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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42211
Title: | A importância da gestão ambiental e a agenda 2030 para as escolas rurais de Caridade - CE. |
Other Titles: | The importance of environmental management and the 2030 agenda for rural schools in Caridade - CE. |
???metadata.dc.creator???: | ROCHA, Maria Zilma Sampaio. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | MARACAJÁ, Patrício Borges. |
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: | MELO, Wyara Ferreira. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | MEDEIROS, Aline Carla de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | CHAVES, Alan Del Carlos Gomes. |
Keywords: | Desenvolvimento sustentável.;Gestão ambiental.;Escolas rurais.;Educação.;Sustainable development.;Environmental management.;Rural schools.;Education. |
Issue Date: | 3-Oct-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ROCHA, Maria Zilma Sampaio. A importância da gestão ambiental e agenda 2030 para as escolas rurais de Caridade - CE. 2024. 40 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Sistemas Agroindustriais) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A sustentabilidade vem sendo uma temática bastante debatida nos dias atuais, em detrimento dos diversos impactos das atividades humanas no meio ambiente, tornando urgente a necessidade de repensar práticas em diferentes setores da sociedade. Diante da problemática apresenta, a pesquisa tem como objetivo analisar a relevância da gestão ambiental e sua contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 nas escolas rurais do município de Caridade, Ceará. A pesquisa adotou uma abordagem integrativa, explorando dados e conceitos relacionados à sustentabilidade no contexto educacional rural. Os resultados indicam que a implementação de práticas sustentáveis nas escolas rurais enfrenta diversos desafios, como a escassez de recursos financeiros, infraestrutura inadequada e a necessidade de capacitação contínua de professores e gestores para o uso de metodologias voltadas à sustentabilidade. Conclui-se que, apesar dos obstáculos, a gestão ambiental nas escolas pode contribuir significativamente para o alcance dos ODS e para a formação de uma comunidade escolar mais consciente e engajada com as questões ambientais, desde que haja investimentos e apoio para a superação desses desafios. |
Abstract: | Sustainability has been a hotly debated topic these days, to the detriment of the various impacts of human activities on the environment, making it urgent to rethink practices in different sectors of society. Given the problem presented, the research aims to analyze the relevance of environmental management and its contribution to the Sustainable Development Goals (SDGs) of the 2030 Agenda in rural schools in the municipality of Caridade, Ceará. The research adopted an integrative approach, exploring data and concepts related to sustainability in the rural educational context. The results indicate that the implementation of sustainable practices in rural schools faces several challenges, such as the scarcity of financial resources, inadequate infrastructure and the need for continuous training of teachers and managers to use methodologies focused on sustainability. It is concluded that, despite the obstacles, environmental management in schools can contribute significantly to the achievement of the SDGs and to the formation of a school community that is more aware and engaged with environmental issues, as long as there is investment and support to overcome these challenges. |
Keywords: | Desenvolvimento sustentável. Gestão ambiental. Escolas rurais. Educação. Sustainable development. Environmental management. Rural schools. Education. |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Recursos Florestais e Engenharia Florestal. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42211 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais (Pombal). |
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MARIA ZILMA SAMPAIO ROCHA - DISSERTAÇÃO PPGGSA 2024.pdf | Maria Zilma Sampaio Rocha - Dissertação PPGGSA 2024. | 365.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
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