Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4159
Title: As políticas públicas de emprego, trabalho e renda no polo de confecções do agreste de Pernambuco: suas incidências em alguns grupos de mulheres.
Other Titles: The public policies of employment, work and income in the garment industry in Pernambuco: its incidence in some groups of women.
???metadata.dc.creator???: MELO, Patrícia dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Roberto Véras de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA , Aldenor Gomes da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CORTELETTI , Roseli de Fátima.
Keywords: Política Pública;Trabalho;Gênero;Aglomerado Produtivo;Confecção;Políticas e Práticas Sociais;Public Politics;Work;Genus;Produtive Agregation;Confection;Social Policies and Practices
Issue Date: Aug-2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MELO, P. dos S. As políticas públicas de emprego, trabalho e renda no pólo de confecções do agreste de Pernambuco: suas incidências em alguns grupos de mulheres. 2011. 109f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo busca analisar as Políticas Públicas de Emprego, Trabalho e Renda- PPETR, com um olhar mais direcionado para a questão de gênero, desenvolvidas no Pólo de Confecção do Agreste de Pernambuco, em especial no município de Santa Cruz do Capibaribe. Esta região se constituiu com base no trabalho informal, precário e a princípio sem a intervenção do Estado. A atividade da “sulanca”, que surgiu na década de 1950, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, conformando uma aglomerado produtivo, hoje passou à denominação de Pólo de Confecção do Agreste de Pernambuco, sendo responsável por uma das maiores movimentações econômicas do Estado. A produção e comercialização de itens de confecção tem se constituído na principal atividade da região do Agreste, gerando fluxos migratórios de pessoas de outras localidades em busca de oportunidades de trabalho. Um misto de dinamismo econômico associado ao trabalho informal e precário constitui um desafio para o poder público, no sentido de pensar políticas públicas de Emprego,Trabalho e Renda que atuem na perspectiva de superar tal condição precária, neste caso com particular destaque para as mulheres. O presente estudo trata das possibilidades ensejadas por tais políticas, mais em particular no município de Santa Cruz do Capibaribe.
Abstract: This studing objectifis to analyse the public politcs of ocupation, working and remuneration in Pernambuco’s agreste. We embrace, in this subject, the question relative the social genus in Agreste de Pernambuco’s confection. We give special atention to Santa Cruz do Capibaribe edile. The comercial and confection activity “sulanca” began in 1950 that atract many people to region. They arrive to come by new oportunity, but they mald ouly a misture informal worker and precarius that constitute a produtive agregation pólo de Confecção do Agreste de Pernambuco. This is a dinamic market-place withaut state interventation that is a challanger to public politcs and, in this region, aur attention are priviledgin the women that are principal object of the economic exploration.
Keywords: Política Pública
Trabalho
Gênero
Aglomerado Produtivo
Confecção
Políticas e Práticas Sociais
Public Politics
Work
Genus
Produtive Agregation
Confection
Social Policies and Practices
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4159
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PATRÍCIA DOS SANTOS MELO - DISSERTAÇÃO (PPGCS) 2011.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.