MAPA MULHERES QUILOMBOLAS NAS CIÊNCIAS: TESES E DISSERTAÇÕES - EDUCAÇÃO
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A Lei No 10.639/2003: à luz das práticas pedagógicas em escolas quilombolas no Alto Rio Trombetas - Oriximiná/PA.
Criando jogos digitais educativos na Amazônia Tocantina: entre rios e quilombos cibercametaenses.
A produção da existência em comunidades quilombolas do Amazonas: processos educativos e resistência cultural às margens do Rio Andirá, Barreirinha.
Professores e suas narrativas sobre interculturalidade no Curso de Pedagogia do Parfor/Amapá.
Etnoconhecimento na perspectiva da educação do campo sob a epistemologia do pensamento complexo e da transdisciplinaridade.
Os currículos nortistas à luz da BNCC: a educação para as relações étnico-raciais no ensino de História nos anos finais do ensino fundamental na Região Norte (2015- 2022).
Práticas pedagógicas e os sentidos de negritude na educação escolar quilombola da E. M. E. F. Achilles Ranieri na Comunidade de Matias no município de Cametá-PA.
Mulheres negras na UFPA-Campus de Altamira: lugares, trajetórias e percalços de uma presença.
Mari Errê Arrá: manifestações religiosas afro-brasileiras e a simbologia poética de afirmação do ser negro.
Permanência dos/as jovens quilombolas na Universidade Federal do Pará: uma análise dos desafios enfrentados pelos/as alunos/as oriundos do PSE quilombola no Baixo Tocantins.
Narrativas mupienses: um estudo sobre as estratégias de acesso à educação na Vila da Comunidade Negra do Torrão-Mupi em Cametá/PA.
Juventude do campo e quilombola: Educação e identidade cultural na Comunidade Quilombola de Itaboca - Inhangapi – PA.
Olhares sobre a Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira, no município de Moju, de 2007 a 2017.
Dos mutirões aos pimentais: a (re)construção das Identidades na contradição Trabalho-Capital, em comunidade quilombola no nordeste paraense.
Educação quilombola: Constituição de lideranças e práticas de resistências na Comunidade Quilombola de Umarizal Beira, Baião-Pará.
Saberes tradicionais, memória e cultura: uma análise das práticas culturais da Comunidade Remanescente de Quilombo do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará).
Saberes tradicionais dos remanescentes de quilombolas da Comunidade Umarizal (Baião/PA).
Gênero, saberes e poder: o protagonismo de mulheres negras na organização política e social da Comunidade Remanescente de Quilombos São José de Icatu – Mocajuba/PA.
Saberes do trabalho e formação da identidade das mulheres negras do São Benedito do Vizeu / Mocajuba – Pará.
Currículo e diálogo cultural na construção da educação quilombola na Escola São Tomé no município de Abaetetuba/PA.