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Title: Meu barro é de Lagoinha: Trajetórias de vida e experiências cotidianas das mulheres quilombolas.
Other Titles: My mud is Lagoinha: Life trajectories and daily experiences of quilombola women.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Rosana de Medeiros.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: TORRES, Denise Xavier.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa.
Keywords: Mulheres quilombolas;Etnografia;Comunidade quilombola Lagoinha - Serra Branca - PB;Feminismo negro;Quilombola women;Black feminism;Mulheres negras;Trajetórias de vida
Issue Date: 20-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Rosana de Medeiros. Meu barro é de Lagoinha: Trajetórias de vida e experiências cotidianas das mulheres quilombolas. 2018. 111f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4202
???metadata.dc.description.resumo???: Essa monografia é uma etnografia realizada na Comunidade Quilombola de Lagoinha, localizada na área rural do município de Serra Branca, no estado da Paraíba. Visando analisar no emaranhado do tecido social das mulheres daquela comunidade através de suas histórias de vidas, onde aparecem visíveis heranças do seu passado, os embates e desafios da vida no meio rural e a força/empoderamento de mulheres que ressignificam suas práticas cotidianas e políticas. As concepções atuais acerca da história das mulheres e da liderança feminina nos segmentos populares e negros colaboraram para a análise das especificidades das relações vivenciadas pelas mulheres de Lagoinha. Através das fontes orais discutimos as relações de trabalho em Lagoinha, entremeadas às questões de gênero, observando as estratégias de sobrevivência, demarcação de espaços e lideranças. As mulheres de Lagoinha assumem parte do sustento do lar, fabricaram louças de barro por mais de décadas, trabalharam na colheita do feijão, agaroba, milho, algodão. Através da memória das principais lideranças femininas (louceiras, líderes, guardiãs das memórias) buscou-se a compreensão desses anseios e os modos que se estabelecerem nas relações de parentesco. Com este viés, pretendeu-se examinar as estratégias de sobrevivência e as práticas cotidianas dessas mulheres quilombolas de Lagoinha. Utilizo como orientação teórico-metodológica a História Oral para recuperar e registrar os depoimentos de oito mulheres negras quilombolas de Lagoinha. Na História Oral opto por entrevistas de história de vida realizadas de forma a revelar a relação entre a história social e trajetória individual de cada depoente e assim entender como construíram suas identidades a partir de referências de gênero, raça/etnia, sexualidade, religião, entre outros, tendo por cenário os acontecimentos da sociedade brasileira. Portanto, no trabalho, Meu barro é de Lagoinha: trajetórias de vida e experiência cotidianas de mulheres quilombolas. Ao longo da pesquisa dialogamos com algumas autoras negras, dentre elas Angela Davis, bell hooks, Djamila Ribeiro, Carla Akotiene, Joice Berth, Jarid Arraes e Lélia Gonzalez. De bell hooks, e Lélia, regatando a importância da autobiografia, o tomar as experiências vividas com os processos de opressão para investigar as próprias opressões, ou seja, aprender a identificar, nas experiências cotidianas, os ensinamentos de práticas de resistência desenvolvidas para enfrentar o racismo, o sexismo, relações patriarcais, e o heterossexismo, aprendemos a transformar as experiências em lentes para olhar e interpretar o mundo os processos de empoderamento e liderança de mulheres negras, e de Carla Akotirene discutimos sobre a interseccionalidade, através da mesma as mulheres da comunidade foram transformando em instrumentos para a construção de uma organização própria, espaço de protagonismo e exercício de experiências exitosas no desafio aos poderes constituídos. O discurso feminista é recriado a partir de demandas específicas: entender o lugar de fala e escuta das mulheres negras quilombolas de Lagoinha.
Abstract: This monograph is an ethnography carried out in the Quilombola Community of Lagoinha, located in the rural area of the municipality of Serra Branca, in the state of Paraíba. Aiming at analyzing the tangle of the social fabric of women in that community through their life histories, where visible heritages of their past appear, the struggles and challenges of rural life, and the empowerment / empowerment of women who reassign their daily and political practices. Current conceptions about the history of women and female leadership in the black and popular segments contributed to the analysis of the specificities of the relationships experienced by the women of Lagoinha. Through oral sources, they discuss the labor relations in Lagoinha, interspersed with gender issues, observing strategies for survival, demarcation of spaces and leadership. The women took part in the sustenance of the home, made long-lasting dishes, worked on the beans, agaroba, corn, cotton. Through the memory of the main female leaderships (madmen, leaders, guardians of memories) one seeks the understanding of these longings and the ways that are established in kinship relations. With this bias, we intend to examine the survival strategies and daily practices of these Quilombola women from Lagoinha. I use as a theoretical-methodological orientation the Oral History to retrieve and record the testimonies of eight black quilombola women from Lagoinha. In Oral History, I opted for life history interviews carried out in order to reveal the relationship between the social history and the individual trajectory of each deponent and thus to understand how they constructed their identities based on gender, race / ethnicity, sexuality, religion, others, taking as a scenario the events of Brazilian society. Therefore, at work, My clay is Lagoinha: life trajectories and daily experience of quilombola women. Throughout the research we spoke with some black authors,among them Angela Davis, bell hooks, Djamila Ribeiro, Carla Akotiene, Joice Berth, Jarid Arraes and Lélia Gonzalez. Of bell hooks, and Lélia, underlining the importance of autobiography, to take the lived experiences with the processes of oppression to investigate their own oppressions, that is, to learn to identify, in everyday experiences, the teachings of resistance practices developed to face the racism, sexism and patriarchal relations, and heterosexism, we have learned to turn experiences into lenses to look at and interpret the world's processes of empowerment and leadership of black women. Through intersectionality, the women of the community were transformed into instruments for the construction of their own organization, space for protagonism and the exercise of successful experiences in the challenge to the constituted powers. The feminist discourse is recreated from specific demands: the place of speech and listening of the black quilombola women of Lagoinha.
Keywords: Mulheres quilombolas
Etnografia
Comunidade quilombola Lagoinha - Serra Branca - PB
Feminismo negro
Quilombola women
Black feminism
Mulheres negras
Trajetórias de vida
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4202
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