Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39768
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A pesquisa buscou verificar a influência do capital social do gestor sobre o desempenho escolar mediado por seu empoderamento com ações promotoras da qualidade educacional, focando três aspectos: a) a construção de uma escala do capital social do gestor; b) a identificação de indicadores que operacionalizam o empoderamento do gestor; e c) o teste das relações estruturais entre a capital social e desempenho escolar. A busca por ações e instrumentos que expressassem esse empoderamento identificou no Questionário do Diretor do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e no Questionário do Diretor Prova Brasil, uma fonte de potenciais indicadores para sua composição teórica, como reuniões de Conselho Escolar; Conselho de Classe; reuniões com professores, funcionários alunos, pais, entre outras. Também, considerou-se como proxy do Desempenho Escolar a variação do Índice de Desempenho da Educação Básica - IDEB), nos períodos 2017/2015 (Ministério da Educação, 2017. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Gestão Pública. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Comunicação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | Capital social do gestor e desempenho escolar uma influência mediada pelo empoderamento do gestor. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39768 | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-30T12:40:19Z | - |
dc.date.available | 2024-12-30 | - |
dc.date.available | 2024-12-30T12:40:19Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Gestor escolar | pt_BR |
dc.subject | Capital social | pt_BR |
dc.subject | Empoderamento do gestor | pt_BR |
dc.subject | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Escola pública - gestão | pt_BR |
dc.subject | School manager | pt_BR |
dc.subject | Social capital | pt_BR |
dc.subject | Manager empowerment | pt_BR |
dc.subject | School performance | pt_BR |
dc.subject | School management | pt_BR |
dc.subject | Public school - management | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ROMEIRO, Maria do Carmo. | - |
dc.creator | SILVA, Liliane Lima da. | - |
dc.creator | SOUSA, Paulo Ramalho de. | - |
dc.creator | APARÍCIO, Ana Silvia Moço. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Manager's social capital and school performance an influence mediated by manager empowerment. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ROMEIRO, Maria do Carmo; SILVA, Liliane Lima da; SOUSA, Paulo Ramalho de; APARÍCIO, Ana Silvia Moço. Capital social do gestor e desempenho escolar uma influência mediada pelo empoderamento do gestor. In: I ENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO E COMUNICAÇÃO (ENGEC). Eixo Temático I : Gestão para o Desenvolvimento da Regionalidade . São Caetano do Sul, USCS Campina Grande - PB, UFCG I., 2021. Anais [...]. Campina Grande - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2021. ISSN: 978-65-89001-07-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39768 | pt_BR |
dc.contributor.event | I ENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO E COMUNICAÇÃO (ENGEC). | - |
Appears in Collections: | I ENGEC - Eixo Temático 1: Gestão para o Desenvolvimento da Regionalidade |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CAPITAL SOCIAL DO GESTOR E DESEMPENHO ESCOLAR... - I ENGEC UFCG USCS EIXO 1 2021.pdf | Capital social do gestor e desempenho escolar uma influência mediada pelo empoderamento do gestor. - I ENGEC UFCG USCS EIXO 1 2021 | 757.11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.