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dc.creator.IDANDRADE, Tony Herbert Freire dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0150504693127852pt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS NETO, Severino Rodrigues de.-
dc.contributor.advisor1IDFARIAS NETO, S. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5029314237107938pt_BR
dc.contributor.advisor-co1LIMA, Antonio Gilson Barbosa de.-
dc.contributor.advisor-co1IDLIMA, A. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4527387699298544pt_BR
dc.contributor.referee1RODRIGUEZ, Oscar Mauricio Hernandez.-
dc.contributor.referee2CRIVELARO, Kelen Cristina Oliveira.-
dc.description.resumoO transporte de óleos pesados e ultraviscosos é um dos principais desafios tecnológicos para a indústria de petróleo. Este fato está relacionado com a alta perda de carga ou atrito devido aos efeitos viscosos deste tipo de óleo. O presente trabalho propõe um estudo numérico do transporte de óleos pesados empregando a técnica de lubrificação parietal por água conhecida por escoamento anular ou “Core-Annular Flow” utilizando o código computacional CFX 10®. O modelo matemático considera o modelo de mistura para tratar o escoamento bifásico água-óleo pesado e ultraviscoso, bidimensional, transiente, isotérmico, assumindo regime laminar para fase óleo e turbulento para a fase água adotando o modelo k-ε. As equações diferenciais do modelo foram resolvidas numericamente pelo método dos volumes finitos, com o esquema de interpolação trilinear para os termos convectivos. Resultados da velocidade, pressão e fração volumétricas das fases são apresentados e analisados. Os resultados evidenciaram a presença de uma corrente de água nas proximidades da parede da tubulação formando uma película de água que envolve o núcleo de óleo escoando na região central da tubulação, caracterizando, assim, o escoamento anular ou “coreflow”. Como conseqüência, foi observada uma redução expressiva da perda de carga se comparado quando o óleo pesado escoa sozinho na tubulação de aproximadamente cinqüenta e nove (59) vezes, para uma razão de viscosidade entre água e óleo pesado ( 7,408 10 5 A O μ μ = × − ) em um tubo horizontal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Químicapt_BR
dc.titleEstudo numérico do transporte de óleos pesados em tubos lubrificados por água.pt_BR
dc.date.issued2008-10-31-
dc.description.abstractThe high viscosity heavy oil transport is one of the main technological challenges for the oil industry. This fact is related with the high pressure drop due to the viscous effects of this type of oil. The aim of this work is a numerical study of the heavy oil transport using the parietal lubrication by water technique well known as core-annular flow, using computational code CFX 10®. The mathematical model considers the mixture model to describe (waterheavy oil) two-phase flow, considering a two dimensional, transient and isothermal flow. We consider laminar flow to oil and turbulent flow to water, and we have used the k-ε model. The governing equations were solved numerically by finite volume method, using the trilinear interpolation scheme for the convective terms. Results of the velocity, pressure and volume fraction distribution of the phases are presented end analyzed. Results show clearly a water stream close to the pipe wall and a water film that involves the oil core. It was verified the big reduction of pressure drop as compared to heavy oil flow alone in the pipe (around 59 times), with a viscosity water-heave oil ratio ( 7,408 10 5 A O μ μ = × − ) inside a 20,7 cm i.d. horizontal tube.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4094-
dc.date.accessioned2019-06-03T19:30:43Z-
dc.date.available2019-06-03-
dc.date.available2019-06-03T19:30:43Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectÓleos Pesadospt_BR
dc.subjectRedução de Atritopt_BR
dc.subjectEscoamento Anularpt_BR
dc.subjectEscoamento Bifásico Líquido - Líquidopt_BR
dc.subjectSimulação Numéricapt_BR
dc.subjectHeavy Oilpt_BR
dc.subjectPressure Droppt_BR
dc.subjectCore - Annular Flowpt_BR
dc.subjectLiquid - Liquid Flowpt_BR
dc.subjectNumerical Simulationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Tony Herbert Freire de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNumerical study of heavy oil transport on pipe lubricated by water.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.relationPETROBRÁSpt_BR
dc.relationANPpt_BR
dc.relationFINEPpt_BR
dc.relationCTPETROpt_BR
dc.relationCT BRASILpt_BR
dc.relationCapespt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, T. H. F. de. Estudo numérico do transporte de óleos pesados em tubos lubrificados por água. 2008. 76 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4094pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Química

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