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Title: Aplicação de uma metodologia para o planejamento de melhoria de um empreendimento ótico.
Other Titles: Application of a methodology for the planning of improvement of an optical enterprise.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO NETO, Miguel Arcângelo de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FARIAS, Daniel Oliveira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CUNHA, John Elton de Brito Leite.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Fernanda Raquel Roberto.
Keywords: Empreendedorismo;Competitividade;Empreendimento ótico;Planejamento estratégico;Optical enterprise;Strategic planning;Entrepreneurship
Issue Date: 19-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO NETO, Miguel Arcângelo de. Aplicação de uma metodologia para o planejamento de melhoria de um empreendimento ótico. 2018. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4225
???metadata.dc.description.resumo???: O empreendedorismo cresce constantemente no Brasil, por falta de oportunidade ou até mesmo pela independência profissional. Alguns empreendimentos iniciam sem um planejamento adequado e acabam fechando as portas. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo aplicar ferramentas do planejamento estratégico, vislumbrando a melhoria e o aumento da competitividade. Primeiramente foi realizada a pesquisa de mercado, com o intuito de colher informações de seis óticas da cidade de Sumé – PB, após a coleta de dados foi feita a análise, nessa etapa foi identificado o empreendimento com maior carência de planejamento e, posteriormente, foram aplicadas algumas ferramentas do planejamento estratégico, as quais foram de enorme valia para o desempenho da ótica em estudo.
Abstract: Entrepreneurship is constantly growing in Brazil, due to lack of opportunity or even professional independence. Some ventures start without proper planning and end up closing the doors. Therefore, the objective of this work is to apply strategic planning tools, with a view to improving and increasing competitiveness. Firstly, the market research was carried out, with the purpose of collecting information from six optics of the city of Sumé – PB, after the data collection was made the analysis, in this stage was identified the enterprise with the greatest lack of planning and, subsequently, were some strategic planning tools were applied, which were of great value for the performance of the study optics.
Keywords: Empreendedorismo
Competitividade
Empreendimento ótico
Planejamento estratégico
Optical enterprise
Strategic planning
Entrepreneurship
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4225
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