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dc.creator.IDCARVALHO, Joelson Nogueira dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3149506293482176pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNEDA, Edilson.-
dc.contributor.advisor1IDFERNEDA, E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2531761427648020pt_BR
dc.contributor.referee1MONGIOVI , Giuseppe.-
dc.contributor.referee2MONARD , Maria Carolina.-
dc.contributor.referee3MEDEIROS, José Hamurabi N. de.-
dc.description.resumoApresentamos neste trabalho um sistema de aprendizagem de máquina a partir de objetos formados por exemplos e contra-exemplos do conceito a ser aprendido. Esses objetos são descritos estruturalmente em uma linguagem de descrição baseada em grafos e o conhecimento é encapsulado em uma estrutura que envolve classes de abjetos e relações sobre as mesmas. O sistema apresenta ainda um controle heurístico baseado na lógica majoritária e permite a interferência do usuário como meio de melhorar a aprendizagem. Esse tipo de sistema de aprendizagem pode ser utilizado em várias aplicações. Neste trabalho, em particular, apresentamos o mesmo como ferramenta de base para o sistema SAID, um sistema de apoio à descoberta científica baseado em aprendizagem de máquina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleS30: um método de busca de similaridades em objetos estruturados.pt_BR
dc.date.issued1999-07-28-
dc.description.abstractIn this work we present a machine learning system which starts from a set of objects formed by positive and negative samples of the concept to be learned. Each of these objects is structurally described through a graph based language and the knowledge is fitted into a frame that involves classes of objects and relationships. The system also presents a majoritary logic based heuristic control and allows the user's interference as a mean for improving the learning. Such type of learning system can be used in several applications. In this work, in particular, it is presented as a base tool for the system SAID, a scientific discovery support system based on machine learning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4204-
dc.date.accessioned2019-06-10T11:43:45Z-
dc.date.available2019-06-10-
dc.date.available2019-06-10T11:43:45Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectAprendizagem de Máquinapt_BR
dc.subjectSistema S30pt_BR
dc.subjectArtificial intelligencept_BR
dc.subjectMachine Learningpt_BR
dc.subjectSystem S30pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARVALHO, Joelson Nogueira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeS30: a method of searching for similarities in structured objects.pt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO, J. N. de. S30: um método de busca de similaridades em objetos estruturados. 1999. 159f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - PB, Brasil, 1999.pt_BR
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