Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41508
Title: A influência de elementos semióticos na consecução dos propósitos do design da informação: um estudo de caso em processos de concepção de infográficos e visualização de dados.
Other Titles: The influence of semiotic elements in achieving the purposes of information design: a case study in infographic design and data visualization processes.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Ludemberg Bezerra.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ACIOLY, Angélica de Souza Galdino.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVEIRA, Nathalie Barros da Mota.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MIRANDA, Eva Rolim.
Keywords: Design da informação;Processos em design;Semiótica;Infográficos;Visualização de dados;Information design;Design processes;Semiotics;Infographics;Data visualization
Issue Date: 19-Feb-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Ludemberg Bezerra. A influência de elementos semióticos na consecução dos propósitos do design da informação: um estudo de caso em processos de concepção de infográficos e visualização de dados. 2025. 180 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025.
???metadata.dc.description.resumo???: Dentro daquilo que a humanidade produz, a informação pode ser considerada um de seus produtos mais valiosos e dinâmicos. Assim, torna-se válido investigar meios que favoreçam a transmissão e a compreensão das mensagens contidas nela. Meios promissores são os infográficos e as visualizações de dados, artefatos comuns a jornalistas e designers da informação, por exemplo. Desta forma, o objetivo geral desta investigação parece viável sendo este propor recomendações para a produção de infográficos e visualizações de dados, a partir de uma abordagem semiótica, com vistas a cumprir os propósitos de pesquisa, planejamento e configuração, ou seja, os propósitos do design da informação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória-descritiva, sob uma abordagem qualitativa, com auxílio de uma ficha de análise visual, semiótica e relacional, como instrumento específico para a coleta, organização e análise de dados. Decidiu-se tomar como objetos de estudo, processos de confecção de infográficos e visualizações. Após verificada a influência dos elementos semióticos em duas fases dos objetos, recomenda-se de maneira geral sempre buscar informações acerca do público-alvo e construir, ou ampliar, repertórios acerca dos tipos de gráficos possíveis de se trabalhar, público-alvo, tema da mensagem e o contexto onde ela irá circular. Já em respeito ao propósito de planejamento recomenda-se foco na geração de símbolos e índices; por sua vez, no respeito ao propósito de configuração, recomenda-se dar importância aos ícones e também aos símbolos, podendo estes últimos apresentarem um caráter simbólico mais global ou específico para cada produção.
Abstract: Within what humanity produces, information can be considered one of its most valuable and dynamic products. Therefore, it becomes relevant to investigate means that facilitate the transmission and understanding of the messages contained within it. A promising medium for this purpose is infographics, an artifact commonly used by journalists and information designers, for instance. Thus, the overall objective of this research seems feasible: to propose recommendations for the production of infographics and data visualizations from a semiotic approach, aiming to fulfill the purposes of research, planning, and configuration—i.e., the purposes of information design. To achieve this, an exploratory-descriptive research was conducted using a qualitative approach, supported by a visual, semiotic, and relational analysis sheet as a specific instrument for data collection, organization, and analysis. The study focused on the processes involved in the creation of infographics. After identifying the influence of semiotic elements in two stages of the objects, it is generally recommended to always gather information about the target audience and build or expand knowledge about the types of graphs that can be worked with, the target audience, the theme of the message, and the context in which it will circulate. Regarding the planning purpose, it is recommended to focus on the generation of symbols and indices. As for the configuration purpose, it is advised to prioritize icons and symbols, the latter of which can have a more global or specific symbolic character for each production.
Keywords: Design da informação
Processos em design
Semiótica
Infográficos
Visualização de dados
Information design
Design processes
Semiotics
Infographics
Data visualization
???metadata.dc.subject.cnpq???: Design.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41508
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUDEMBERG BEZERRA GOMES - DISSERTAÇÃO (PPGDesign) 2025.pdf10.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.