Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42192
Title: Meio ambiente, sustentabilidade: transversalidade nas escolas rurais de Canindé-CE.
Other Titles: Environment, sustainability: transversality in rural schools in Canindé-CE.
???metadata.dc.creator???: ABREU, Luzenir Paiva Maciel de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MARACAJÁ, Patrício Borges.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: CHAVES, Alan Del Carlos Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MEDEIROS, Aline Carla de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MELO, Wyara Ferreira.
Keywords: Educação Ambiental.;Sustentabilidade.;Escolas Rurais.;Educação.;Environmental Education.;Sustainability.;Rural Schools.;Education.
Issue Date: 11-Oct-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ABREU, Luzenir Paiva Maciel de. Meio ambiente, sustentabilidade: transversalidade nas escolas rurais de Canindé-CE. 2024. 37 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Sistemas Agroindustriais) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa aborda a importância de integrar a educação ambiental ao currículo das escolas rurais, com foco em práticas sustentáveis e a formação de uma consciência ecológica entre os alunos. Esta pesquisa integrativa teve como principais objetivos potencializar as práticas pedagógicas voltadas para o meio ambiente e a sustentabilidade nessas escolas, identificar os desafios e oportunidades para a implementação de práticas sustentáveis no cotidiano escolar e propor estratégias que fortaleçam a transversalidade da sustentabilidade no ensino. A pesquisa revelou desafios significativos, como a falta de recursos materiais e infraestrutura adequada, além da necessidade de formação continuada dos professores em temas de sustentabilidade. No entanto, também foram identificadas oportunidades promissoras, como o potencial educativo do ambiente rural e a possibilidade de parcerias com organizações e instituições que podem contribuir com recursos e conhecimento técnico. Os resultados indicam que, apesar das dificuldades enfrentadas, é possível implementar práticas pedagógicas inovadoras que integrem a sustentabilidade de maneira transversal ao currículo escolar. As estratégias sugeridas incluem a criação de projetos comunitários, capacitação de docentes e a valorização do ambiente natural como ferramenta pedagógica, com o objetivo de promover maior conscientização ambiental e preparar os alunos para os desafios ecológicos da região de Canindé-CE.
Abstract: The research addresses the importance of integrating environmental education into the curriculum of rural schools, focusing on sustainable practices and the formation of ecological awareness among students. The main objectives of this integrative research were to enhance pedagogical practices focused on the environment and sustainability in these schools, identify challenges and opportunities for implementing sustainable practices in daily school life and propose strategies that strengthen the transversality of sustainability in teaching. The research revealed significant challenges, such as the lack of material resources and adequate infrastructure, in addition to the need for continued training of teachers on sustainability topics. However, promising opportunities were also identified, such as the educational potential of the rural environment and the possibility of partnerships with organizations and institutions that can contribute resources and technical knowledge. The results indicate that, despite the difficulties faced, it is possible to implement innovative pedagogical practices that integrate sustainability across the school curriculum. Suggested strategies include the creation of community projects, teacher training and the valorization of the natural environment as a pedagogical tool, with the aim of promoting greater environmental awareness and preparing students for the ecological challenges of the Canindé-CE region.
Keywords: Educação Ambiental.
Sustentabilidade.
Escolas Rurais.
Educação.
Environmental Education.
Sustainability.
Rural Schools.
Education.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Recursos Florestais e Engenharia Florestal.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42192
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais (Pombal).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUZENIR PAIVA MACIEL DE ABREU - DISSERTAÇÃO PPGGSA 2024.pdfLuzenir Paiva Maciel de Abreu - Dissertação PPGGSA 2024.302.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.