCG;Geographic Studies Laboratory - LABORGEO - CFP UFCG;LABORGEO - Geographic Studies Laboratory - CFP UFCG;Teacher training - Geography CFP UFCG |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BATISTA, Maria dos Remédios da Silva; SILVA, Sandra Veríssimo da; LUSTOSA, Jacqueline Pires G. Praticando geologia. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38677 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este artigo tem como principal objetivo apresentar os resultados parciais do projeto de monitoria desenvolvido no curso de Licenciatura em Geografia do Centro de Formação de Professores - CFP da Universidade Federal de Campina Grande. Um dos objetivos desse trabalho foi dar subsidio teórico especifico incentivamos à iniciação a pratica docente ao um melhor desempenho dos alunos na disciplina Geologia Geral, haja vista o grau de dificuldade que os mesmos apresentam diante das complexidades que envolvem os aspectos naturais do planeta. As atividades de monitoria vêm se desenvolvendo com a iniciação da prática pedagógica a partir de revisão de literatura específica, orientações em grupos de estudos, acompanhamento e observação em sala de aula e trabalho de laboratório. Este ultimo, vem sendo realizado no Laboratório de Estudos Geográficos (LABORGEO) através da identificação e catalogação de amostras de minerais e rochas Nesta perspectiva a monitoria tem auxiliado no planejamento e execução das atividades de ensino mediante o acompanhamento sistemático dos alunos matriculados na disciplina de Geologia. O incentivo ao hábito das leituras de livros que abordam a ciência geológica tem contribuído para o fortalecimento teórico que, consequentemente, melhoram o nível de discussões e orientações junto aos discentes. Além disso, promove um aprofundamento teórico e prático que serve de aporte para um melhor desempenho na iniciação a prática docente. |
Keywords: | Monitoria - Geologia Geologia Prática docente - Geografia Ensino de Geografia - Geologia Geologia geral - disciplina - CFP UFCG Curso de Licenciatura em Geografia - CFP UFCG Laboratório de Estudos Geográficos - LABORGEO - CFP UFCG LABORGEO - Laboratório de Estudos Geográficos - CFP UFCG Formação docente - Geografia CFP UFCG Tutoring - Geology Geology Teaching practice - Geography Geography teaching - Geology General geology - subject - CFP UFCG Degree course in Geography - CFP UFCG Geographic Studies Laboratory - LABORGEO - CFP UFCG LABORGEO - Geographic Studies Laboratory - CFP UFCG Teacher training - Geography CFP UFCG |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Geografia. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38677 |
Appears in Collections: | 1º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG Cajazeiras 2009 - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PRATICANDO GEOLOGIA - I ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2009.pdf | Praticando geologia. - I Encontro de Monitoria CFP UFCG 2009. | 419.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.