Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42271
Title: Design, impressão 3D e inovação social: análise de estudos de caso para a definição de diretrizes visando a aplicação em comunidades desfavorecidas
Other Titles: Design, 3D printing, and social innovation: analysis of case studies for the definition of guidelines aimed at application in disadvantaged communities.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, José Victor dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: TORRES, Pablo Marcel de Arruda.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CLEMENTINO, Thamyres Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARROS, Kléber da Silva.
Keywords: Cajucultura;Manufatura Aditiva;Impressão 3D;Inovação Social;Design;Cashew culture;Additive Manufacturing;3D printing;Social Innovation;Design
Issue Date: 26-Feb-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, José Victor dos Santos. DESIGN, IMPRESSÃO 3D E INOVAÇÃO SOCIAL: análise de estudos de caso para a definição de diretrizes visando a aplicação em comunidades desfavorecidas. 2025. 121 p. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa estabelece uma relação entre Manufatura Aditiva e Inovação Social, sob a perspectiva do Design, e objetiva propor diretrizes para inserir a Impressão 3D em projetos socialmente inovadores, especialmente em regiões desfavorecidas. É caracterizada como de natureza aplicada, de abordagem mista, exploratória e descritiva, quanto aos objetivos, e bibliográfica. Seus procedimentos incluem estudos de caso, sendo estes múltiplos, que foram selecionados por gerarem produtos impressos em 3D que causam impacto social, e pesquisa documental. Seus instrumentos são questionário, sessão de grupo e materiais audiovisuais. Fundamenta-se na Design Science Research (DSR) e seu desenvolvimento de produtos pelo Human-Centered Design (HCD), dividido em três (3) fases: “Ouvir”, com avaliação do conhecimento preexistente, auto-documentação e proposição de artefatos para resolver o problema específico; “Criar”, com a abordagem de co-projeto participativo, envolvendo a identificação de padrões para extrair insights principais, e transformação de ideias em realidade, produzindo protótipos; e “Implementar”, abrangendo a identificação de capacidades necessárias, avaliação do artefato, com a realização de testes com usuários, para avaliar a aplicabilidade das diretrizes propostas e o impacto gerado, conclusões e comunicação dos resultados. Como resultados, instruções relacionadas a fatores técnicos, sobre impressoras 3D, filamentos e configurações de impressão, e sociais, sobre parceiros potenciais, para estimular a implementação de iniciativas, e produtos (martelo e recipientes) foram desenvolvidos para beneficiar um grupo de trabalhadores da cajucultura de Jacaraú, Paraíba, com conforto e agilidade.
Abstract: This research establishes a relationship between Additive Manufacturing and Social Innovation from the perspective of Design and aims to propose guidelines for incorporating 3D Printing into socially innovative projects, especially in disadvantaged regions. It is characterized as applied in nature, with a mixed-methods approach, exploratory and descriptive in terms of its objectives, and bibliographic. Its procedures include case studies — multiple in number — which were selected for generating 3Dprinted products that create social impact, as well as documentary research. Its instruments are a questionnaire, group session, and audiovisual materials. It is grounded in Design Science Research (DSR) and its product development through Human-Centered Design (HCD), divided into three (3) phases: “Hear,” with assessment of pre-existing knowledge, self-documentation, and the proposal of artifacts to solve a specific problem; “Create,” applying a participatory co-design approach, involving the identification of patterns to extract key insights and transforming ideas into reality by producing prototypes; and “Deliver,” covering the identification of necessary capabilities, artifact evaluation, conducting user testing to assess the applicability of the proposed guidelines and the impact generated, conclusions, and communication of results. As a result, instructions related to technical factors — concerning 3D printers, filaments, and printing settings — and social aspects — about potential partners — were developed to encourage the implementation of initiatives. Additionally, products (a hammer and containers) were developed to benefit a group of cashew workers from Jacaraú, Paraíba, by enhancing comfort and agility.
Keywords: Cajucultura
Manufatura Aditiva
Impressão 3D
Inovação Social
Design
Cashew culture
Additive Manufacturing
3D printing
Social Innovation
Design
???metadata.dc.subject.cnpq???: Design
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42271
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSE VICTOR DOS SANTOS ARAUJO - DISSERTAÇÃO - (PPGD) 2025.pdf10.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.