Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41744
Title: Planejamento estratégico: estudo de caso em uma empresa do setor automotivo.
Other Titles: Strategic planning: case study in an automotive company.
???metadata.dc.creator???: PALMEIRA, Isabella Thyfany Cavalcante.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Maria Creuza Borges de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBOSA, Robson Fernandes.
Keywords: Planejamento estratégico;Estudo de caso;Setor automotivo;Matriz de SWOT;Monitoramento ambiental;SWOT cruzada;Competitividade;Strategic planning;Case study;Automotive sector;SWOT matrix;Environmental monitoring;Cross-SWOT;Competitiveness
Issue Date: 16-Apr-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PALMEIRA, Isabella Thyfany Cavalcante. Planejamento estratégico: estudo de caso em uma empresa do setor automotivo. 2025. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41744
???metadata.dc.description.resumo???: O setor de prestação de serviços automotivos vem crescendo de forma constante, com aumento no grau de competitividade das empresas. Neste sentido, o planejamento estratégico é essencial para garantir a sustentabilidade empresarial neste mercado dinâmico e repleto de desafios. Assim, a análise estratégica é essencial para compreender os desafios e perspectivas das empresas do setor, considerando fatores internos e externos que impactam o desempenho da organização. Dessa forma, o presente trabalho possui como objetivo analisar a gestão estratégica de uma empresa do setor automotivo, localizada na cidade de Surubim, Pernambuco. A pesquisa científica se deu em quatro partes, onde houve a caracterização aplicada, uma abordagem qualitativa, um carater explorativo, e por fim, o estudo de caso. Inicialmente, realizou-se uma análise dos ambientes internos e externos através da matriz de SWOT e matriz de SWOT cruzada, e posteriormente, foram elaboradas propostas de melhorias a partir dos pontos analisados, sendo os principais, a ausência de missão, visão e valores, a ausência de marketing e a falta de questionários para o feedback dos clientes. Como resultado, o estudo evidencia a importância de um planejamento estratégico eficiente para a maximização das oportunidades e mitigação das ameaças, contribuindo para o crescimento sustentável da empresa no mercado de pneus e serviços automotivos.
Abstract: The automotive service sector has been growing steadily, with an increase in the level of competitiveness of companies. In this sense, strategic planning is essential to ensure business sustainability in this dynamic and challenging market. Thus, strategic analysis is essential to understand the challenges and perspectives of companies in the sector, considering internal and external factors that impact the organization's performance. Thus, this study aims to analyze the strategic management of a company in the automotive sector, located in the city of Surubim, Pernambuco. The scientific research was carried out in four parts, where there was the applied characterization, a qualitative approach, an exploratory approach, and finally, the case study. Initially, an analysis of the internal and external environments was carried out through the SWOT matrix and cross-SWOT matrix, and subsequently, proposals for improvements were developed based on the points analyzed, the main ones being the lack of mission, vision and values, the absence of marketing and the lack of questionnaires for customer feedback. As a result, the study highlights the importance of efficient strategic planning to maximize opportunities and mitigate threats, contributing to the company's sustainable growth in the tire and automotive services market.
Keywords: Planejamento estratégico
Estudo de caso
Setor automotivo
Matriz de SWOT
Monitoramento ambiental
SWOT cruzada
Competitividade
Strategic planning
Case study
Automotive sector
SWOT matrix
Environmental monitoring
Cross-SWOT
Competitiveness
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41744
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISABELLA THYFANY CAVALCANTE PALMEIRA - TCC ENG. DE PRODUÇÃO CDSA 2025.pdfIsabella Thyfany Cavalcante Palmeira. - TCC Eng. de Produção CDSA 20252.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.