Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42186
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, J. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5946012820876992pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDGlageane da S.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDDa Silva Souza, Glageane.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho relata uma experiência vivenciada durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, aplicada na Escola Técnica do ensino médio, localizada na cidade de Cuité - PB, no desenvolvimento de um projeto voltado a sistematização de aulas práticas experimentais de Matemática. Nesta pesquisa, será relatada especificamente uma das práticas realizadas, desde sua construção inicial, planejamento, estruturação, testagem até sua aplicação numa turma do 1º ano do ensino médio, sob observção do professor regente, considerando as múltiplas dificuldades apresentada pelos alunos na disciplina. O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições e pontecialidades do uso dos materiais didáticos manipuláveis no ensino aprendizagem em aulas práticas experimentais de matemática para o ensino médio, utilizando o jogo Torre de Hanói. A investigação é de natureza qualitativa e de caráter descritivo, pois considera fundamental o ambiente escolar como fonte de dados e a participação ativa do pesquisador no processo investigativo. Foram utilizadas de referências bibliográficas sobre modelagem matemática e materiais manipuláveis para a construção de aulas experimentais, com o intuito de aproximar os alunos da aprendizagem matemática, fortalecer aulas práticas e auxiliar o professor em suas atividades. Além disso, os resultados demostram que o PIBID tem contribuido significativamente para a aprendizagem da docência por futuros professores, ao facilitar a imersão em diversas atividades de ensino e iniciação á pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAulas práticas experimentais de matemática no ensino médio: vivências enquanto bolsista do programa institucional de bolsas de iniciação à docência- PIBID.pt_BR
dc.date.issued2025-04-14-
dc.description.abstractThis paper reports an experience during the Institutional Program of Scholarships for Teaching Initiation - PIBID, applied at the Technical High School, located in the city of Cuité - PB, in the development of a project aimed at the systematization of experimental practical classes in Mathematics. In this research, one of the practices carried out will be specifically reported, from its initial construction, planning, structuring, testing until its application in a class of the 1st year of high school, under the observation of the teacher, considering the multiple difficulties presented by the students in the subject. The objective of this paper is to analyze the contributions and potentialities of the use of manipulative teaching materials in teaching and learning in experimental practical classes of mathematics for high school, using the Tower of Hanoi game. The research is of a qualitative and descriptive nature, since it considers the school environment as a fundamental source of data and the active participation of the researcher in the investigative process. Bibliographical references on mathematical modeling and manipulative materials were used to construct experimental classes, with the aim of bringing students closer to mathematical learning, strengthening practical classes and assisting teachers in their activities. In addition, the results demonstrate that PIBID has contributed significantly to future teachers' learning about teaching, by facilitating immersion in various teaching activities and initiation into research.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42186-
dc.date.accessioned2025-06-10T10:18:35Z-
dc.date.available2025-06-10-
dc.date.available2025-06-10T10:18:35Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMatematica - ensinopt_BR
dc.subjectMatemárica - aula prática - ensino médiopt_BR
dc.subjectTorre de hanóipt_BR
dc.subjectMatemática - ensino médiopt_BR
dc.subjectPIBID - bolsista - vivênciapt_BR
dc.subjectPrática experimentalpt_BR
dc.subjectAnálise qualitativapt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics - teachingpt_BR
dc.subjectTower of Hanoipt_BR
dc.subjectPIBID - scholarship holder - experiencept_BR
dc.subjectQualitative analysispt_BR
dc.subjectMathematics - practical class - high schoolpt_BR
dc.subjectMathematics - high schoolpt_BR
dc.subjectExperimental practicept_BR
dc.subjectMathematical modelingpt_BR
dc.subjectMatemáticas - enseñanzapt_BR
dc.subjectPIBID - becario - experienciapt_BR
dc.subjectAnálisis cualitativopt_BR
dc.subjectMatemáticas - clase práctica - bachilleratopt_BR
dc.subjectMatemáticas - secundariapt_BR
dc.subjectPractica experimentalpt_BR
dc.subjectModelado matemáticopt_BR
dc.subjectCentro de Educação e Saúde-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Juciléia da Cunha.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeExperimental practical mathematics classes in high school: experiences as a scholarship holder of the institutional program of scholarships for teaching initiation - pibid.pt_BR
dc.title.alternativeClases prácticas experimentales de matemáticas en secundaria: experiencias como becario del programa institucional de becas de iniciación docente - pibid.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA. Juciléia da Cunha. Aulas Práticas experimentais de matemática no ensino médio: vivências enquanto bolsista do programa institucional de bolsas de iniciação à docência - PIBID. 2025. 24 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42186pt_BR
dc.description.resumenEste artículo relata una experiencia del Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente - PIBID, aplicado en la Escuela Secundaria Técnica, ubicada en la ciudad de Cuité - PB, en el desarrollo de un proyecto orientado a la sistematización de clases prácticas experimentales de Matemáticas. En esta investigación, se relatará específicamente una de las prácticas realizadas, desde su construcción inicial, planificación, estructuración, prueba hasta su aplicación en una clase de 1.er año de secundaria, bajo la observación del profesor, considerando las múltiples dificultades presentadas por los estudiantes en la asignatura. El objetivo de este trabajo es analizar las contribuciones y potencialidades del uso de materiales didácticos manipulativos en la enseñanza y el aprendizaje en clases prácticas experimentales de matemáticas para secundaria, utilizando el juego de la Torre de Hanoi. La investigación es de naturaleza cualitativa y descriptiva, ya que considera el entorno escolar como fuente fundamental de datos y la participación activa del investigador en el proceso investigativo. Se utilizaron referencias bibliográficas sobre modelado matemático y materiales manipulativos para construir clases experimentales, con el objetivo de acercar al alumnado al aprendizaje matemático, fortalecer las clases prácticas y apoyar al profesorado en sus actividades. Además, los resultados demuestran que PIBID ha contribuido significativamente al aprendizaje de la docencia de los futuros docentes, al facilitar la inmersión en diversas actividades docentes y la iniciación en la investigación.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JUCILÉIA DA CUNHA LIMA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2025.pdfJuciléia da Cunha Lima - TCC Licenciatura em Matemática CES 2025288.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.