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Title: Avaliação estrutural de segmento da av. Floriano Peixoto na zona urbana de Campina Grande-PB.
Other Titles: Structural evaluation of av. Floriano Peixoto in the urban area of Campina Grande-PB.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Ricardo Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACÊDO, José Afonso Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARBOSA SOBRINHO, Ariosvaldo Alves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ANDRADE, Nilton Pereira de.
Keywords: Fadiga;Fatigue;Fatiga;Propagação da fissura;Propagação da fissura;Propagación de grietas;Crack propagation;Avaliação;Evaluation;Calificación;Módulo de resiliência;Resilience Module;Retroanálise;Retroanalysis;Retroanálisis;Zona urbana;Área urbana;Urban area
Issue Date: Jul-2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, Ricardo Lima. Avaliação estrutural de segmento da av. Floriano Peixoto na zona urbana de Campina Grande-PB. 2007. 167f. Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4046
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta a avaliação estrutural da pavimentação do prolongamento da avenida Marechal Floriano Peixoto no município de Campina Grande- Paraíba, onde foram coletados materiais de campo do segmento em fase final de construção, com pavimentos asfálticos dimesionados pelo método empírico do DNER. Ensaios realizados em laboratório foram empregados para caracterização física e mecânica dos materiais das camadas de base e sub-base, bem como de subleito, além dos ensaios para a determinação do módulo de resiliência e resistência a tração nas amostras da camada betuminosa do pavimento, que forma obtidas através da extratora rotativa. Em uma segunda etapa, foram levantadas deflexões máximas em estacas alternadas, assim como obtenção das bacias de deflexão nas ocorrências de Dmáx, Dméd e Dmim. Para o levantamento das deflexões utilizou-se a viga Benkelman, de propriedade do Departamento de Estradas e Rodagens do estado da Paraíba- DER/PB. De posse das bacias, utilizou-se a técnica da retroanálise, com o auxílio do programa RETRAN5L, para identificar os módulos de trabalho das camadas do pavimento e do subleito de trecho em estudo e assim serem associados aos resultados dos ensaios destrutivos, gerando dados suficientes para avaliar estruturamente o comportamento do pavimento em análise. Para análise mecanística, foram utilizados programas computacionais com emprego da teoria das camadas elásticas, a partir dos parãmetros obtidos em ensaios de laboratório; um dos programas utilizados foi o programa de elementos finitos FEPAVE II, empregando-se os parâmetros elásticos obtidos em ensaios triaxiais dinâmicos de carga repetida objetivando a determinação dos módulos de resiliência das camadas granulares; para determinação das tensões e das deformações nos pontos mais críticos da estrutura fazendo-se assim uma análise mecanística linear da estrutura em estudo.
Abstract: This work presents the structural evaluation of the paving of the extension of the Marechal Floriano Peixoto avenue in the Campina Grande-Paraíba municipality, where field materials of the segment were collected in the final phase of construction, with asphalt pavements dimmed by the DNER's empirical method. Tests performed in the laboratory were used for physical and mechanical characterization of basement and subbase materials, as well as subgrade, as well as the tests for the determination of the resilience modulus and tensile strength in samples of the bituminous layer of the pavement, which obtained through the rotary extractor. In a second step, maximum deflections were made on alternating stakes, as well as obtaining the deflection basins in the occurrences of Dmax, Dméd and Dmim. The Benkelman beam, owned by the Department of Roads and Roadways of the state of Paraíba-DER / PB, was used to survey the deflections. With the use of the RETRAN5L program, the retro-analysis technique was used to identify the work modules of the pavement layers and the subgrade of the study area and thus be associated with the results of the destructive tests, generating enough data to evaluate the behavior of the pavement under analysis. For mechanistic analysis, computational programs using elastic layer theory were used, from the parameters obtained in laboratory tests; one of the programs used was the FEPAVE II finite element program, using the elastic parameters obtained in dynamic load-repeated triaxial tests, aiming the determination of the resilience modules of the granular layers; to determine the tensions and deformations at the most critical points of the structure, thus making a linear mechanistic analysis of the structure under study.
Keywords: Fadiga
Fatigue
Fatiga
Propagação da fissura
Propagação da fissura
Propagación de grietas
Crack propagation
Avaliação
Evaluation
Calificación
Módulo de resiliência
Resilience Module
Retroanálise
Retroanalysis
Retroanálisis
Zona urbana
Área urbana
Urban area
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4046
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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