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dc.creator.IDNASCIMENTO, M. H. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7520068516486983pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, John Kennedy Guedes.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, J. K. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834302744515283pt_BR
dc.contributor.referee1LUCENA, Lêda Christiane de Figueiredo Lopes.-
dc.contributor.referee2FABBRI, Glauco Tulio Pessa.-
dc.contributor.referee3CAVALCANTE, Fabiano Pereira.-
dc.description.resumoCom a finalidade de sanar as degradações do pavimento, devem-se realizar estudos avaliativos das condições estruturais, objetivando identificar as possíveis causas dos defeitos e sobretudo fornecer subsídios, sobre quais medidas corretivas devem ser adotadas para a restauração das condições adequadas e aceitáveis do pavimento. Diante destas circunstâncias, o presente trabalho tem como objetivo identificar as possíveis causas das ocorrências dos defeitos parabólicos observados na superfície dos pavimentos flexíveis das pistas de pouso e decolagem e de taxiamento do Aeroporto Internacional de Natal. Para isso, realizou-se uma avaliação estrutural não destrutiva, por meio do levantamento deflectométrico com o Falling Weight Deflectometer (FWD), o qual foi realizado em toda a extensão das pistas e em diversas faixas de aquisição de dados. Com o FWD obteve-se as bacias de deflexões que possibilitaram por processo de retroanálise, por meio do software BAKFAA 2.0, caracterizar o comportamento resiliente in situ das camadas do pavimento. Com o software ELSYM5 realizou-se a análise empírico-mecanística, para verificar os níveis de tensões cisalhantes atuantes nas diversas profundidades das camadas do pavimento, inclusive na interface de ligação entre as camadas asfálticas. Também foram realizados ensaios laboratoriais de caracterização das propriedades mecânicas, tais como: módulo de resiliência, resistência a tração indireta e o ensaio de Leutner shear Test. Concluiu-se que os defeitos observados na superfície das pistas enquadravam-se na série de defeitos classificados de escorregamento do revestimento asfáltico, ou Slippage, e que os fatores que culminaram na ocorrência destes defeitos relacionam-se com a baixa aderência da interface de ligação e com a incompatibilidade de rigidez entre as camadas adjacentes de mistura asfálticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.subject.cnpqEngenhariaspt_BR
dc.titleAnálise da incompatibilidade de rigidez entre camadas de revestimentos asfálticos na ocorrência de slippage em pavimento aeroportuário.pt_BR
dc.date.issued2017-06-09-
dc.description.abstractIn order to remedy pavement degradation, evaluation studies of the structural conditions should be carried out to identify the possible causes of the defects and, above all, provide information on which corrective measures should be taken to restore adequat and acceptable conditions of the pavement. In view of these circumstances, the present work has the objective of identifying the possible causes of parabolic defects seen in the surface of the flexible pavements of the landing and take - off runways and taxiways of Natal International Airport runway. For this, a non-destructive structural evaluation was carried out by means of the deflectometric survey with the Falling Weight Deflectometer (FWD), which was carried out along the whole length of the tracks and in several ranges of data acquisition. With the FWD, the deflection basins were obtained, which enabled the BAKFAA 2.0 software to characterize the in situ resilient behavior of the pavement layers by means of a retro-analysis process. With the ELSYM5 software, the empirical-mechanistic analysis was performed to verify the levels of shear stresses at different depths of the pavement layers, including the interface between the asphalt layers. Furthermore, laboratory characterization of mechanical properties such as: resilience modulus, tensile strength and Leutner shear test were carried out. It is concluded that the defects observed on the runway surface fit into the series of defects classified as slippage of the asphalt coating, or Slippage, and that the factors that culminated in the occurrence of these defects are related to the low adhesion of the interface and With the incompatibility of stiffness between the adjacent layers of asphalt mixtures.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/386-
dc.date.accessioned2018-04-13T18:16:49Z-
dc.date.available2018-04-13-
dc.date.available2018-04-13T18:16:49Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPavimento Aeroportuáriopt_BR
dc.subjectSlippagept_BR
dc.subjectAvaliação Estruturalpt_BR
dc.subjectFalling Weight Deflectometer (FWD)pt_BR
dc.subjectRetroanálisept_BR
dc.subjectAirport Pavementpt_BR
dc.subjectStructural Evaluationpt_BR
dc.subjectRetroanalysispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Mauro Henrique Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, M. H. A. Análise da incompatibilidade de rigidez entre camadas de revestimentos asfálticos na ocorrência de slippage em pavimento aeroportuário. 2017. 232 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/386pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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MAURO HENRIQUE ALVES NASCIMENTO – DISSERTAÇÃO (PPGECA) 2017.pdfMauro Henrique Alves Nascimento - Dissertação PPGECA CTRN 20174.78 MBAdobe PDFView/Open


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