Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42112
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDANTAS, F. J. S.pt_BR
dc.creator.IDMACEDO SILVA.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2030707838081618pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.-
dc.contributor.advisor1IDMACEDO, A. D. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDA. D. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDMACEDO SILVA, A. D. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3897860267687210pt_BR
dc.contributor.referee1NEVES, Regina da Silva Pina.-
dc.contributor.referee1IDPINA NEVES, R. S.pt_BR
dc.contributor.referee1IDNEVES, REGINA DA SILVA PINA.pt_BR
dc.contributor.referee1IDPINA NEVES, REGINA DA SILVA.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5874654544324539pt_BR
dc.contributor.referee2BRITO, Leonardo de Lira.-
dc.contributor.referee2IDBRITO, L. L.pt_BR
dc.contributor.referee2IDBrito, Leonardo Lira de.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3696932840476955pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar contribuições do Ensino Exploratório no Estágio Curricular Supervisionado em Matemática (ECSM) em processo de Lesson Study (LS), destacando a importância do trabalho colaborativo para o desenvolvimento de tarefas matemáticas exploratórias. O LS promove o planejamento colaborativo, implementação e reflexão crítica de uma aula ou sequência de aulas por professores em exercício e/ou futuros professores (FP) e/ou formadores de professores. O Ensino Exploratório, por sua vez, favorece a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento matemático, possibilitando um ensino dinâmico e reflexivo. O trabalho, de abordagem qualitativa e interpretativa, foi desenvolvido com FP de três universidades brasileiras, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade de Brasília e Universidade Federal do Oeste da Bahia, analisando como a colaboração entre FP, formadoras do ECSM e professores supervisores contribuiu significativamente para a elaboração de planos de aula e a condução do estágio em uma turma de 7o ano do ensino fundamental maior numa escola pública do interior do Rio Grande do Norte. O trabalho destaca as sete etapas do LS adotado no âmbito do ECSM, enfatizando o desenvolvimento do processo formativo. Os resultados indicam que a integração do LS e o Ensino Exploratório potencializam a formação inicial de professores, promovendo um ensino mais reflexivo e centrado na aprendizagem dos estudantes. No entanto, o estudo também evidencia os desafios enfrentados para o desenvolvimento de um processo formativo não habitual, que exige tempo e dedicação para cumprir as etapas. Conclui-se que o trabalho colaborativo desenvolvido no ECSM permitiu a construção de um ensino dinâmico e efetivo, fortalecendo a articulação entre teoria e prática na formação docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleEstágio Curricular Supervisionado em processo de Lesson Study: a colaboração entre UFCG e UNB no ensino de números decimais.pt_BR
dc.date.issued2025-04-14-
dc.description.abstractThis study aims to analyze contributions of Exploratory Teaching in the Supervised Curricular Internship in Mathematics (SCIM) in the process of Lesson Study (LS), highlighting the importance of collaborative work for the development of exploratory mathematical tasks. LS promotes the collaborative planning, implementation, and critical reflection of a lesson or sequence of lessons by incumbent and/or prospective teachers (PT) and/or teacher educators. Exploratory Teaching, in turn, favors the active participation of students in the construction of mathematical knowledge, enabling dynamic and reflective teaching. The work, with a qualitative and interpretative approach, was developed with PT from three Brazilian universities, Federal University of Campina Grande, University of Brasília and Federal University of Western Bahia, analyzing how the collaboration between PT, SCIM educators and supervising teachers contributed significantly to the elaboration of lesson plans and the conduction of the internship in a 7th grade class of higher elementary school in a public school in the interior of Rio Grande do Norte. The work highlights the seven stages of the LS adopted within the scope of the SCIM, emphasizing the development of the education process. The results indicate that the integration of LS and Exploratory Teaching enhance the initial education of teachers, promoting a more reflective teaching centered on student learning. However, the study also highlights the challenges faced in developing an unusual education process, which requires time and dedication to complete the stages. It is concluded that the collaborative classwork developed at SCIM allowed the construction of a dynamic and effective teaching, strengthening the articulation between theory and practice in teacher education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42112-
dc.date.accessioned2025-06-04T13:24:44Z-
dc.date.available2025-06-04-
dc.date.available2025-06-04T13:24:44Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectLesson studypt_BR
dc.subjectNúmeros decimaispt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEstudo de Aulapt_BR
dc.subjectEnsino Exploratóriopt_BR
dc.subjectTrabalho colaborativopt_BR
dc.subjectFormação inicial de professores de Matemáticapt_BR
dc.subjectTarefas matemáticas exploratóriaspt_BR
dc.subjectTeaching Mathematicspt_BR
dc.subjectDecimal numberspt_BR
dc.subjectClass Studypt_BR
dc.subjectCollaborative workpt_BR
dc.subjectExploratory Mathematical Taskspt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectExploratory Teachingpt_BR
dc.subjectInitial training of Mathematics teacherspt_BR
dc.subjectFormación inicial del profesorado de Matemáticaspt_BR
dc.subjectNúmeros decimalespt_BR
dc.subjectEstudio de clasept_BR
dc.subjectTrabajo colaborativopt_BR
dc.subjectTareas matemáticas exploratoriaspt_BR
dc.subjectEstudio de lecciónpt_BR
dc.subjectEducación matemáticapt_BR
dc.subjectEnseñanza exploratoriapt_BR
dc.subjectFormación inicial del profesorado de Matemáticaspt_BR
dc.subjectCentro de Educação e Saúde-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Franceilda Jayane Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSupervised Curricular Internship in the process of Lesson Study: the collaboration between UFCG and UNB in ​​teaching decimal numbers.pt_BR
dc.title.alternativePráctica Curricular Supervisada en el proceso de Estudio de Clases: la colaboración entre la UFCG y la UNB en la enseñanza de números decimales.pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Franceilda Jayane Santos. Estágio Curricular Supervisionado em processo de Lesson Study: a colaboração entre UFCG e UNB no ensino de números decimais. 2025. 28 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité - Paraíba - Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42112pt_BR
dc.description.resumenEste estudio tiene como objetivo analizar las contribuciones de la Enseñanza Exploratoria en la Práctica Curricular Supervisada en Matemáticas (PCSM) en el proceso de Estudio de Clases (ES), destacando la importancia del trabajo colaborativo para el desarrollo de tareas matemáticas exploratorias. ES promueve la planificación colaborativa, la implementación y la reflexión crítica de una clase o secuencia de clases por parte de docentes en ejercicio y/o futuros docentes (FP) y/o formadores de docentes. La Enseñanza Exploratoria, a su vez, favorece la participación activa de los estudiantes en la construcción del conocimiento matemático, posibilitando una enseñanza dinámica y reflexiva. El trabajo, con un enfoque cualitativo e interpretativo, se desarrolló con FP de tres universidades brasileñas, la Universidad Federal de Campina Grande, la Universidad de Brasilia y la Universidad Federal del Oeste de Bahía, analizando cómo la colaboración entre FP, formadores de PCSM y docentes supervisores contribuyó significativamente al desarrollo de planes de clase y a la implementación de la práctica en una clase de 7.º grado de primaria en una escuela pública del interior de Rio Grande do Norte. El trabajo destaca las siete etapas del LS adoptadas en el ámbito del ECSM, enfatizando el desarrollo del proceso formativo. Los resultados indican que la integración de la Enseñanza de Lengua y Literatura (LS) y la Enseñanza Exploratoria (EVA) mejora la formación inicial docente, promoviendo una enseñanza más reflexiva y centrada en el aprendizaje del alumnado. Sin embargo, el estudio también destaca los desafíos que supone desarrollar un proceso de formación inusual, que requiere tiempo y dedicación para completar las etapas. Se concluye que el trabajo colaborativo desarrollado en el ECSM permitió construir una enseñanza dinámica y eficaz, fortaleciendo la articulación entre la teoría y la práctica en la formación docente.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCEILDA JAYANE SANTOS DANTAS - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2025.pdfFranceilda Jayane Santos Dantas - TCC Licenciatura em Matemática CES 2025395.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.