Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4194
Title: Análise da percepção de alunos do ensino fundamental sobre agroecologia e educação ambiental em escolas da região do cariri paraibano.
Other Titles: Análise da percepção de alunos do ensino fundamental sobre agroecologia e educação ambiental em escolas da região do cariri paraibano.
???metadata.dc.creator???: GONÇALVES, Cíntia Daniele de Freitas.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DORNELAS, Carina Seixas Maia.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LACERDA, Alecksandra Vieira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento.
Keywords: Estudo de percepção;Educação ambiental;Agroecologia;Estudo de percepção;Agroecology;Environmental education
Issue Date: 9-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GONÇALVES, Cíntia Daniele de Freitas. Análise da percepção de alunos do ensino fundamental sobre agroecologia e educação ambiental em escolas da região do cariri paraibano. 2018. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4194
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve como objetivo conhecer o nível de percepção dos alunos do Ensino Fundamental em escolas no cariri Paraibano, sobre a temática agroecologia e educação ambiental, permitindo que estes desenvolvam atividades sustentáveis no uso dos recursos naturais. A pesquisa foi executada na escola Estadual Francisco de Assis Gonzaga, localizado no município de Prata-PB, e na escola Agrotécnica Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz, localizado no município de Sumé-PB. Trata-se de um trabalho descritivo e exploratório, cujo foco centra-se em conhecer a percepção dos alunos de ensino fundamental, sobre as questões que envolvem agroecologia e educação ambiental. O público respondente da pesquisa foi composto por alunos do turno diurno das turmas do 8º e 9º ano, da idade de 13 a 19, totalizando 46 alunos, no município da Prata-PB e alunos do 7° ano com faixa etária entre 12 e 14 anos totalizando 32 alunos, no município de Sumé-PB. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos alunos da E.E.F. Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz, localizado no município de Sumé-PB, apresentavam um maior conhecimento da temática agroecologia e das questões ambientais, como também sabiam diferenciar os questionamentos no tocante a análise entre práticas agroecológicas e práticas convencionais, comparados aos alunos da Escola Estadual Francisco de Assis Gonzaga, localizado no município de Prata-PB, o que pode está relacionado, que os alunos do município de Sumé tem uma maior vivência do campo, dentro do ambiente escolar, tendo em vista que os alunos moram na zona rural. Assim, proporcionar espaços de intervivência permite que novos conceitos sejam gerados, possibilitando transformações saudáveis na escola e na população.
Abstract: This research had as objective to know the level of perception of Elementary School students in schools in Paraíba, on the subject of agroecology and environmental education, allowing them to develop sustainable activities in the use of natural resources. The research was carried out at the State School Francisco de Assis Gonzaga, located in the municipality of Prata-PB, and at the Agrotécnica Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz School, located in the municipality of Sumé-PB. This is a descriptive and exploratory work, whose focus is on knowing the perception of elementary school students, on the issues that involve agroecology and environmental education. The respondent public of the research was composed by students of the day shift of the 8th and 9th grade classes, from the age of 13 to 19, totaling 46 students in the city of Prata-PB and 7th grade students aged between 12 and 14 totaling 32 students, in the municipality of Sumé-PB. The results obtained showed that the majority of students of E.E.F. Evaldo Gonçalves de Queiroz, located in the municipality of Sumé-PB, presented a greater knowledge of the subject of agroecology and environmental issues, but also knew how to differentiate the questions regarding the analysis between agroecological practices and conventional practices, compared to the students of the State School Francisco de Assis Gonzaga, located in the municipality of Prata-PB, which may be related, that the students of the municipality of Sumé have a greater experience of the field, within the school environment, considering that the students live in the rural area. Thus, providing spaces of interaction allows new concepts to be generated, enabling healthy transformations in school and in the population.
Keywords: Estudo de percepção
Educação ambiental
Agroecologia
Estudo de percepção
Agroecology
Environmental education
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4194
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÍNTIA DANIELE DE FREITAS GONÇALVES - TCC TEC EM AGROECOLOGIA 2018.pdfCíntia Daniele de Freitas Gonçalves - TCC Tecnologia em Agroecologia - 2018.899.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.