Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40408
Title: “A filha do seu filho”: ensino de história e memória da professora Emérita Crisantina Monteiro Dias – Barro/CE (2010-2013).
Other Titles: “Your son’s daughter”: teaching history and memory by Professor Emeritus Crisantina Monteiro Dias – Barro/CE (2010-2013).
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Raurislandia dos Santos.
Keywords: Ensino de História;Memória;Professores de História;Crisantina Monteiro Dias - Professora de História - Barros-CE;Biografia - professora de história;Autobiografia;Teaching History;Memory;History Teachers;Crisantina Monteiro Dias - History Teacher - Barros-CE;Biography - history teacher;Autobiography
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Raurislandia dos Santos. “A filha do seu filho”: ensino de história e memória da professora Emérita Crisantina Monteiro Dias – Barro/CE (2010-2013). In: XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS. 12., 2022, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ST 07 - Fontes e escrita da formação e atuação de professores e professoras (séc XIX e XX). ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40408
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem a pretensão de estudar a biografia de Crisantina Monteiro Dias, professora emérita que contribuiu para a educação e o desenvolvimento da cidade de Barro-Ceará. Nesse sentido, busca-se problematizar as obras Memórias de uma Professora (2010) e Fragmentos de uma História (2013) escritos por Crisantina Monteiro Dias, de modo a compreender de que forma a professora realiza a construção da sua memória como docente, lecionando a disciplina de História apenas com o curso normal antigo. Ademais, objetiva ainda analisar a história de vida da professora, bem como refletir sobre o seu contexto social e compreender o momento em que emerge a figura feminina em sala de aula e a relação feita com a “tia” na contemporaneidade. Nessa perspectiva, a metodologia compreende uma pesquisa autobiográfica, de procedimento técnico bibliográfico e abordagem qualitativa, pautada nos aportes teóricos de Lejeune (2008), Scott (1995), Louro (2020) e Le Goff (1996).
Keywords: Ensino de História
Memória
Professores de História
Crisantina Monteiro Dias - Professora de História - Barros-CE
Biografia - professora de história
Autobiografia
Teaching History
Memory
History Teachers
Crisantina Monteiro Dias - History Teacher - Barros-CE
Biography - history teacher
Autobiography
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40408
Appears in Collections:ST 07 - Fontes e Escrita da Formação e Atuação de Professores e Professoras (Séc. XIX e XX)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAURISLANDIA DOS SANTOS PEREIRA. - XII SEMANA NACIONAL DE HISTORIA ST7 CFP 2022.pdfRaurislandia dos Santos Pereira. - XII Semana Nacional de História - ST07 CFP 2022216.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.