Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3977
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRODRIGUES, A. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3846434216280454pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, R. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6107356708140208pt_BR
dc.contributor.referee1CÂNDIDO, Sônia Maria.-
dc.contributor.referee2PEREIRA, Hérica Paiva.-
dc.description.resumoEste trabalho procurou compreender a importância da leitura enquanto experiência sociocognitiva na formação de alunos das séries finais do Ensino Fundamental I e II, de duas escolas públicas da cidade de Petrolina-PE. Investigou-se como os alunos conseguem construir conhecimento a partir do que leem; que estratégias de leitura servem de apoio para a inferência dos sentidos do texto; que conhecimentos mobilizam nessa atividade; e, por fim, que tipo de análise crítica conseguem fazer a partir do que foi lido, resultando assim no desenvolvimento da competência sociocognitiva da leitura. A concepção de linguagem aqui aplicada considerou a língua como um processo de interação seguindo os pressupostos teóricos de Kleiman (2011), Solé (1998) e Marcuschi (2008). Foram citados também outros teóricos que tratam da mesma temática. De natureza descritiva e qualitativa, a pesquisa realizada constituiu-se também da investigação, in loco, dos sujeitos e suas ações nas práticas de leitura, na elaboração de estratégias e no desenvolvimento de habilidades que levam à formação da competência leitora, tendo em vista aspectos sociocognitivos de aprendizagem. A investigação possibilitou a identificação de diferentes níveis de competência sociocognitiva de leitura, em uma mesma sala de aula, e apontou para a necessidade de realizar um trabalho voltado para o desenvolvimento destes níveis. Tendo em vista este resultado, este trabalho apresenta como proposta de atividade um modelo de sequência didática e também de elaboração destas, fundamentado em Schneuwly e Dolz (2004), e que propõe uma sequência didática com módulos específicos para o desenvolvimento dos diferentes níveis de competência sociocognitiva durante o processamento da leitura por aprendizes da língua materna.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleA leitura como experiência sociocognitiva em uma turma de 5º e 9º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2015-08-31-
dc.description.abstractThis paper has envisioned understanding the importance of reading as a socio- cognitive skill in the training of students of the final series of the Fundamental Education I and II in two state-owned schools in the city of Petrolina, State of Pernambuco. It has been investigated how the students build knowledge from what they read; which reading strategies serve as support to the inference of the meaning of the text; which knowledge they mobilize in this activity; and, finally, what kind of critical analysis they can achieve from what they read, resulting therefore in the development of a socio-cognitive reading competence. The design of language herein applied has considered the language as an interaction process, following the theoretical assumptions of Kleiman (2011), Solé (1998) and Marcuschi (2008). Furthermore, it has been quoted other theorists who deal with the same theme. Descriptive and qualitative in nature the research has been conducted in loco on the subjects and their actions in the practices of reading, in the elaboration of strategies and in the development of skills, which conducts to the formation of reading competence, with a view of the socio-cognitive aspects of learning. The research has enabled the identification of different levels of competence in socio-cognitive reading in the same classroom and has pointed to the need to perform a work aimed at the development of these levels. As a result, this paper aims to present a proposal of a model of didactic sequence activities and its elaboration based on Schneuwly and Dolz (2004), who have proposed a didactical sequence with specific modules for the development of different levels of socio-cognitive competence during the process of reading by learners in their mother tongue.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3977-
dc.date.accessioned2019-05-27T17:51:20Z-
dc.date.available2019-05-27-
dc.date.available2019-05-27T17:51:20Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLíngua maternapt_BR
dc.subjectCompetência sociocognitivapt_BR
dc.subjectNíveis de leiturapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectMother tonguept_BR
dc.subjectSociocognitive competencept_BR
dc.subjectLevels of readingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Adna Maria.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading as a socio-cognitive experience in a 5th and 9th grade class.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Adna Maria. A leitura como experiência sociocognitiva em uma turma de 5° e 9° ano do ensino fundamental. 2015. 90f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2015.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADNA MARIA RODRIGUES - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2015.pdfAdna Maria Rodrigues - Dissertação PROFLETRAS. 2015.933.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.