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dc.creator.IDSANTOS, W. J.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5928940155891875pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE, Erinaldo Hilário Guedes.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTE, E. Hpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0174408449858772pt_BR
dc.contributor.referee1PARREIRA, Alexandre Benetti.-
dc.contributor.referee2LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.-
dc.contributor.referee3CHAGAS FILHO, Milton Bezerra das.-
dc.description.resumoNos estados do Norte e Nordeste do Brasil já existe uma grande escassez de materiais de qualidade adequada para a construção de pavimentos rodoviários, principalmente no que se refere aos solos que se enquadrem nas especificações rodoviárias tradicionais para a execução de camadas de base e sub-base, o que encarece, e, às vezes inviabiliza a execução de obras desse tipo, fundamentais como vias de transporte terrestre. Dessa forma, a procura por soluções tecnológicas que minimizem custos construtivos de obras rodoviárias, principalmente as rodovias de baixo volume de tráfego, muito importantes para o escoamento da produção agrícola desde a sua origem até às grandes cidades, é fundamental para promover o desenvolvimento regional e facilitar o transporte de produtos e pessoas, com rapidez, conforto e segurança. O uso de emulsão asfáltica como agente aglutinante, modificador das propriedades dos solos, pode se constituir numa solução tecnicamente viável para tornar alguns solos, descartados do processo, aptos a serem usados em pavimentos. Nesta pesquisa se analisou a viabilidade técnica da estabilização solo-emulsão aplicada a alguns solos comuns na região, um arenoso, um argiloso e um intermediário. Os três solos selecionados são tipicamente encontrados no Estado de Sergipe, os quais foram submetidos à mistura com uma emulsão asfáltica do tipo RL-1C, em percentuais do ligante que variaram entre 2% e 8%. Após as condições de cura estabelecidas, as propriedades dos solos puros e das misturas de soloemulsão foram avaliadas e comparadas a partir dos ensaios de Índice de Suporte Califórnia, Resistência à Compressão Simples, Resistência à Tração por Compressão Diametral e Módulo de Resiliência. Os resultados indicaram que a emulsão asfáltica promoveu melhorias nas propriedades dos solos escolhidos, entretanto, verificou-se que o teor de emulsão para estabilizar um solo depende do tipo de solo e das condições de cura das misturas. Concluiu-se que a quantidade de emulsão satisfatória para estabilizar o solo arenoso situou-se entre 4% e 6%, maior do que os percentuais que promoveram a estabilização dos solos argilosos, neste caso, entre 2% e 4%.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeotécnica-
dc.subject.cnpqEngenharia Civil-
dc.titleAvaliação do uso de emulsão asfáltica na estabilização química de três solos de Sergipe.pt_BR
dc.date.issued2009-07-
dc.description.abstractIn the States of North and Northeast from Brazil, already exist a great scarcity of materials of the good quality for the construction road pavements, mainly in the respect to soils in accordance with to road traditions specifications for layers of base and under base, wich raise the costs and sometimes make economically unfeasible the execution of works this type, fundamentals like terrestrial transportation. This way, the search for technologic solutions that reduce the constructive costs of road works, principally those with low traffic volume, it’s very important for flowing of the agricultural products, from origin to the big cities, is fundamental for to promote the regional developing and to facilitate the transportation of products and peoples with comfort and security. The use of asphalt emulsion as agglutinant and modifier agent of soils properties, can be a technical solution for it became same soils, out of process, able to be used in pavements. In this work, was to evaluate the technical viability of the soil stabilization with asphalt emulsion applied in some common soils in region, one sandy , one clayey and one intermediate. The three selected soils, wich are typically founded in the area at Sergipe State, was submitted to mixtures with asphalt emulsion of type RL-1C, in rates of emulsion between 2% and 8%. After the curing condition established, the pure soils and mixtures soil-emulsion properties were evaluated and compared through the Unconfined Compression Test, Tensile Strength by Diametral Compression, California Bearing Ratio and the Resilient Modulus Test. The results indicate that the asphalt emulsion promoted improvements in properties of soils, however it was found that the rate of emulsion for to stabilize soils is dependent of soil type and of the cure conditions mixtures. Finally, the satisfactory quantities emulsion for to stabilize the sandy soil was situated between 4% and 6%, larger than rates emulsion wich promoted to stabilization of the clayey soils, in this case, between 2% and 4%.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4076-
dc.date.accessioned2019-06-03T10:59:43Z-
dc.date.available2019-06-03-
dc.date.available2019-06-03T10:59:43Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEmulsão asfáltica-
dc.subjectEmulsión de asfalto-
dc.subjectAsphalt emulsion-
dc.subjectSolo-emulsão-
dc.subjectSoil emulsion-
dc.subjectEmulsión del suelo-
dc.subjectEstabilização de solos-
dc.subjectEstabilización del suelo-
dc.subjectSoil stabilization-
dc.subjectÍndice de suporte califórnia-
dc.subjectCalifornia Support Index-
dc.subjectÍndice de apoyo de California-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Washington José.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the use of asphalt emulsion in the chemical stabilization of three soils of Sergipe.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Washington José. Avaliação do uso de emulsão asfáltica na estabilização química de três solos de Sergipe. 2009. 162f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4076pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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