Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3950
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDREIS, Angela Batistapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4811941175823833pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Fábio Paraguaçu Duarte da.-
dc.contributor.advisor1IDPARAGUAÇU, F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282pt_BR
dc.contributor.referee1LULA JÚNIOR, Bernardo.-
dc.contributor.referee2FURTADO, Maria Elizabeth S.-
dc.description.resumoEsse trabalho descreve a arquitetura de um ambiente para aprendizagem colaborativa e os processos de comunicação existentes nas interações entre os seus agentes. A abordagem implica a implementação de cenários, tarefas e simulações para compreensão de conceitos ecológico de preservação ambiental. Um agente pedagógico expõe princípios teóricos e acompanha o desenvolvimento das tarefas, colaborando com o aprendiz no processo de aprendizagem. Além de um agente pedagógico artificial, o aprendiz pode solicitar o auxílio de um mediador humano e de colegas aprendizes. Esta proposta fundamenta-se na teoria de desenvolvimento cognitivo de Vygotsky [VYG.78], onde a criança aprende melhor quando lhe oferecemos tarefas que estão acima de seu nível de desenvolvimento atual, desde que sejam acompanhadas por uma pessoa capaz de orientar no processo de aprendizagem, e guiá-la pela ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal). Para implementar os conceitos de colaboração inerentes a esta teoria, é essencial criar ambientes onde a interação de aprendizes e colaboradores seja intensa e eficaz. Neste contexto, a Inteligência Artificial Distribuída serve de alicerce para a concepção dos agentes e de seus processos comunicativos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.subject.cnpqTeoria da Computaçãopt_BR
dc.titleUm ambiente para o agente pedagógico de aprendizagem colaborativa em harmonização ecológica - APACHE.pt_BR
dc.date.issued2001-04-11-
dc.description.abstractThis work describes the architecture of an environment for collaborative learning and the existing communication processes in the interactions between its agents. The approach implies the implementation of scenes, tasks and simulations for understanding the ecological preservation concepts. A pedagogical agent displays theoretical principles and follows the tasks development, collaborating with the apprentice in learning process. Beyond an artificial pedagogical agent, the apprentice can request aid to a human mediator and to apprentices colleagues. This proposal is based on Vygotsky's theory of cognitive development [VYG.78], where the child learns better when we offer him tasks that are above of his current development level, since that they are follow by a person capable to collaborate with them in the learning process, and guide them through the ZPD (Zone of Proximal Development). To implement the inherent concepts of collaboration surrounding this theory, it is essential to create an environment where apprentices and collaborators interaction is intense and efficient. In this context, Distributed Artificial Intelligence serves as a foundation for the environment agents conception and its communicative process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3950-
dc.date.accessioned2019-05-24T20:02:11Z-
dc.date.available2019-05-24-
dc.date.available2019-05-24T20:02:11Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectInformática na Educaçãopt_BR
dc.subjectInteligência Artificial Distribuídapt_BR
dc.subjectAprendizagem Colaborativapt_BR
dc.subjectAgentes Pedagógicospt_BR
dc.subjectComputer Science in Educationpt_BR
dc.subjectDistributed Artificial Intelligencept_BR
dc.subjectCollaborative Learningpt_BR
dc.subjectTeaching Agentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorREIS, Ângela Batista.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn environment for the pedagogical agent of collaborative learning in harmonization - APACHE.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationREIS, A. B. Um ambiente para o agente pedagógico de aprendizagem colaborativa em harmonização ecológica - APACHE. 2001. 152 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Programa de Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2001. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3950pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÂNGELA BATISTA REIS – DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2001.pdfÃngela Batista Reis - Dissertação (PPGCC) 2001.1.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.