Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4225
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO NETO, M. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0138869265927871pt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS, Daniel Oliveira de.-
dc.contributor.advisor1IDFARIAS, D. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8164014190223142pt_BR
dc.contributor.referee1CUNHA, John Elton de Brito Leite.-
dc.contributor.referee2PEREIRA, Fernanda Raquel Roberto.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursoengpoducaoCDSA.2018.tccmon.araujoneto-
dc.description.resumoO empreendedorismo cresce constantemente no Brasil, por falta de oportunidade ou até mesmo pela independência profissional. Alguns empreendimentos iniciam sem um planejamento adequado e acabam fechando as portas. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo aplicar ferramentas do planejamento estratégico, vislumbrando a melhoria e o aumento da competitividade. Primeiramente foi realizada a pesquisa de mercado, com o intuito de colher informações de seis óticas da cidade de Sumé – PB, após a coleta de dados foi feita a análise, nessa etapa foi identificado o empreendimento com maior carência de planejamento e, posteriormente, foram aplicadas algumas ferramentas do planejamento estratégico, as quais foram de enorme valia para o desempenho da ótica em estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.titleAplicação de uma metodologia para o planejamento de melhoria de um empreendimento ótico.pt_BR
dc.date.issued2018-12-19-
dc.description.abstractEntrepreneurship is constantly growing in Brazil, due to lack of opportunity or even professional independence. Some ventures start without proper planning and end up closing the doors. Therefore, the objective of this work is to apply strategic planning tools, with a view to improving and increasing competitiveness. Firstly, the market research was carried out, with the purpose of collecting information from six optics of the city of Sumé – PB, after the data collection was made the analysis, in this stage was identified the enterprise with the greatest lack of planning and, subsequently, were some strategic planning tools were applied, which were of great value for the performance of the study optics.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4225-
dc.date.accessioned2019-06-10T17:14:57Z-
dc.date.available2019-06-10-
dc.date.available2019-06-10T17:14:57Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectEmpreendimento óticopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectOptical enterprisept_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO NETO, Miguel Arcângelo de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeApplication of a methodology for the planning of improvement of an optical enterprise.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO NETO, Miguel Arcângelo de. Aplicação de uma metodologia para o planejamento de melhoria de um empreendimento ótico. 2018. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4225pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIGUEL ARCÂNGELO DE ARAÚJO NETO - TCC ENG DE PRODUÇÃO 2018..pdfMiguel Arcângelo de Araújo Neto - TCC Eng. de Produção 2018.16.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.