Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42186
Title: | Aulas práticas experimentais de matemática no ensino médio: vivências enquanto bolsista do programa institucional de bolsas de iniciação à docência- PIBID. |
Other Titles: | Experimental practical mathematics classes in high school: experiences as a scholarship holder of the institutional program of scholarships for teaching initiation - pibid. Clases prácticas experimentales de matemáticas en secundaria: experiencias como becario del programa institucional de becas de iniciación docente - pibid. |
???metadata.dc.creator???: | LIMA, Juciléia da Cunha. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SOUZA, Glageane da Silva. |
Keywords: | Matematica - ensino;Matemárica - aula prática - ensino médio;Torre de hanói;Matemática - ensino médio;PIBID - bolsista - vivência;Prática experimental;Análise qualitativa;Modelagem matemática;Mathematics - teaching;Tower of Hanoi;PIBID - scholarship holder - experience;Qualitative analysis;Mathematics - practical class - high school;Mathematics - high school;Experimental practice;Mathematical modeling;Matemáticas - enseñanza;PIBID - becario - experiencia;Análisis cualitativo;Matemáticas - clase práctica - bachillerato;Matemáticas - secundaria;Practica experimental;Modelado matemático;Centro de Educação e Saúde |
Issue Date: | 14-Apr-2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LIMA. Juciléia da Cunha. Aulas Práticas experimentais de matemática no ensino médio: vivências enquanto bolsista do programa institucional de bolsas de iniciação à docência - PIBID. 2025. 24 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42186 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho relata uma experiência vivenciada durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, aplicada na Escola Técnica do ensino médio, localizada na cidade de Cuité - PB, no desenvolvimento de um projeto voltado a sistematização de aulas práticas experimentais de Matemática. Nesta pesquisa, será relatada especificamente uma das práticas realizadas, desde sua construção inicial, planejamento, estruturação, testagem até sua aplicação numa turma do 1º ano do ensino médio, sob observção do professor regente, considerando as múltiplas dificuldades apresentada pelos alunos na disciplina. O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições e pontecialidades do uso dos materiais didáticos manipuláveis no ensino aprendizagem em aulas práticas experimentais de matemática para o ensino médio, utilizando o jogo Torre de Hanói. A investigação é de natureza qualitativa e de caráter descritivo, pois considera fundamental o ambiente escolar como fonte de dados e a participação ativa do pesquisador no processo investigativo. Foram utilizadas de referências bibliográficas sobre modelagem matemática e materiais manipuláveis para a construção de aulas experimentais, com o intuito de aproximar os alunos da aprendizagem matemática, fortalecer aulas práticas e auxiliar o professor em suas atividades. Além disso, os resultados demostram que o PIBID tem contribuido significativamente para a aprendizagem da docência por futuros professores, ao facilitar a imersão em diversas atividades de ensino e iniciação á pesquisa. |
Abstract: | This paper reports an experience during the Institutional Program of Scholarships for Teaching Initiation - PIBID, applied at the Technical High School, located in the city of Cuité - PB, in the development of a project aimed at the systematization of experimental practical classes in Mathematics. In this research, one of the practices carried out will be specifically reported, from its initial construction, planning, structuring, testing until its application in a class of the 1st year of high school, under the observation of the teacher, considering the multiple difficulties presented by the students in the subject. The objective of this paper is to analyze the contributions and potentialities of the use of manipulative teaching materials in teaching and learning in experimental practical classes of mathematics for high school, using the Tower of Hanoi game. The research is of a qualitative and descriptive nature, since it considers the school environment as a fundamental source of data and the active participation of the researcher in the investigative process. Bibliographical references on mathematical modeling and manipulative materials were used to construct experimental classes, with the aim of bringing students closer to mathematical learning, strengthening practical classes and assisting teachers in their activities. In addition, the results demonstrate that PIBID has contributed significantly to future teachers' learning about teaching, by facilitating immersion in various teaching activities and initiation into research. |
???metadata.dc.description.resumen???: | Este artículo relata una experiencia del Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente - PIBID, aplicado en la Escuela Secundaria Técnica, ubicada en la ciudad de Cuité - PB, en el desarrollo de un proyecto orientado a la sistematización de clases prácticas experimentales de Matemáticas. En esta investigación, se relatará específicamente una de las prácticas realizadas, desde su construcción inicial, planificación, estructuración, prueba hasta su aplicación en una clase de 1.er año de secundaria, bajo la observación del profesor, considerando las múltiples dificultades presentadas por los estudiantes en la asignatura. El objetivo de este trabajo es analizar las contribuciones y potencialidades del uso de materiales didácticos manipulativos en la enseñanza y el aprendizaje en clases prácticas experimentales de matemáticas para secundaria, utilizando el juego de la Torre de Hanoi. La investigación es de naturaleza cualitativa y descriptiva, ya que considera el entorno escolar como fuente fundamental de datos y la participación activa del investigador en el proceso investigativo. Se utilizaron referencias bibliográficas sobre modelado matemático y materiales manipulativos para construir clases experimentales, con el objetivo de acercar al alumnado al aprendizaje matemático, fortalecer las clases prácticas y apoyar al profesorado en sus actividades. Además, los resultados demuestran que PIBID ha contribuido significativamente al aprendizaje de la docencia de los futuros docentes, al facilitar la inmersión en diversas actividades docentes y la iniciación en la investigación. |
Keywords: | Matematica - ensino Matemárica - aula prática - ensino médio Torre de hanói Matemática - ensino médio PIBID - bolsista - vivência Prática experimental Análise qualitativa Modelagem matemática Mathematics - teaching Tower of Hanoi PIBID - scholarship holder - experience Qualitative analysis Mathematics - practical class - high school Mathematics - high school Experimental practice Mathematical modeling Matemáticas - enseñanza PIBID - becario - experiencia Análisis cualitativo Matemáticas - clase práctica - bachillerato Matemáticas - secundaria Practica experimental Modelado matemático Centro de Educação e Saúde |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42186 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JUCILÉIA DA CUNHA LIMA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2025.pdf | Juciléia da Cunha Lima - TCC Licenciatura em Matemática CES 2025 | 288.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.