Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42192
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDABREU, L. P. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1374101714515183pt_BR
dc.contributor.advisor1MARACAJÁ, Patrício Borges.-
dc.contributor.advisor1IDMARACAJÁ, P. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5767308356895558pt_BR
dc.contributor.advisor-co1CHAVES, Alan Del Carlos Gomes.-
dc.contributor.advisor-co1IDCHAVES, A. D. C. G.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3798235256439208pt_BR
dc.contributor.referee1MEDEIROS, Aline Carla de.-
dc.contributor.referee2MELO, Wyara Ferreira.-
dc.description.resumoA pesquisa aborda a importância de integrar a educação ambiental ao currículo das escolas rurais, com foco em práticas sustentáveis e a formação de uma consciência ecológica entre os alunos. Esta pesquisa integrativa teve como principais objetivos potencializar as práticas pedagógicas voltadas para o meio ambiente e a sustentabilidade nessas escolas, identificar os desafios e oportunidades para a implementação de práticas sustentáveis no cotidiano escolar e propor estratégias que fortaleçam a transversalidade da sustentabilidade no ensino. A pesquisa revelou desafios significativos, como a falta de recursos materiais e infraestrutura adequada, além da necessidade de formação continuada dos professores em temas de sustentabilidade. No entanto, também foram identificadas oportunidades promissoras, como o potencial educativo do ambiente rural e a possibilidade de parcerias com organizações e instituições que podem contribuir com recursos e conhecimento técnico. Os resultados indicam que, apesar das dificuldades enfrentadas, é possível implementar práticas pedagógicas inovadoras que integrem a sustentabilidade de maneira transversal ao currículo escolar. As estratégias sugeridas incluem a criação de projetos comunitários, capacitação de docentes e a valorização do ambiente natural como ferramenta pedagógica, com o objetivo de promover maior conscientização ambiental e preparar os alunos para os desafios ecológicos da região de Canindé-CE.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTApt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqRecursos Florestais e Engenharia Florestal.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleMeio ambiente, sustentabilidade: transversalidade nas escolas rurais de Canindé-CE.pt_BR
dc.date.issued2024-10-11-
dc.description.abstractThe research addresses the importance of integrating environmental education into the curriculum of rural schools, focusing on sustainable practices and the formation of ecological awareness among students. The main objectives of this integrative research were to enhance pedagogical practices focused on the environment and sustainability in these schools, identify challenges and opportunities for implementing sustainable practices in daily school life and propose strategies that strengthen the transversality of sustainability in teaching. The research revealed significant challenges, such as the lack of material resources and adequate infrastructure, in addition to the need for continued training of teachers on sustainability topics. However, promising opportunities were also identified, such as the educational potential of the rural environment and the possibility of partnerships with organizations and institutions that can contribute resources and technical knowledge. The results indicate that, despite the difficulties faced, it is possible to implement innovative pedagogical practices that integrate sustainability across the school curriculum. Suggested strategies include the creation of community projects, teacher training and the valorization of the natural environment as a pedagogical tool, with the aim of promoting greater environmental awareness and preparing students for the ecological challenges of the Canindé-CE region.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42192-
dc.date.accessioned2025-06-10T19:19:55Z-
dc.date.available2025-06-10-
dc.date.available2025-06-10T19:19:55Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação Ambiental.pt_BR
dc.subjectSustentabilidade.pt_BR
dc.subjectEscolas Rurais.pt_BR
dc.subjectEducação.pt_BR
dc.subjectEnvironmental Education.pt_BR
dc.subjectSustainability.pt_BR
dc.subjectRural Schools.pt_BR
dc.subjectEducation.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorABREU, Luzenir Paiva Maciel de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironment, sustainability: transversality in rural schools in Canindé-CE.pt_BR
dc.identifier.citationABREU, Luzenir Paiva Maciel de. Meio ambiente, sustentabilidade: transversalidade nas escolas rurais de Canindé-CE. 2024. 37 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Sistemas Agroindustriais) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais (Pombal).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUZENIR PAIVA MACIEL DE ABREU - DISSERTAÇÃO PPGGSA 2024.pdfLuzenir Paiva Maciel de Abreu - Dissertação PPGGSA 2024.302.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.