Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40251
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO artigo versa sobre políticas públicas afirmativas para a formação de professoras(es) que ensinam matemática em contextos socioculturais específicos, em particular, cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Indígena e Quilombola. Ampara-se em conceitos e preocupações da Educação Matemática Crítica com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre a formação nesses cursos, vivenciados em alternância de tempos e espaços formativos. Apresenta-se uma pesquisa bibliográfica, cujo corpus de análise é constituído por sete artigos publicados em dossiês temáticos que discutem a interface entre a Educação Matemática e as especificidades dos referidos contextos. Os resultados da pesquisa revelam que a investigação, o diálogo e a criticidade, princípios da Educação Matemática Crítica, estão presentes nas práticas socioculturais vivenciadas nos cursos investigados. Observou-se uma preocupação com aspectos políticos e sociais no ensino da matemática, visando à emancipação dos povos do campo e das comunidades tradicionais contempladas na formação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemática.pt_BR
dc.titleLicenciaturas em Educação do Campo, Indígena e Quilombola: políticas públicas afirmativas que formam professoras(es) de matemática.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.description.abstractThe article deals with affirmative public policies for the education of teachers who teach mathematics in specific sociocultural contexts, in particular, on teaching degree courses in field, indigenous, and quilombola education. It is based on concepts and concerns from critical mathematics education (CME) to reflect on training in these courses, experienced in alternating formative times and spaces. Bibliographical research, whose corpus of analysis consists of seven articles published in thematic dossiers that discuss the interface between mathematics education and the specificities of the contexts mentioned before, is presented. The research results reveal that investigation, dialogue, and criticality, principles of CME, are present in the sociocultural practices experienced in the courses under analysis. There was a concern with political and social aspects in the teaching of mathematics to emancipate rural people and traditional communities included in the training.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40251-
dc.date.accessioned2025-02-07T18:55:27Z-
dc.date.available2025-02-07-
dc.date.available2025-02-07T18:55:27Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectFormação de professores de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
dc.subjectPolíticas públicas afirmativaspt_BR
dc.subjectLicenciatura em Educação Indígenapt_BR
dc.subjectLicenciatura em Educação Quilombolapt_BR
dc.subjectEducação quilombola - licenciaturapt_BR
dc.subjectEducação indígena - licenciaturapt_BR
dc.subjectMathematics Teacherspt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectMathematics Teacher Trainingpt_BR
dc.subjectCritical Mathematical Educationpt_BR
dc.subjectAffirmative Action Public Policiespt_BR
dc.subjectDegree in Indigenous Educationpt_BR
dc.subjectDegree in Quilombola Educationpt_BR
dc.subjectQuilombola Education - Bachelor's Degreept_BR
dc.subjectIndigenous Education - Bachelor's Degreept_BR
dc.subjectProfesores de matemáticas-
dc.subjectEducación rural-
dc.subjectFormación de profesores de matemáticas-
dc.subjectEducación matemática crítica-
dc.subjectLicenciatura en Educación Indígena-
dc.subjectLicenciatura en Educación Quilombola-
dc.subjectEducación quilombola - licenciatura-
dc.subjectEducación indígena - licenciatura-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.creatorLIMA, Iranete Maria da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching degrees in Field, Indigenous, and Quilombola education: affirmative public policies that qualify Mathematics teacherspt_BR
dc.title.alternativeLicenciaturas en Educación del Campo, Indígenas y Quilombolas: políticas públicas afirmativas que califican a los profesores de Matemáticaspt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Licenciaturas em Educação do Campo, Indígena e Quilombola: políticas públicas afirmativas que formam professoras(es) de matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília, v.14, n.04, p.1-15, set./dez. 2024. ISSN: 2238-0345. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40251pt_BR
dc.description.resumenEl artículo aborda políticas públicas afirmativas para la formación de docentes queRevista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática Brasília, v. 14, n. 4, p. 1-15, set./dez. 2024 2 International Journal for Research in Mathematics Education enseñan matemáticas en contextos socioculturales específicos, en particular, en carreras de enseñanza en educación de campo, indígena y quilombola. Se parte de conceptos e inquietudes desde la educación matemática crítica (EMC) para reflexionar sobre la formación en estos cursos, vividos en alternancia de tiempos y espacios formativos. Se presenta una investigación bibliográfica, cuyo corpus de análisis consta de siete artículos publicados en dossiers temáticos que discuten la interfaz entre la educación matemática y las especificidades de los contextos antes mencionados. Los resultados de la investigación revelan que la investigación, el diálogo y la criticidad, principios de la EMC, están presentes en las prácticas socioculturales vividas en los cursos analizados. Hubo una preocupación por los aspectos políticos y sociales en la enseñanza de las matemáticas para emancipar a la población rural y a las comunidades tradicionales incluidas en la formación.-
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2024.pdfLicenciaturas em Educação do Campo, Indígena e Quilombola: políticas públicas afirmativas que formam professoras(es) de matemática. - Artigo de Periódico CDSA 2024.357.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.