Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38848
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRIBEIRO, D. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6719347731770424pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Kátia Ramos.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, K. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7425924217515123pt_BR
dc.contributor.advisor2IDSÁ, C. F.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0857154787322623pt_BR
dc.contributor.referee1SÁ, Carolina Figueiredo de.-
dc.contributor.referee1IDSÁ, C. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0857154787322623pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos.-
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, L. G. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2784352958535431pt_BR
dc.description.resumoA proposta deste trabalho é refletir e analisar criticamente o currículo, que repleto de androcentrismo e eurocentrismo faz surgir questionamentos como: será que o que sabemos é exatamente o que nos contaram? O que seria da sociedade sem a sua história e suas lembranças? O que é da memória e história das mulheres pretas, brancas e pardas se não forem escritas por elas mesmas, mas por seus opressores? Nesse sentido, o problema destacado é: há impactos refletidos pela falta de representatividade étnico-racial e do gênero feminino no currículo para com os discentes? Tendo como um de seus objetivos: identificar como a cultura do machismo e o racismo estrutural também são consequência desse tipo de currículo escolar do ensino médio; bem como demonstrar de que maneira essa temática pode contribuir para o cotidiano e convívio dos discentes além do ambiente escolar; E propor como algumas autoras femininas ausentes no currículo acadêmico podem ser abordadas em sala. Com orientação teórica metodológica de pesquisa qualitativa documental, com revisões na literatura, a pesquisa obteve como principais resultados alcançados: a constatação da influência do androcentrismo e eurocentrismo na formação do que se tem hoje do currículo. Isso contribui para o surgimento de muitos dos desafios presentes no ensino, a exemplo de temas sensíveis voltados às relações étnico-raciais e de gênero, pois há resistência e conflito de ideais, falta de conhecimento prévio de temas desse tipo, superficialidade na abordagem, ausência de inclusão, e não valorização das diferentes perspectivas existentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais.pt_BR
dc.titleA Alexandria feminina – um caminho entre as cinzas na Sociologia: o androcentrismo e o eurocentrismo na formação do currículo escolar.pt_BR
dc.date.issued2024-10-22-
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to reflect on and critically analyze the curriculum, which is full of androcentrism and Eurocentrism and raises questions such as: is what we know exactly what we have been told? What would society be without its history and memories? What would become of the memory and history of black, white and brown women if they were not written by themselves, but by their oppressors? In this sense, the problem highlighted is: are there impacts reflected by the lack of ethnic-racial and female representation in the curriculum on students? One of its objectives is: to identify how the culture of machismo and structural racism are also consequences of this type of high school curriculum; as well as to demonstrate how this theme can contribute to the daily lives and coexistence of students beyond the school environment; and to propose how some female authors absent from the academic curriculum can be addressed in the classroom. With theoretical and methodological guidance from qualitative documentary research, with literature reviews, the research obtained the following main results: the confirmation of the influence of androcentrism and Eurocentrism in the formation of the current curriculum. This contributes to the emergence of many of the challenges present in teaching, such as sensitive topics related to ethnic-racial and gender relations, as there is resistance and conflict of ideals, lack of prior knowledge of such topics, superficiality in the approach, lack of inclusion, and failure to value the different existing perspectives.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38848-
dc.date.accessioned2024-11-05T13:10:16Z-
dc.date.available2024-11-05-
dc.date.available2024-11-05T13:10:16Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProtagonismo feminino - Sociologia.pt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectCurrículo escolar - Sociologiapt_BR
dc.subjectAndrocentrismopt_BR
dc.subjectEurocentrismopt_BR
dc.subjectEducação feminina - Brasilpt_BR
dc.subjectRacismo estruturalpt_BR
dc.subjectRepresentações étnico-raciais – ensinopt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.subjectFemale protagonism - Sociologypt_BR
dc.subjectSociologypt_BR
dc.subjectSchool curriculum - Sociologypt_BR
dc.subjectAndrocentrismpt_BR
dc.subjectEurocentrismpt_BR
dc.subjectFemale education - Brazilpt_BR
dc.subjectStructural racismpt_BR
dc.subjectEthnic-racial representations - teachingpt_BR
dc.subjectBlack womenpt_BR
dc.subjectDidactic sequencespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRIBEIRO, Dayanne de Melo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe feminine Alexandria – a path among the ashes in Sociology: androcentrism and Eurocentrism in the formation of the school curriculum.pt_BR
dc.identifier.citationRIBEIRO, Dayanne de Melo. A Alexandria feminina – um caminho entre as cinzas na Sociologia: o androcentrismo e o eurocentrismo na formação do currículo escolar. 2024. 118f.Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38848pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAYANNE DE MELO RIBEIRO - TCC LIC. CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2024.pdfDayanne de Melo Ribeiro - TCC Lic. Ciências Sociais CDSA 2024. 7.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.