Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39768
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA pesquisa buscou verificar a influência do capital social do gestor sobre o desempenho escolar mediado por seu empoderamento com ações promotoras da qualidade educacional, focando três aspectos: a) a construção de uma escala do capital social do gestor; b) a identificação de indicadores que operacionalizam o empoderamento do gestor; e c) o teste das relações estruturais entre a capital social e desempenho escolar. A busca por ações e instrumentos que expressassem esse empoderamento identificou no Questionário do Diretor do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e no Questionário do Diretor Prova Brasil, uma fonte de potenciais indicadores para sua composição teórica, como reuniões de Conselho Escolar; Conselho de Classe; reuniões com professores, funcionários alunos, pais, entre outras. Também, considerou-se como proxy do Desempenho Escolar a variação do Índice de Desempenho da Educação Básica - IDEB), nos períodos 2017/2015 (Ministério da Educação, 2017.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGestão Pública.pt_BR
dc.subject.cnpqComunicação.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleCapital social do gestor e desempenho escolar uma influência mediada pelo empoderamento do gestor.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39768-
dc.date.accessioned2024-12-30T12:40:19Z-
dc.date.available2024-12-30-
dc.date.available2024-12-30T12:40:19Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectGestor escolarpt_BR
dc.subjectCapital socialpt_BR
dc.subjectEmpoderamento do gestorpt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEscola pública - gestãopt_BR
dc.subjectSchool managerpt_BR
dc.subjectSocial capitalpt_BR
dc.subjectManager empowermentpt_BR
dc.subjectSchool performancept_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectPublic school - managementpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROMEIRO, Maria do Carmo.-
dc.creatorSILVA, Liliane Lima da.-
dc.creatorSOUSA, Paulo Ramalho de.-
dc.creatorAPARÍCIO, Ana Silvia Moço.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeManager's social capital and school performance an influence mediated by manager empowerment.pt_BR
dc.identifier.citationROMEIRO, Maria do Carmo; SILVA, Liliane Lima da; SOUSA, Paulo Ramalho de; APARÍCIO, Ana Silvia Moço. Capital social do gestor e desempenho escolar uma influência mediada pelo empoderamento do gestor. In: I ENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO E COMUNICAÇÃO (ENGEC). Eixo Temático I : Gestão para o Desenvolvimento da Regionalidade . São Caetano do Sul, USCS Campina Grande - PB, UFCG I., 2021. Anais [...]. Campina Grande - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2021. ISSN: 978-65-89001-07-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39768pt_BR
dc.contributor.eventI ENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO E COMUNICAÇÃO (ENGEC).-
Appears in Collections:I ENGEC - Eixo Temático 1: Gestão para o Desenvolvimento da Regionalidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAPITAL SOCIAL DO GESTOR E DESEMPENHO ESCOLAR... - I ENGEC UFCG USCS EIXO 1 2021.pdfCapital social do gestor e desempenho escolar uma influência mediada pelo empoderamento do gestor. - I ENGEC UFCG USCS EIXO 1 2021757.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.