Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3950
Title: Um ambiente para o agente pedagógico de aprendizagem colaborativa em harmonização ecológica - APACHE.
Other Titles: An environment for the pedagogical agent of collaborative learning in harmonization - APACHE.
???metadata.dc.creator???: REIS, Ângela Batista.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Fábio Paraguaçu Duarte da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LULA JÚNIOR, Bernardo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FURTADO, Maria Elizabeth S.
Keywords: Informática na Educação;Inteligência Artificial Distribuída;Aprendizagem Colaborativa;Agentes Pedagógicos;Computer Science in Education;Distributed Artificial Intelligence;Collaborative Learning;Teaching Agents
Issue Date: 11-Apr-2001
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: REIS, A. B. Um ambiente para o agente pedagógico de aprendizagem colaborativa em harmonização ecológica - APACHE. 2001. 152 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Programa de Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2001. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3950
???metadata.dc.description.resumo???: Esse trabalho descreve a arquitetura de um ambiente para aprendizagem colaborativa e os processos de comunicação existentes nas interações entre os seus agentes. A abordagem implica a implementação de cenários, tarefas e simulações para compreensão de conceitos ecológico de preservação ambiental. Um agente pedagógico expõe princípios teóricos e acompanha o desenvolvimento das tarefas, colaborando com o aprendiz no processo de aprendizagem. Além de um agente pedagógico artificial, o aprendiz pode solicitar o auxílio de um mediador humano e de colegas aprendizes. Esta proposta fundamenta-se na teoria de desenvolvimento cognitivo de Vygotsky [VYG.78], onde a criança aprende melhor quando lhe oferecemos tarefas que estão acima de seu nível de desenvolvimento atual, desde que sejam acompanhadas por uma pessoa capaz de orientar no processo de aprendizagem, e guiá-la pela ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal). Para implementar os conceitos de colaboração inerentes a esta teoria, é essencial criar ambientes onde a interação de aprendizes e colaboradores seja intensa e eficaz. Neste contexto, a Inteligência Artificial Distribuída serve de alicerce para a concepção dos agentes e de seus processos comunicativos.
Abstract: This work describes the architecture of an environment for collaborative learning and the existing communication processes in the interactions between its agents. The approach implies the implementation of scenes, tasks and simulations for understanding the ecological preservation concepts. A pedagogical agent displays theoretical principles and follows the tasks development, collaborating with the apprentice in learning process. Beyond an artificial pedagogical agent, the apprentice can request aid to a human mediator and to apprentices colleagues. This proposal is based on Vygotsky's theory of cognitive development [VYG.78], where the child learns better when we offer him tasks that are above of his current development level, since that they are follow by a person capable to collaborate with them in the learning process, and guide them through the ZPD (Zone of Proximal Development). To implement the inherent concepts of collaboration surrounding this theory, it is essential to create an environment where apprentices and collaborators interaction is intense and efficient. In this context, Distributed Artificial Intelligence serves as a foundation for the environment agents conception and its communicative process.
Keywords: Informática na Educação
Inteligência Artificial Distribuída
Aprendizagem Colaborativa
Agentes Pedagógicos
Computer Science in Education
Distributed Artificial Intelligence
Collaborative Learning
Teaching Agents
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
Teoria da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3950
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÂNGELA BATISTA REIS – DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2001.pdfÃngela Batista Reis - Dissertação (PPGCC) 2001.1.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.