Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4128
Title: A leitura literária no 9º ano do ensino fundamental à luz da estética da recepção.
Other Titles: Literary reading in the 9th grade of elementary school in light of the aesthetics of reception.
???metadata.dc.creator???: FEITOSA, Wilka Morais.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Elri Bandeira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RODRIGUES, Manoel Freire.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERREIRA JUNIOR, Nelson Eliezer.
Keywords: Letramento literário;Ensino fundamental;Estética da recepção;Literary literacy;Elementary School;Aesthetics of reception
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FEITOSA, Wilka Morais. A leitura literária no 9° ano do ensino fundamental à luz da estética da recepção. 2016. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como finalidade investigar a prática do ensino de literatura na escola pública, especificamente no ensino fundamental II, na perspectiva da Teoria da Estética da Recepção em Hans Robert Jauss que, essencialmente, afirma a historicidade das obras literárias e a condição de mensurar sua qualidade a partir da recepção que os leitores têm dela. Neste sentido, referimo-nos inicialmente a Aristóteles a partir do fenômeno da catarse, a fenomenologia hermenêutica a partir das contribuições de Schleiermacher, Husserl e Heidegger, a Teoria da Recepção de Jauss e finalmente elaboramos uma proposta de intervenção a partir do Método Recepcional de Bordini e Aguiar (1993). Assim sendo, este estudo tem o propósito de investigar quais são os caminhos trilhados para que se encaminhe e se desenvolva o letramento literário dos alunos e, por esta razão, discutimos a finalidade da literatura e, sobretudo, o conceito de letramento literário à luz da Teoria da Estética da Recepção como horizonte teórico, que possibilita de modo instigador e eficiente o processo contínuo do letramento literário. A pesquisa tem um caráter bibliográfico, mediante a seleção e leitura de textos que abordam os assuntos concernentes ao estudo. Os principais autores balizadores desta fundamentação teórica são: Marisa Lajolo (2007), João Wanderley Geraldi (2006), Vicent Jouve (2012), Rildo Cosson (2006/2015), Magda Soares (2000/2001), Angela Kleiman (2005), Hans Robert Jauss (1993), Regina Zilberman (1989/2006), Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar (1993). Como consequência desta pesquisa produzimos um material no formato de sequência didática, baseada no Método Recepcional desenvolvido por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar, cujo objetivo é ampliar o horizonte de expectativa do aluno do ensino fundamental II em ralação à leitura literária e, deste modo, encaminhá-lo ao letramento literário.
Abstract: This research aims to investigate the practice of literature teaching in public schools, especially in elementary school II, from the perspective of Reception Aesthetic Theory in Hans Robert Jauss that essentially affirms the historicity of literary works and the condition of measuring quality from the reception that readers have it. In this sense, refers initially to Aristotle from the catharsis phenomenon, hermeneutic phenomenology from the contributions of Schleiermacher, Husserl and Heidegger, the Theory of Reception Jauss and finally draws up a proposal for intervention from Recepcional of Bordini method and Aguiar (1993). Therefore, this research aims to investigate what are the paths to which forward and develop the literary literacy of students and, therefore, discusses the purpose of literature and, above all, the concept of literary literacy in the light of theory of Aesthetics of Reception as a new theoretical horizon that enables instigator and effectively the ongoing process of literary literacy. The survey has a bibliographic, by selecting and reading texts that address the issues concerning the study. The main benchmarks authors of this theoretical foundation are: Marisa Lajolo (2007), John Wanderley Geraldi (2006), Vincent Jouve (2012), Rildo Cosson (2006-2015), Magda Soares (2000-2001), Angela Kleiman (2005) Hans Robert Jauss (1993), Regina Zilberman (1989/2006), Maria da Glória Bordini and Vera Teixeira Aguiar (1993). As a result of this research produced a material in a didactic sequence format, based on Recepcional method developed by Maria da Bordini Gloria and Vera Teixeira Aguiar, whose goal is to expand the horizon of expectation of elementary school II student to in connection to literary reading and therefore refer you to the literary literacy.
Keywords: Letramento literário
Ensino fundamental
Estética da recepção
Literary literacy
Elementary School
Aesthetics of reception
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4128
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WILKA MORAIS FEITOSA. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2016.pdfWilka Morais Feitosa. Dissertação PROFLETRAS. 2016.682.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.