Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4191
Title: Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo.
Other Titles: Experience with dramaturgical texts: practice of reading performance in the school of the field.
???metadata.dc.creator???: GUIMARÃES, José Jonnat Barbosa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MORAIS, Patrícia de Farias Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, Nadege da Silva.
Keywords: Textos dramáticos;Dramarturgia em sala de aula;Textos dramatúrgicos;Leitura performática;Escolas do campo e teatro;Teatro e educação;Theater and education;Teatro na escola
Issue Date: 23-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GUIMARÃES, José Jonnat Barbosa. Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo. 2018. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4191
???metadata.dc.description.resumo???: Diante da vivência em sala de aula, proporcionada pelas ações desenvolvidas através da nossa jornada acadêmica, nos deparamos diante de um problema que tem se tornado comum tanto nas escolas do campo, como em zonas urbanas, que é o desinteresse dos educandos em relação à prática de leitura, pois existem muitos docentes que ainda se utilizam de metodologias tradicionais. Diante disso, veio o questionamento: O que fazer para chamar a atenção, incentivar e contribuir para uma melhoria do desempenho dos alunos nas práticas de leitura das aulas de língua portuguesa? Tendo essa pergunta como suporte, o trabalho teve como objetivo contribuir para a formação de leitores críticos e pensantes, melhorando o desempenho, suas habilidades e gosto pela leitura; avaliando o impacto de uma estratégia de leitura performática na interpretação dos textos utilizando os textos dramatúrgicos. Tendo como sujeitos os alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos, localizada em São João do Cariri- PB, classificada como escola do campo.
Abstract: Faced with the experience in the classroom provided by the actions developed through our academic journey, we are faced with a problem that has become common both in rural schools and in urban areas, which is the disinterest of learners in relation to practice because there are many teachers who still use traditional methodologies. Faced with this, the question came: What to do to attract attention, encourage and contribute to an improvement in the performance of students in reading practices of Portuguese language classes? Having this question as support, the work had as objective to contribute to the formation of critical and thinking readers, improving the performance, their abilities and taste for the reading; evaluating the impact of a performative reading strategy on the interpretation of the texts using the dramaturgical texts. Having as subjects the students of the 3rd year of high school of the State School of Elementary and Secondary Education Journalist José Leal Ramos, located in São João do Cariri-PB, classified as a school in the countryside.
Keywords: Textos dramáticos
Dramarturgia em sala de aula
Textos dramatúrgicos
Leitura performática
Escolas do campo e teatro
Teatro e educação
Theater and education
Teatro na escola
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4191
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ JONNAT BARBOSA GUIMARÃES - TCC EDUC. DO CAMPO 2018.pdfJosé Jonnat Barbosa Guimarães - TCC Educação do Campo 20181.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.