Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42211
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDZilma.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5944565502967133pt_BR
dc.contributor.advisor1MARACAJÁ, Patrício Borges.-
dc.contributor.advisor1IDMARACAJÁ, P. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5767308356895558pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MELO, Wyara Ferreira.-
dc.contributor.advisor-co1IDMELO, W. F.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8885615330187933pt_BR
dc.contributor.referee1MEDEIROS, Aline Carla de.-
dc.contributor.referee2CHAVES, Alan Del Carlos Gomes.-
dc.description.resumoA sustentabilidade vem sendo uma temática bastante debatida nos dias atuais, em detrimento dos diversos impactos das atividades humanas no meio ambiente, tornando urgente a necessidade de repensar práticas em diferentes setores da sociedade. Diante da problemática apresenta, a pesquisa tem como objetivo analisar a relevância da gestão ambiental e sua contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 nas escolas rurais do município de Caridade, Ceará. A pesquisa adotou uma abordagem integrativa, explorando dados e conceitos relacionados à sustentabilidade no contexto educacional rural. Os resultados indicam que a implementação de práticas sustentáveis nas escolas rurais enfrenta diversos desafios, como a escassez de recursos financeiros, infraestrutura inadequada e a necessidade de capacitação contínua de professores e gestores para o uso de metodologias voltadas à sustentabilidade. Conclui-se que, apesar dos obstáculos, a gestão ambiental nas escolas pode contribuir significativamente para o alcance dos ODS e para a formação de uma comunidade escolar mais consciente e engajada com as questões ambientais, desde que haja investimentos e apoio para a superação desses desafios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTApt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqRecursos Florestais e Engenharia Florestal.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA importância da gestão ambiental e a agenda 2030 para as escolas rurais de Caridade - CE.pt_BR
dc.date.issued2024-10-03-
dc.description.abstractSustainability has been a hotly debated topic these days, to the detriment of the various impacts of human activities on the environment, making it urgent to rethink practices in different sectors of society. Given the problem presented, the research aims to analyze the relevance of environmental management and its contribution to the Sustainable Development Goals (SDGs) of the 2030 Agenda in rural schools in the municipality of Caridade, Ceará. The research adopted an integrative approach, exploring data and concepts related to sustainability in the rural educational context. The results indicate that the implementation of sustainable practices in rural schools faces several challenges, such as the scarcity of financial resources, inadequate infrastructure and the need for continuous training of teachers and managers to use methodologies focused on sustainability. It is concluded that, despite the obstacles, environmental management in schools can contribute significantly to the achievement of the SDGs and to the formation of a school community that is more aware and engaged with environmental issues, as long as there is investment and support to overcome these challenges.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42211-
dc.date.accessioned2025-06-11T18:31:26Z-
dc.date.available2025-06-11-
dc.date.available2025-06-11T18:31:26Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentável.pt_BR
dc.subjectGestão ambiental.pt_BR
dc.subjectEscolas rurais.pt_BR
dc.subjectEducação.pt_BR
dc.subjectSustainable development.pt_BR
dc.subjectEnvironmental management.pt_BR
dc.subjectRural schools.pt_BR
dc.subjectEducation.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROCHA, Maria Zilma Sampaio.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of environmental management and the 2030 agenda for rural schools in Caridade - CE.pt_BR
dc.identifier.citationROCHA, Maria Zilma Sampaio. A importância da gestão ambiental e agenda 2030 para as escolas rurais de Caridade - CE. 2024. 40 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Sistemas Agroindustriais) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais (Pombal).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ZILMA SAMPAIO ROCHA - DISSERTAÇÃO PPGGSA 2024.pdfMaria Zilma Sampaio Rocha - Dissertação PPGGSA 2024.365.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.