Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3879
Title: As repercussões da Educação de Jovens e Adultos - EJA - na vida de mulheres no município de Barra de Santana-PB.
Other Titles: The repercussions of Youth and Adult Education - EJA - on the life of women in the municipality of Barra de Santana-PB.
???metadata.dc.creator???: BARBOSA, Ana Rita.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AZEVEDO, Sandra Raquew dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MONTENEGRO, Rosilene Dias.
???metadata.dc.contributor.referee2???: VILLOTA, Jose Maria de Jesus Izquierdo.
Keywords: Políticas Públicas;Educação de Jovens e Adultos;Gênero;Publics Politics;Youth and Adult Education;Gender
Issue Date: 16-Aug-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARBOSA, A. R. As repercussões da Educação de Jovens e Adultos - EJA - na vida de mulheres no município de Barra de Santana-PB. 2013. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3879
???metadata.dc.description.resumo???: A Constituição Federal Brasileira vigente expressa claramente que é dado a todas as pessoas o direito à educação, à igualdade de condições para acesso e permanência na escola e à igualdade entre os sexos, mas, no entanto sabemos que por si só não garantem aos sujeitos a inserção e a permanência escolares. Este Estudo de Caso analisa as repercussões da experiência de retorno de mulheres aos bancos escolares, através da inclusão em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município paraibano de Barra de Santana, no período de 2002-2005. Sistematizar e discutir as trajetórias (Bourdieu, 1996) destas estudantes da EJA, com ênfase nas relações de gênero, é pensar de que maneira esta política pública contribui para o fomento da cidadania ativa destas mulheres no que se refere às questões como: melhoras no nível de escolaridade, acesso ao mercado de trabalho e melhoria nas condições de vida. Observamos suas estratégias de acesso, permanência e conclusão do Ensino Fundamental e Médio, como também as egressas da EJA avaliam o processo de retomada da escolarização, levando em consideração suas motivações pessoais para retomada dos estudos, as dificuldades enfrentadas e suas estratégias de permanência e conclusão dos estudos. Metodologicamente trabalhamos a partir da história oral, observando dois movimentos, tempos, importantes na vida destas mulheres: o de ruptura com a escola, e a retomada da escolarização. Uma análise densa que nos aponta ainda como desafio articular no cotidiano das mulheres a tríade gênero-educação-políticas públicas. Embora, nas últimas décadas, as mulheres tenham conquistado um espaço significativo nas relações sociais, no mercado de trabalho e efetivação de seus direitos, vimos que um projeto como a EJA, talvez seja um dos meios que podem ser percorridos favorecendo o processo de emancipação e de construção da autonomia dessas mulheres, pois, entendemos que há ainda muitos caminhos a percorrer para que sejam realmente respeitadas e reconhecidas em nossa sociedade.
Abstract: The Brazilian Federal Constitution clearly states that force is given to all persons the right to education, equal conditions for access and retention in school and gender equality, but nevertheless we know that alone does not guarantee the subject to insertion and retention school. We intend with this case study analyzing the socio-anthropological the repercussion of the inclusion of women in Education Classes for Youth and Adults, EJA, Paraíba in the municipality of Barra de Santana, in 2002-2005. Our aim in researching the history of the EJA is discharged students reflect on the repercussion of this public politics for active citizenship of women in relation to improvements in educational attainment, relaying the access to the labor market and improving the living conditions . Better understand the trajectory of resumption of enrollment of women through Education Classes for Youth and Adults in Barra de Santana, noting their strategies for access, retention and completion of primary and secondary education. As a general objective sought to assess the repercussion of advancing educational level of these women having as indicators improving living conditions in the context of job opportunities, everyday household, for your self-esteem and the schooling of their children, as well as in diagnosing universe of women surveyed how the increase in education reflected in access to paid work, and improving the level of remuneration for women now hold jobs. And, understand how the grads EJA evaluate the process of resumption of schooling, taking into account their personal motivations for resumption of studies, the difficulties faced and their strategies for retention and completion of studies, as well as contribute to the development of access strategies and permanence of women in the Education of Youth and Adults in Barra de Santana. Although, in recent decades, women have gained significant space in social relations, labor market and enforcement of his rights, we saw that a project like the EJA, perhaps one of the means that can be traversed favoring the process of emancipation and construction of autonomy of these women, because we understand that there are still many ways to go to be truly respected and recognized in our society.
Keywords: Políticas Públicas
Educação de Jovens e Adultos
Gênero
Publics Politics
Youth and Adult Education
Gender
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3879
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA RITA BARBOSA - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2013.pdfAna Rita Barbosa - Dissertação PPGCS CH 2013919.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.