Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40432
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A Literatura de Cordel tem assumido finalidades diversas e significativas. Entre as quais, o poder de emocionar, trazer humor, e de uma maneira que daremos mais destaque, a função de narrar fatos e eventos importantes para a História, e que por sua vez, tiveram suas narrativas transmitidas em versos nos folhetos. Essas narrativas constroem um rico campo de possibilidades mediante as suas potencialidades didático-pedagógicas, apresentando outras visões da realidade e outras leituras, considerando que este gênero também se apresenta como uma expressão da vida social e neste sentido constrói um importante referencial tanto para a pesquisa como também para o ensino. Diante disto, propomos discutir a literatura de cordel como linguagem no Ensino de História. Para tanto, na construção deste trabalho, buscaremos dialogar principalmente com Melo (2010) e Curran (2003), pensando o cordel em sua historicidade, variedade temática, sua consolidação no mercado editorial e na relação estabelecida com a vida social, e (Pinheiro & Lúcio, 2012) e Grillo (2003), a aplicação do cordel como recurso didático na sala de aula, formas de abordagens e metodologias. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 11 | pt_BR |
dc.title | A literatura de cordel no ensino de história: um recurso para além do livro didático. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40432 | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-17T22:15:12Z | - |
dc.date.available | 2025-02-17 | - |
dc.date.available | 2025-02-17T22:15:12Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Literatura de cordel | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Linguagens no ensino | pt_BR |
dc.subject | Literatura e História | pt_BR |
dc.subject | Cordel literature | pt_BR |
dc.subject | History teaching | pt_BR |
dc.subject | Languages in teaching | pt_BR |
dc.subject | Literature and History | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FERREIRA, Roberto. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Cordel literature in history teaching: a resource beyond the textbook. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Roberto. A literatura de cordel no ensino de história: um recurso para além do livro didático. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 01: A sala de aula em perspectiva: temáticas, práticas, vivências e experiências do ensino de história na educação básica. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40432 | pt_BR |
dc.contributor.event | XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. | - |
Appears in Collections: | ST 01 - A Sala de Aula em Perspectiva: Temáticas, Práticas, Vivências e Experiências do Ensino de História na Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ROBERTO FERREIRA - XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST01 CFP 2019.pdf | Roberto Ferreira - XI Semana Nacional de História - ST01 CFP 2019 | 372.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.