Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38699
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA monitoria é uma estratégia para o fortalecimento do ensino nos cursos de graduação que utiliza práticas inovadoras para o desenvolvimento das ações. Sua importância pode ser observada no instante em que a mesma se apresenta como instrumento de em ensino-aprendizagem que contribui para fortalecer o desempenho acadêmico tanto do monitorado como de todos os envolvidos. O objetivo é relatar a importância das práticas de monitoria para o processo ensino-aprendizagem. Quanto ao método trata-se de um relato de experiência de práticas desenvolvidas dentro do programa de monitoria intitulado Práticas Interdisciplinares na Monitoria no CFP, desenvolvido no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande campus Cajazeiras – PB. As práticas foram desenvolvidas dentro da Disciplina Bases Teóricas e Metodológicas da Enfermagem no período de fevereiro a maio de 2016. Nos resultados obtidos foram identificadas as principais fragilidades e dificuldades apresentadas pelos discentes para melhor direcionamento das ações. Foram desenvolvidas ações visando melhoria no desempenho dos discentes em relação à obtenção de conhecimento e visão crítica dos temas estudados, quais sejam estudos dirigidos para aplicação do Processo de Enfermagem em casos clínicos específicos, discussões sobre as Teorias da Enfermagem, utilização das taxonomias NANDA/NIC/NOC/CIPE e sua aplicação na prática profissional, auxílio na elaboração de atividades acadêmicas como seminários, leituras fichamentos de textos. Conclui-se que a partir da orientação docente, as práticas de Monitoria contribuíram significativamente para o processo ensino-aprendizagem e aprofundamento intelectual dos discentes monitorado se do aluno monitor. Houve crescimento tanto no tocante à compreensão, visão crítica e elaboração do processo de Enfermagem, como na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagem.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleA monitoria acadêmica como estratégia para fortalecimento do processo ensino-aprendizado: relato de experiência.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38699-
dc.date.accessioned2024-10-24T18:18:18Z-
dc.date.available2024-10-24-
dc.date.available2024-10-24T18:18:18Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectMonitoria acadêmicapt_BR
dc.subjectCurso de Enfermagem - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectEducação baseada em competênciaspt_BR
dc.subjectDisciplina Bases Teóricas e metodológicas da Enfermagem - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectExperience reportpt_BR
dc.subjectAcademic monitoringpt_BR
dc.subjectNursing course - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectNursing educationpt_BR
dc.subjectCompetency-based educationpt_BR
dc.subjectTheoretical and methodological basis of nursing - CFP UFCGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPASSOS NETO, Constantino Duarte.-
dc.creatorBEZERRA, Maria Lúcia de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAcademic monitoring as a strategy to strengthen the teaching-learning process: experience report.pt_BR
dc.identifier.citationPASSOS NETO, Constantino Duarte; BEZERRA, Maria Lúcia de Oliveira. A monitoria acadêmica como estratégia para fortalecimento do processo ensino-aprendizado: relato de experiência. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 01 - Formação dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38699pt_BR
Appears in Collections:2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Docente - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A MONITORIA ACADÊMICA COMO ESTRATÉGIA - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdfA monitoria acadêmica como estratégia para fortalecimento do processo ensino-aprendizado: relato de experiência. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016. 190.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.