Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42071
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, A. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5716312554503791pt_BR
dc.contributor.advisor1KNACK, Eduardo Roberto Jordão.-
dc.contributor.advisor1IDKNACK, Eduardo Roberto Jordão.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0830455050602866pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Rodrigo Cardoso Soares de.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.description.resumoA presente dissertação concentra seu objeto de pesquisa em brincar e aprender através dos jogos no ensino de história. Articular propostas de aprendizagem em história que busquem expressar de forma democrática o conhecimento histórico possibilita que os(as) alunos(as) consigam construir suas próprias reflexões acerca da sociedade, de sua cultura e de suas vivências, interpretando assim as narrativas históricas somadas ao senso comum. Sabe-se que a sala de aula não é o único lugar em que se aprende sobre história. É pela educação e por estudar história que o ser humano se conecta com o seu ser histórico. Assim, a presente dissertação pretende apresentar uma proposta lúdica, que mediada pelo(a) professor(a) numa articulação que envolve os conhecimentos prévios dos(as) alunos(as), caracteriza-se por envolver ludicidade nas aulas. A pesquisa concentra-se no campo de estudos dos jogos, com conexões teóricas baseadas no entendimento de Huizinga (2019) e dos jogos e brincadeiras com Kishimoto (2011). Com relação ao ensino de história, nos apropriamos de teóricos como Bittencourt (2012) e Rüsen (2010). Com relação a história da educação, temos como aporte Freire (2016;2023) e Zabala (1998). No campo de estudos com relação a ditadura civil-militar temos Fico (2014). Para esta proposta pedagógica que envolve uma didática participativa, propomos a apresentação do jogo Fotografia versus Descrição, um material didático e pedagógico em formato de cartas, de autoria própria, criado para gerar uma reflexão e um diálogo acerca do período da Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985). A metodologia do trabalho é alicerçado mediante uma intervenção realizada em duas turmas de 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental II Nossa Senhora do Rosário, localizada no bairro da Prata em Campina Grande/PB. Cabe aqui ressaltar que além da história ser uma disciplina escolar, ela também é uma condutora para problematizar, explicar e questionar por meio dos assuntos e das experiências vividas do homem no tempo a relação com o nosso meio. A proposta de jogar e “brincar” tem por intenção propor uma forma prática de se aprender História, completando, assim, a ciclo do(a) professor(a) ao finalizar uma temática de sua aula, estabelecendo, todavia, uma conexão entre o ensinar e o aprender, promovendo a construção de uma nova didática a partir dos jogos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleBrincar e aprender: a utilização dos jogos como ferramenta didática nas aulas de história.pt_BR
dc.date.issued2025-03-26-
dc.description.abstractThis dissertation focuses its research object on playing and learning through games in history teaching. Articulating proposals for learning history that seek to democratically express historical knowledge enables students to build their own reflections on society, its culture, and its experiences, thus interpreting historical narratives combined with common sense. It is known that the classroom is not the only place where one learns about history. It is through education and studying history that human beings connect with their historical being. Thus, this dissertation aims to present a playful proposal, which, mediated by the teacher in an articulation that involves the students' prior knowledge, is characterized by involving playfulness in classes. The research focuses on the field of game studies, with theoretical connections based on the understanding of Huizinga (2019) and of games and play with Kishimoto (2011). Regarding the teaching of history, we appropriate theorists such as Bittencourt (2012) and Rüsen (2010). Regarding the history of education, we have as our contribution Freire (2016; 2023) and Zabala (1998). In the field of studies regarding the civil-military dictatorship, we have Fico (2014). For this pedagogical proposal that involves participatory didactics, we propose the presentation of the game Photography versus Description, a didactic and pedagogical material in the format of cards, of our own authorship, created to generate reflection and dialogue about the period of the Civil-Military Dictatorship in Brazil (1964-1985). The methodology of the work is based on an intervention carried out in two 9th grade classes of the Nossa Senhora do Rosário State Elementary School II, located in the Prata neighborhood in Campina Grande/PB. It is worth noting that, in addition to history being a school subject, it is also a means of problematizing, explaining and questioning the relationship with our environment through subjects and experiences lived by man over time. The idea of playing and “playing” aims to provide a practical way of learning History, thus completing the teacher’s cycle when concluding a theme of his/her class, while establishing a connection between teaching and learning, promoting the construction of a new didactic method based on games.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42071-
dc.date.accessioned2025-06-03T11:51:29Z-
dc.date.available2025-06-03-
dc.date.available2025-06-03T11:51:29Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectBrincar e aprenderpt_BR
dc.subjectDitadura civil-militarpt_BR
dc.subjectSociedade e culturapt_BR
dc.subjectProposta pedagógicapt_BR
dc.subjectTeaching historypt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectPlaying and learningpt_BR
dc.subjectCivil-military dictatorshippt_BR
dc.subjectSociety and culturept_BR
dc.subjectPedagogical proposalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Andréa Maria da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePlaying and learning: the use of games as a teaching tool in history classes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Andréa Maria da. Brincar e aprender: a utilização dos jogos como ferramenta didática nas aulas de história. 2025. 160 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRÉA MARIA DA SILVA - DISSERTAÇÃO (PPGH) 2025.pdf2.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.