Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42115
Title: Territórios dos saberes e territórios das vivências: as práticas educativas e o papel da geografia escolar na EJAI das comunidades de Marisqueiras da RESEX Acaú-Goiana.
Other Titles: Territories of knowledge and territories of experiences: educational practices and the role of school geography in the EJAI of the shellfish gathering communities of RESEX Acaú-Goiana.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Severino Tiago da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
???metadata.dc.contributor.referee2???: TORRES , Denise Xavier.
Keywords: Ensino de geografia;Marisqueiras;Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJAI);Território;Saberes tradicionais;Reserva Extrativista Marinha Acaú-Goiana (RESEX);Teaching of geography;Shellfish gatherers;Education for Young People, Adults and the Elderly (EJAI);Territory;Traditional knowledge;Acaú-Goiana Marine Extractive Reserve (RESEX)
Issue Date: 11-Apr-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Severino Tiago da. Territórios dos saberes e territórios das vivências: as práticas educativas e o papel da geografia escolar na EJAI das comunidades de Marisqueiras da RESEX Acaú-Goiana. 2025. 160 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (PROFGEO), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação de mestrado investiga as relações entre o ensino de Geografia e os saberes tradicionais das marisqueiras da Reserva Extrativista Marinha Acaú-Goiana, analisando suas implicações para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) em uma escola pública no município de Goiana-PE. A partir do conceito de território em Haesbaert (2004; 2007), busca-se compreender como as práticas educativas podem contribuir para o fortalecimento das identidades culturais e para a promoção de diálogos entre conhecimentos científicos e saberes tradicionais. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de observação participante e rodas de conversa com 16 marisqueiras estudantes, com idades entre 16 e 60 anos. Os dados foram analisados à luz de referenciais da geografia escolar (Cavalcanti, 2013; 2016), das epistemologias do sul (Santos, 2012) e dos estudos sobre territorialidade e comunidades tradicionais (Diegues et al., 2020). Os resultados evidenciam que os saberes das marisqueiras se constituem como currículos vivos, com sofisticados sistemas de leitura ambiental e de organização territorial, os quais inspiraram práticas pedagógicas. Além disso, foram identificados conflitos territoriais causados por empreendimentos econômicos na região, que reativam lutas por direitos e reafirmação identitária e territorial. A pesquisa também destaca o papel central das mulheres na transmissão intergeracional de saberes ambientais, medicinais e culturais. Conclui-se que a EJAI, ao reconhecer e incorporar os saberes das comunidades tradicionais, pode se configurar como território de escuta, resistência e valorização da cultura local, apontando caminhos para uma geografia escolar crítica, inclusiva e ancorada nas territorialidades vividas.
Abstract: La presente disertación de maestría investiga las relaciones entre la enseñanza de la Geografía y los saberes tradicionales de las marisqueras de la Reserva Extractivista Marina Acaú-Goiana, analizando sus implicaciones para la Educación de Jóvenes, Adultos y Personas Mayores (EJAI) en una escuela pública del municipio de Goiana-PE, Brasil. A partir del concepto de territorio en Haesbaert (2004; 2007), se busca comprender cómo las prácticas educativas pueden contribuir al fortalecimiento de las identidades culturales y a la promoción de diálogos entre conocimientos científicos y saberes tradicionales. La investigación, de carácter cualitativo, se llevó a cabo mediante observación participante y círculos de conversación con 16 marisqueras-estudiantes, con edades entre 16 y 60 años. Los datos fueron analizados a la luz de referentes de la geografía escolar (Cavalcanti, 2013; 2016), de las epistemologías del sur (Santos, 2012) y de los estudios sobre territorialidad y comunidades tradicionales (Diegues et al., 2020). Los resultados evidencian que los saberes de las marisqueras se configuran como currículos vivos, con sofisticados sistemas de lectura ambiental y de organización territorial, los cuales inspiraron prácticas pedagógicas. Asimismo, se identificaron conflictos territoriales provocados por emprendimientos económicos en la región, que reactivan luchas por derechos y por la reafirmación identitaria y territorial. La investigación también destaca el papel central de las mujeres en la transmisión intergeneracional de saberes ambientales, medicinales y culturales. Se concluye que la EJAI, al reconocer e incorporar los saberes de las comunidades tradicionales, puede configurarse como territorio de escucha, resistencia y valorización de la cultura local, señalando caminos para una enseñanza de la geografía crítica, inclusiva y anclada en las territorialidades vividas.
Keywords: Ensino de geografia
Marisqueiras
Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJAI)
Território
Saberes tradicionais
Reserva Extrativista Marinha Acaú-Goiana (RESEX)
Teaching of geography
Shellfish gatherers
Education for Young People, Adults and the Elderly (EJAI)
Territory
Traditional knowledge
Acaú-Goiana Marine Extractive Reserve (RESEX)
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42115
Appears in Collections:PROFGEO - Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SEVERINO TIAGO DA SILVA - DISSERTAÇÃO (PROFGEO) 2025.pdf2.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.