Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39640
Title: | As dificuldades enfrentadas pelos estudantes da zona rural de municípios paraibanos com o ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. |
Other Titles: | The difficulties faced by students in rural areas of Paraíba municipalities with remote education during the COVID-19 pandemic. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA, João Morais de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | BARBOSA, Filipe Gervásio Pinto. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SILVA, Katia Ramos. |
Keywords: | Ensino remoto e Covid-19;Pandemia de Covid- 19 e ensino;Estudantes da zona rural - Paraíba;Dificuldades – ensino remoto;Evasão escolar e pandemia;Mundo rural e educação;Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos;Comunidades rurais;Porções – comunidade rural;Arraial – comunidade rural;Conceição – PB – comunidades rurais;Remote learning and Covid-19;Covid-19 pandemic and education;Rural students - Paraíba;Difficulties - remote learning;School dropout and pandemic;Rural world and education;Quilombola Caiana dos Crioulos community;Rural communities;Porções - rural community;Arraial - rural community;Conceição - PB - rural communities |
Issue Date: | 24-Oct-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA, João Morais de Oliveira. As dificuldades enfrentadas pelos estudantes da zona rural de municípios paraibanos com o ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. 2024. 70f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39640 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O tema das dificuldades enfrentadas pelos estudantes da zona rural de municípios paraibanos com o ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 é de extrema importância para compreender algumas lacunas do ensino remoto. Sendo assim, o objetivo primordial da pesquisa é identificar os impactos do ensino remoto nas comunidades Arraial, Caiana dos Crioulos e Porções. Realizamos uma discussão teórica a respeito do tema do ensino remoto no Brasil, assim como sobre o problema nacional da evasão desencadeado com a emergência sanitária da Pandemia do Covid-19. Nós o fizemos com base em fontes bibliográficas, sites informativos, fontes oficiais e trabalhos de conclusão de curso relacionados ao tema, como Marques (2002), Souza (2020), Batista (2023), Araújo (2022) etc., além dos sites Gov.br, Paraíba. gov.br, IBGE etc. O levantamento dos dados com as comunidades citadas ocorreu através do procedimento de coleta de dados do questionário virtual, do qual participaram 36 estudantes e 12 pais ou responsáveis. Os dados da pesquisa mostram que o perfil das comunidades é marcado por alunos de classes sociais mais baixas que enfrentaram dificuldades durante o ensino remoto. Apontam também para duas dimensões fundamentais dos desafios enfrentados pelos estudantes, quais sejam; as dificuldades do acesso à rede de conexão para participarem das aulas remotas, assim como a ausência de ambiente propício para o desenvolvimento dessa forma emergencial de ensino, como os principais entraves ao desenvolvimento da aprendizagem. Com base nos dados, podemos concluir que o ensino remoto nessas comunidades contribuiu para o aprofundamento de desigualdades educacionais já antes existentes. |
Abstract: | The topic of the difficulties faced by students in rural areas of municipalities in Paraíba with remote teaching during the Covid-19 pandemic is extremely important for understanding some of the gaps in remote teaching. Therefore, the primary objective of the research is to identify the impacts of remote teaching in the communities of Arraial, Caiana dos Crioulos and Porções. We held a theoretical discussion on the subject of remote learning in Brazil, as well as on the national problem of evasion triggered by the health emergency of the Covid-19 pandemic. We did this based on bibliographic sources, informational websites, official sources and course completion papers related to the topic. Such as Marques (2002), Souza (2020), Batista (2023), Araújo (2022) etc. In addition to the websites Gov.br, Paraíba.gov.br, IBGE etc. Data was collected from the aforementioned communities using a virtual questionnaire, in which 36 students and 12 parents or guardians took part. The survey data shows that the profile of the communities is marked by students from lower social classes who have faced difficulties during remote learning. They also point to two fundamental dimensions of lhe challenges faced by the students, namely: the difficulties in accessing the connection network to take part in remote classes, as well as the lack of an environment conducive to the development of this emergency form of teaching, as the main obstacles to the development of learning. Based on the data, we can conclude that remote teaching in these communities has contributed to deepening previously existing educational inequalities. |
Keywords: | Ensino remoto e Covid-19 Pandemia de Covid- 19 e ensino Estudantes da zona rural - Paraíba Dificuldades – ensino remoto Evasão escolar e pandemia Mundo rural e educação Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos Comunidades rurais Porções – comunidade rural Arraial – comunidade rural Conceição – PB – comunidades rurais Remote learning and Covid-19 Covid-19 pandemic and education Rural students - Paraíba Difficulties - remote learning School dropout and pandemic Rural world and education Quilombola Caiana dos Crioulos community Rural communities Porções - rural community Arraial - rural community Conceição - PB - rural communities |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ciências Socias. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39640 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOÃO MORAIS DE OLIVEIRA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2024.pdf | João Morais de Oliveira - TCC Ciências Sociais CDSA 2024. | 2.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.