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dc.creator.IDDIAS, J. N. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2988605502101496pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, José Wanderley Alves de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, José Wanderley Alves de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2153342395005389pt_BR
dc.contributor.referee1BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.-
dc.contributor.referee2SILVA, Jorgevaldo de Souza.-
dc.description.resumoO livro didático de Língua Portuguesa (LDLP) tem uma forte presença em sala de aula e na maioria das vezes ele atua como o grande centralizador das atividades e dos conteúdos desenvolvidos nas aulas. Com base nessa constatação, buscamos entender se o trabalho com o texto no LDLP é passível de proporcionar ao aluno uma aproximação significativa com a diversidade textual que circula no meio social. Partimos do pressuposto de que o livro didático não atende, de maneira uniforme, os anseios dos professores. Assim, tentar analisá-lo para melhor delinear a própria metodologia de ensino de Língua Portuguesa é um caminho que poderá facilitar o trabalho do professor. Além disso, os Gêneros Textuais/Discursivos precisam ser trabalhados em sua diversidade, oferecendo ao aluno base para reconhecê-los e praticá-los de forma consciente, reconhecendo as características linguísticas de cada um. Dito isto, procuramos estabelecer uma reflexão sobre o LDLP, no que concerne às propostas que visam aproximar o aluno do uso da leitura, da escrita e da oralidade presentes no vários contextos sociais. Para isso, baseamo-nos nas orientações teóricas de Bakhtin, (1997), do interacionismo sócio-discursivo de Marcuschi (2002, 2008), Rojo (2009), Dolz & Schneuwly (2004) e nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. O corpus da pesquisa foi o livro didático de Língua Portuguesa adotado no Fundamental II(9° ano), na E.E.F.M. Gov. Adauto Bezerra, em Crato-CE, Vontade de Saber Português, de Rosimeire Alves e Tatiane Brugnerotto. Sua análise se deu mediante a realização de três etapas. Na primeira, buscamos compreender o conceito de gênero textual. Depois, procuramos estabelecer uma relação entre o livro didático e o gênero textual à luz dos PCN de Língua Portuguesa (LP) destinados ao quarto ciclo do ensino fundamental. Após isso, procedemos à análise do livro didático mediante a teoria dos gêneros textuais por nós adotada. Em todas as etapas, utilizamos uma abordagem quali-quantitativa, no intuito de ilustrar e apresentar como se dá a exploração dos gêneros textuais no LDLP.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleUma análise dos gêneros textuais no livro didático de Língua Portuguesa do quarto ciclo do ensino fundamental ll.pt_BR
dc.date.issued2017-02-24-
dc.description.abstractThe Portuguese Language Book (LDLP) has a strong presence in the classroom and most of the time acts as the great center of activities and contents developed in the classroom. Based on this finding, we seek to understand if the work with the text in the LDLP is likely to provide the student with a significant approximation with the textual diversity that circulates in the social environment. We seek to establish a reflection on the LDLP, in relation to the proposals that aim to bring the student closer to the use of reading, writing and orality present in various social contexts. For this, we are based on the theoretical orientations of Bakhtin (1997), the social- discursive interactionism of Marcuschi (2002, 2008), Rojo (2009), Dolz & Schneuwly (2004) and National Curricular Parameters guidelines. The corpus of the research was the manual of Portuguese Language adopted in Fundamental II (9th year) adopted in E.E.F.M. Governor Adauto Bezerra, in Crato-CE, Will of Knowing Portuguese, by Rosimeire Alves and Tatiane Brugnerotto and their analysis was given by means of the realization of three stages. In the first, we seek to understand the concept of textual genre. Next, we try to establish a relationship between the book and the textual genre in the light of the NCP (LP) of the Portuguese Language for the fourth cycle of primary school. After that, we proceeded to analyze the didactic book through the theory of the textual genres adopted by us. In all stages, we use a qualitative-quantitative approach, in order to illustrate and present how the exploration of textual genres in LDLP occurs.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4091-
dc.date.accessioned2019-06-03T17:44:06Z-
dc.date.available2019-06-03-
dc.date.available2019-06-03T17:44:06Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectPortuguese language - teachingpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDIAS, Jader Nobre Macedo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of textual genres in the Portuguese Language textbook of the fourth cycle of elementary school ll.pt_BR
dc.identifier.citationDIAS, Jader Nobre Macedo. Uma análise dos gêneros textuais no livro didático de Língua Portuguesa do quarto ciclo do ensino fundamental II. 2017. 76f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2017.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

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