Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42226
Title: | “O livro que eu mais gostava de levar para casa era esse”: caminhos abertos pelas vivências de crianças e famílias com o livro literário na UAEI e além dela. |
Other Titles: | "The book I liked to take home the most was this one": pathways opened by the experiences of children and families with literary books in the UAEI and beyond. |
???metadata.dc.creator???: | LIMA, Maria Betania Barbosa da Silva. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SILVA, Márcia Tavares. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | RAMOS, Fabiana. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | CANCIAN, Viviane Ache. |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | PORTO, Shirley Barbosa das Neves. |
???metadata.dc.contributor.referee4???: | NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. |
Keywords: | Família;Literatura infantil;UAEI;Educação Infantil;Práticas de leitura literária;Family;Children’s literature;UAEI;Early Childhood Education;Literary reading practices;Familia;Educación Infantil;Prácticas de lectura literaria;Leitura |
Issue Date: | 19-Mar-2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LIMA, Maria Betania Barbosa da Silva. “O livro que eu mais gostava de levar para casa era esse”: caminhos abertos pelas vivências de crianças e famílias com o livro literário na UAEI e além dela. 2025. 256 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós- Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta tese tem como objetivo investigar a repercussão das práticas de leitura literária promovidas na Unidade Acadêmica de Educação Infantil (UAEI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na relação de crianças egressas com os livros e a leitura no contexto familiar. Em face do reconhecimento da criança como sujeito de direitos, o estudo contempla uma breve retrospectiva histórica da infância, da literatura infantil e da Educação Infantil, compreendendo que esses universos estão entrelaçados Assim, busca evidenciar o direito da criança à literatura infantil, desde a Educação Infantil, como essencial para a sua formação humana e leitora, num processo que deve contar com a participação da família por ela também ser responsável pela educação e cuidados da criança. O aporte teórico abrange os estudos de Ariès (2006), Sarmento (2007), Dahlberg, Moss e Pence (2003), Kramer (2001) e Oliveira (2011), que refletem sobre a infância e a Educação Infantil, além da legislação que rege essa primeira etapa educativa. Também os de Zilberman (2007), Coelho (2000), Cadermatori (2010), Colomer (2017), Corsino (2010), Bajard (2007), Martins (1986), Vigotski (2000, 2007), Melo (2007), Reyes (2010, 2012), Girotto e Souza (2016), e Carvalho e Baroukh (2018), que tratam da literatura infantil e da mediação de sua leitura. No que tange à participação familiar na formação do leitor, inclui ainda as reflexões de Reyes (2010, 2012), Andruetto (2012) e de Balça, Azevedo e Barros (2017). A estratégia de pesquisa qualitativa adotada foi o estudo de caso, que teve como campo empírico de investigação a UAEI/UFCG e como sujeitos de pesquisa crianças egressas, seus familiares e profissionais dessa instituição. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e roda de conversa, sendo analisados conforme as orientações da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2021). Os resultados indicaram que a leitura literária fez parte da rotina diária das crianças, tanto na UAEI quanto em casa, com seus familiares, evidenciando o importante papel da biblioteca da instituição à democratização da leitura literária, através do oferecimento do acesso livre aos livros e da autonomia das crianças na escolha das leituras, além do empréstimo diário para leitura compartilhada em casa. O trabalho sistemático e contínuo realizado pelas profissionais da instituição para incentivar a leitura, tanto no ambiente escolar quanto no familiar, mostra-se essencial e ultrapassa limites institucionais, demonstrando a relevância das vivências com o literário na Educação Infantil e da participação familiar na formação leitora das crianças. |
Abstract: | This thesis aims to investigate the impact of literary reading practices promoted at the Academic Unit of Early Childhood Education (UAEI) of the Federal University of Campina Grande (UFCG) on the relationship of former students with books and reading within the family context. In light of the recognition of the child as a subject of rights, the study includes a brief historical retrospective of childhood, children's literature, and early childhood education, understanding that these universes are intertwined. Thus, it seeks to highlight the child’s right to children's literature, starting in early childhood education, as essential for their human and reading development, in a process that must involve the family, as it is also responsible for the child's education and care. The theoretical framework includes the works of Ariès (2006), Sarmento (2007), Dahlberg, Moss, and Pence (2003), Kramer (2001), and Oliveira (2011), who reflect on childhood and early childhood education, as well as the legislation governing this initial educational stage. It also draws on the works of Zilberman (2007), Coelho (2000), Cadermatori (2010), Colomer (2017), Corsino (2010), Bajard (2007), Martins (1986), Vygotsky (2000, 2007), Melo (2007), Reyes (2010, 2012), Girotto and Souza (2016), and Carvalho and Baroukh (2018), who discuss children's literature and the mediation of its reading. Regarding family involvement in the development of readers, it also includes the reflections of Reyes (2010, 2012), Andruetto (2012), and Balça, Azevedo, and Barros (2017). The qualitative research strategy adopted was a case study, with the UAEI/UFCG as the empirical field and former students, their families, and institution professionals as research subjects. Data were collected through semi-structured interviews and focus group discussions, analyzed via Content Analysis as proposed by Bardin (2021).Results indicated that literary reading was part of children’s daily routines both at UAEI and at home with their families, emphasizing that the institution’s library played a key role in democratizing literary reading by offering free access to books, granting children autonomy in selecting readings, and facilitating daily lending for shared reading at home. The systematic and ongoing efforts by professionals to promote reading, both in school and family environments, proved essential, transcending institutional boundaries finding underscore the importance of literary experiences in Early Childhood Education and family participation in fostering children’s development as readers. |
???metadata.dc.description.resumen???: | Esta tesis tiene como objetivo investigar la repercusión de las prácticas de lectura literaria promovidas en la Unidad Académica de Educación Infantil (UAEI) de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG) en la relación de los niños egresados con los libros y la lectura en el contexto familiar. Ante el reconocimiento del niño como sujeto de derechos, el estudio incluye una breve retrospectiva histórica de la infancia, la literatura infantil y la Educación Infantil, comprendiendo que estos universos están entrelazados. Así, busca evidenciar el derecho del niño a la literatura infantil, desde la Educación Infantil, como esencial para su formación humana y lectora, en un proceso que debe contar con la participación de la familia, ya que también es responsable de la educación y los cuidados del niño. El aporte teórico abarca los estudios de Ariès (2006), Sarmento (2007), Dahlberg, Moss y Pence (2003), Kramer (2001) y Oliveira (2011), que reflexionan sobre la infancia y la Educación Infantil, además de la legislación que rige esta primera etapa educativa. También los de Zilberman (2007), Coelho (2000), Cadermatori (2010), Colomer (2017), Corsino (2010), Bajard (2007), Martins (1986), Vigotski (2000, 2007), Melo (2007), Reyes (2010, 2012), Girotto y Souza (2016), y Carvalho y Baroukh (2018), que abordan la literatura infantil y la mediación de su lectura. En cuanto a la participación familiar en la formación del lector, también incluye las reflexiones de Reyes (2010, 2012), Andruetto (2012) y de Balça, Azevedo y Barros (2017). La estrategia de investigação cualitativa adoptada fue el estudio de caso, que tuvo como campo empírico de investigación la UAEI/UFCG y como sujetos de investigación los niños egresados, sus familiares y profesionales de esta institución. Los datos fueron recolectados mediante entrevistas semiestructuradas y rondas de conversación, siendo analizados de acuerdo con las orientaciones del Análisis de Contenido propuesto por Bardin (2021). Los resultados indicaron que la lectura literaria formó parte de la rutina diaria de los niños, tanto en la UAEI como en casa, con sus familiares, evidenciando el importante papel de la biblioteca de la institución en la democratización de la lectura literaria, a través de la oferta de acceso libre a los libros y la autonomía de los niños en la elección de lecturas, además del préstamo diario para lectura compartida en casa. El trabajo sistemático y continuo realizado por los profesionales de la institución para fomentar la lectura, tanto en el ambiente escolar como familiar, resulta esencial y trasciende los límites institucionales, demostrando la relevancia de las vivencias literarias en la Educación Infantil y de la participación familiar en la formación lectora de los niños. |
Keywords: | Família Literatura infantil UAEI Educação Infantil Práticas de leitura literária Family Children’s literature UAEI Early Childhood Education Literary reading practices Familia Educación Infantil Prácticas de lectura literaria Leitura |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Letras |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42226 |
Appears in Collections: | Doutorado em Linguagem e Ensino |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA BETANIA BARBOSA DA SILVA LIMA - TESE - (PPGLE) 2025.pdf | 3.8 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.