Narrativas mupienses: um estudo sobre as estratégias de acesso à educação na Vila da Comunidade Negra do Torrão-Mupi em Cametá/PA.
Juventude do campo e quilombola: Educação e identidade cultural na Comunidade Quilombola de Itaboca - Inhangapi – PA.
Olhares sobre a Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira, no município de Moju, de 2007 a 2017.
Dos mutirões aos pimentais: a (re)construção das Identidades na contradição Trabalho-Capital, em comunidade quilombola no nordeste paraense.
Educação quilombola: Constituição de lideranças e práticas de resistências na Comunidade Quilombola de Umarizal Beira, Baião-Pará.
Saberes tradicionais, memória e cultura: uma análise das práticas culturais da Comunidade Remanescente de Quilombo do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará).
Saberes tradicionais dos remanescentes de quilombolas da Comunidade Umarizal (Baião/PA).
Gênero, saberes e poder: o protagonismo de mulheres negras na organização política e social da Comunidade Remanescente de Quilombos São José de Icatu – Mocajuba/PA.
Saberes do trabalho e formação da identidade das mulheres negras do São Benedito do Vizeu / Mocajuba – Pará.
Currículo e diálogo cultural na construção da educação quilombola na Escola São Tomé no município de Abaetetuba/PA.
Formação, docência e saberes culturais na Escola Quilombola 4 de Março.
Educação e resistência na comunidade do Baixo Itacuruçá em Abaetetuba no Pará: memória de luta na afirmação e valorização da identidade quilombola.
O processo de emancipação da mulher quilombola: participação política na Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos das Ilhas de Abaetetuba – Arquia.
Saberes ribeirinhos quilombolas e sua relação com a educação de jovens e adultos da Comunidade de São João do Médio Itacuruçá, Abaetetuba/PA.
Educação escolar e identidade Quilombola: um enfoque na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, município de Abaetetuba, estado do Pará
Do Quilombo à Universidade: trajetórias, relatos, representações e desafios de estudantes quilombolas da Universidade Federal do Pará - Campus Belém quanto à permanência.
Juventudes quilombolas: memória, resistência e construção de identidades.
Educação quilombola na escola básica: orientação da gestão nos documentos nacionais e seus desdobramentos no estado do Pará.
“Cruzando a linha”: Afro-religiosidade, implementação da Lei 10.639/03 e as fronteiras da educação escolar – um estudo com professores da educação básica.
Dos barracões dos festeiros para escola: a Dança do Marabaixo nas aulas de Educação Física.