Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39768
Title: | Capital social do gestor e desempenho escolar uma influência mediada pelo empoderamento do gestor. |
Other Titles: | Manager's social capital and school performance an influence mediated by manager empowerment. |
???metadata.dc.creator???: | ROMEIRO, Maria do Carmo. SILVA, Liliane Lima da. SOUSA, Paulo Ramalho de. APARÍCIO, Ana Silvia Moço. |
Keywords: | Gestor escolar;Capital social;Empoderamento do gestor;Desempenho escolar;Gestão escolar;Escola pública - gestão;School manager;Social capital;Manager empowerment;School performance;School management;Public school - management |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ROMEIRO, Maria do Carmo; SILVA, Liliane Lima da; SOUSA, Paulo Ramalho de; APARÍCIO, Ana Silvia Moço. Capital social do gestor e desempenho escolar uma influência mediada pelo empoderamento do gestor. In: I ENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO E COMUNICAÇÃO (ENGEC). Eixo Temático I : Gestão para o Desenvolvimento da Regionalidade . São Caetano do Sul, USCS Campina Grande - PB, UFCG I., 2021. Anais [...]. Campina Grande - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2021. ISSN: 978-65-89001-07-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39768 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A pesquisa buscou verificar a influência do capital social do gestor sobre o desempenho escolar mediado por seu empoderamento com ações promotoras da qualidade educacional, focando três aspectos: a) a construção de uma escala do capital social do gestor; b) a identificação de indicadores que operacionalizam o empoderamento do gestor; e c) o teste das relações estruturais entre a capital social e desempenho escolar. A busca por ações e instrumentos que expressassem esse empoderamento identificou no Questionário do Diretor do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e no Questionário do Diretor Prova Brasil, uma fonte de potenciais indicadores para sua composição teórica, como reuniões de Conselho Escolar; Conselho de Classe; reuniões com professores, funcionários alunos, pais, entre outras. Também, considerou-se como proxy do Desempenho Escolar a variação do Índice de Desempenho da Educação Básica - IDEB), nos períodos 2017/2015 (Ministério da Educação, 2017. |
Keywords: | Gestor escolar Capital social Empoderamento do gestor Desempenho escolar Gestão escolar Escola pública - gestão School manager Social capital Manager empowerment School performance School management Public school - management |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Gestão Pública. Comunicação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39768 |
Appears in Collections: | I ENGEC - Eixo Temático 1: Gestão para o Desenvolvimento da Regionalidade |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CAPITAL SOCIAL DO GESTOR E DESEMPENHO ESCOLAR... - I ENGEC UFCG USCS EIXO 1 2021.pdf | Capital social do gestor e desempenho escolar uma influência mediada pelo empoderamento do gestor. - I ENGEC UFCG USCS EIXO 1 2021 | 757.11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.