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Title: PODCAST educativo letrado em saúde acerca da toxoplasmose gestacional.
Other Titles: health literate educational PODCAST about gestational toxoplasmosis.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Celyjane Pereira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GALIZA, Dayze Djanira Furtado de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NASCIMENTO, Maria Monica Paulino do.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Beatriz Soares.
Keywords: Toxoplasmose gestacional;PODCAST;Educação saúde;Saúde da gestante;Toxoplasmose congênita;Gestational toxoplasmosis;health education;Pregnant woman's health;Congenital toxoplasmosis
Issue Date: 22-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Celyjane Pereira da. PODCAST educativo letrado em saúde acerca da toxoplasmose gestacional. 2024. 64f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: A toxoplasmose gestacional é uma infecção que representa riscos significativos para a saúde da gestante e do feto, sendo fundamental a disseminação de informações adequadas sobre prevenção e tratamento. Este trabalho se propôs a construir uma temporada de podcast educativo, com foco na promoção do letramento em saúde relacionado à toxoplasmose durante a gravidez. O tipo de pesquisa adotado foi um estudo metodológico, que objetivou a construção de uma temporada em um podcast educativo fundamentado no letramento em saúde acerca da toxoplasmose gestacional. Este trabalho deriva de um projeto de pesquisa intitulado “Criação do Podcast Maternar Podcast”. A metodologia envolve a definição do público-alvo, a escolha do formato do podcast e a elaboração dos episódios. Inicialmente, foram elaborados dois roteiros sobre a temática proposta, nos quais as profissionais entrevistadas responderiam. Após isso, foram realizadas as etapas de análise de legibilidade e adaptações, considerando as boas práticas do letramento em saúde. Os resultados mostraram que, inicialmente, os roteiros apresentavam índices de leiturabilidade considerados difíceis para o público-alvo, de acordo com índice de Flesch os valores foram respectivamente 17,72% e 41,37%. Após a implementação das boas práticas do letramento em saúde, como a substituição de termos complexos e a reestruturação de frases, o conteúdo alcançou uma leiturabilidade esperada, sendo esta de 57,77% e 58,03%, classificadas como fácil para leitores com escolaridade entre o 6º e 9º ano. Concluiu-se que, ao elaborar roteiros com um nível de compreensão acessível ao público a que se destina os episódios, a população terá uma maior facilidade de compreensão das informações, o que potencializa a utilização desse conhecimento no cuidado à própria saúde e à saúde de terceiros.
Abstract: Gestational toxoplasmosis is an infection that poses significant risks to the health of the pregnant woman and the fetus, making it essential to disseminate appropriate information on prevention and treatment. The aim of this study was to create an educational podcast focused on promoting health literacy in relation to toxoplasmosis during pregnancy. The type of research adopted was a methodological study, which aimed to build a season of an educational podcast based on health literacy about gestational toxoplasmosis. This work stems from a research project entitled “Creation of the Maternar Podcast”. The methodology involves defining the target audience, choosing the podcast format and making the episodes. Initially, two scripts were drawn up on the proposed theme, to which the professionals interviewed would respond. After this, the stages of readability analysis and adaptations were carried out, taking into account good health literacy practices. The results showed that, initially, the scripts had readability rates considered difficult for the target audience, according to the Flesch index, the values were 17.72% and 41.37% respectively. After implementing good health literacy practices, such as replacing complex terms and restructuring sentences, the content reached the expected readability, which was 57.77% and 58.03%, classified as easy for readers with between 6th and 9th grade education. It was concluded that by producing scripts with a level of comprehension accessible to the audience for which the episodes are intended, the population will find it easier to understand the information, which will enhance the use of this knowledge in caring for their own health and the health of others.
Keywords: Toxoplasmose gestacional
PODCAST
Educação saúde
Saúde da gestante
Toxoplasmose congênita
Gestational toxoplasmosis
health education
Pregnant woman's health
Congenital toxoplasmosis
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40264
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