Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42276
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1917-8573pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9676599062963083pt_BR
dc.contributor.advisor1CABRAL, Károl Veiga-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5678-7859pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6421840541041541pt_BR
dc.contributor.referee1MORAES JÚNIOR, Manoel Ribeiro-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6986-7671pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2429279552706202pt_BR
dc.contributor.referee2GALINDO, Dolores Cristina Gomes-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2071-3967pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6781116835399339pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trouxe importantes contribuições e reflexões sobre as mulheres negras quilombolas e as políticas públicas afirmativas no ensino superior na Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio das escrevivências de uma estudante negra quilombola. Para tanto, realizou-se uma breve história do contexto das mulheres negras quilombolas que foram, até certo ponto, excluídas de uma sociedade marcada por ausência de democracia etnocêntrica, que não valoriza a população negra. Diante dessa realidade, foi importante destacar que essa temática me constituiu como autora deste trabalho e me fez desejar aprofundar o estudo sobre o cotidiano de formação das mulheres negras nos processos de ingresso, permanência e realização do Ensino Superior, especialmente, das mulheres negras quilombolas. Buscou-se estabelecer uma analítica da interface da formação como garantia da universidade na perspectiva inclusiva dos direitos humanos, sobretudo, a partir da ênfase no direito à Educação no Ensino Superior por meio das políticas públicas de ações afirmativas. Desse modo, essa pesquisa teve como objetivo geral: analisar as escrevivências de uma mulher negra quilombola na Universidade Pública na Amazônia Paraense, acessando o Ensino Superior por cotas na UFPA. Como objetivos específicos foram estabelecidos os seguintes: a) Historicizar as memórias de uma mulher negra Quilombola, suas vivências e seus atravessamentos na luta por autodefinição e reafirmação na Universidade Federal do Pará; b) Analisar, por meio da escrevivência, as resistências e tensões vividas por mim como mulher negra quilombola amazônida durante a graduação; c) Avaliar os efeitos das ações afirmativas no ensino superior das mulheres negras quilombolas, analisando como elas são subjetivadas e criam relações de pertencimento na experiência acadêmica. Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia desta pesquisa teve uma abordagem qualitativa e bibliográfica, trazendo a minha escrita através do conceito de escrevivência de Conceição Evaristo para construir a minha autobiografia, com a análise das memórias orais. Por fim, justifica-se este estudo, problematizando o acontecimento de que as mulheres negras na Amazônia Paraense, assim como, as mulheres quilombolas, indígenas entre outras venham ser protagonistas nos espaços ainda não ocupados por elas. Como resultados, é possível afirmar que há ganhos significativos na UFPA na garantia de direitos de ingresso e permanência de mulheres negras quilombolas na universidade, mesmo enfrentando dilemas e tensões na implantação das políticas públicas afirmativas pelo fato de que há conflitos na comunidade acadêmica e na sociedade quanto às cotas em função da defesa de privilégios de branquitude presentes em diversos espaços e relações sociais, o que implica em sofrimento no âmbito da saúde mental e coletiva de mulheres negras quilombolas atrelado às desigualdades sociais e raciais, materializadas pelo preconceito, racismo, etnocentrismo, sexismo, questões socioeconômicas e pela discriminação negativa que estão presentes na vida delas em um país que acredita na parcialidade de uma democracia universalizante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqPsicologiapt_BR
dc.titleMulheres negras quilombolas e as políticas públicas afirmativas no ensino superior na Universidade Federal do Pará: escrivências de uma estudante negra quilombola.pt_BR
dc.date.issued2023-12-08-
dc.description.abstractThis work brought important contributions and reflections on black quilombola women and affirmative public policies in higher education at the Federal University of Pará (UFPA), through the writings of a black quilombola student. To this end, a brief history was made of the context of black quilombola women who were, to a certain extent, excluded from a society marked by the absence of ethnocentric democracy, which does not value the black population. Given this reality, it was important to highlight that this theme constituted me as the author of this work and made me want to deepen the study of the daily training of black women in the processes of entry, retention and completion of Higher Education, especially of black quilombola women. We sought to establish an analysis of the training interface as a guarantee of the university from the inclusive perspective of human rights, above all, based on the emphasis on the right to Education in Higher Education through public affirmative action policies. Thus, this research had the general objective: to analyze the writings of a black quilombola woman at the Public University in the Amazon of Pará, accessing Higher Education through quotas at UFPA. The following were established as specific objectives: a) Historicize the memories of a black Quilombola woman, her experiences and her obstacles in the struggle for self-definition and reaffirmation at the Federal University of Pará; b) Analyze, through writing, the resistance and tensions I experienced as a black Amazonian quilombola woman during my undergraduate studies; c) Evaluate the effects of affirmative actions on higher education for black quilombola women, analyzing how they are subjectivized and create relationships of belonging in the academic experience. To achieve the proposed objectives, the methodology of this research had a qualitative and bibliographical approach, bringing my writing through Conceição Evaristo's concept of writing to build my autobiography, with the analysis of oral memories. In view of this, Finally, this study is justified, problematizing the event that black women in the Amazon of Pará, as well as quilombola and indigenous women, among others, come to be protagonists in spaces not yet occupied by them. As a result, it is possible to affirm that there are significant gains at UFPA in guaranteeing the rights of entry and permanence of black quilombola women at the university, even facing dilemmas and tensions in the implementation of affirmative public policies due to the fact that there are conflicts in the academic community and in society regarding quotas due to the defense of privileges of whiteness present in different spaces and social relations, which implies suffering in the mental and collective health of black quilombola women linked to social and racial inequalities, materialized by prejudice, racism, ethnocentrism, sexism, socioeconomic issues and negative discrimination that are present in their lives in a country that believes in the partiality of a universal democracy.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42276-
dc.date.accessioned2025-06-26T13:03:33Z-
dc.date.available2025-06-26-
dc.date.available2025-06-26T13:03:33Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectMulheres negras quilombolaspt_BR
dc.subjectEnsino superior e mulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectAmazônia - mulheres negraspt_BR
dc.subjectUFPA - Dissertação - mulheres quilombolas autoraspt_BR
dc.subjectCotas - ensino superiorpt_BR
dc.subjectAções afirmativas - ensino superiorpt_BR
dc.subjectEstudante negra e quilombolapt_BR
dc.subjectConceição Evaristo - escrivênciapt_BR
dc.subjectEscrivência - estudante negra e quilombolapt_BR
dc.subjectEscrita feminina quilombolapt_BR
dc.subjectMulheres quimbolas nas ciências - dissertaçãopt_BR
dc.subjectQuilombo Vila de Umarizal - Baião - PApt_BR
dc.subjectRegião Norte - dissertação - UFPApt_BR
dc.subjectBaião-PA - Quilombo Vila de Umarizalpt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectPolíticas públicas de cotas e afirmaçãopt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Vila de Umarizal - Baião - PApt_BR
dc.subjectQuilombola womenpt_BR
dc.subjectBlack quilombola womenpt_BR
dc.subjectHigher education and quilombola womenpt_BR
dc.subjectAmazon - black womenpt_BR
dc.subjectUFPA - Dissertation - quilombola women authorspt_BR
dc.subjectQuotas - higher educationpt_BR
dc.subjectAffirmative actions - higher educationpt_BR
dc.subjectBlack quilombola studentpt_BR
dc.subjectConceição Evaristo - clerkpt_BR
dc.subjectClerk - black quilombola studentpt_BR
dc.subjectQuilombola women's writingpt_BR
dc.subjectQuimbola women in science - dissertationpt_BR
dc.subjectQuilombo Vila de Umarizal - Baião - PApt_BR
dc.subjectNorthern Region - dissertation - UFPApt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectPublic policies of quotas and affirmationpt_BR
dc.subjectQuilombola Community Vila de Umarizal - Baião - PApt_BR
dc.subjectSamba de cacetept_BR
dc.subjectCultura quilombolapt_BR
dc.subjectQuilombola culturept_BR
dc.subjectDireitos humanos-
dc.subjectHuman rights-
dc.subjectPermanência - ensino superior - mulheres negras quilombolas-
dc.subjectPermanence - higher education - black quilombola women-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFREITAS, Ronilda Bordó de-
dc.creatorGARCIA, Ronilda Bordó de Freitas-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBlack quilombola women and affirmative public policies in higher education at the Federal University of Pará: writings of a black quilombola student.pt_BR
dc.relationhttps://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13995935-
dc.identifier.citationFREITAS, Ronilda Bordó de. Mulheres negras quilombolas e as políticas públicas afirmativas no ensino superior na Universidade Federal do Pará: escrivências de uma estudante negra quilombola. 2023. 78f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Pará, Belém - PA - Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:2 Região Norte do Brasil - Dissertações Psicologia - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RONILDA BORDO DE FREITAS - DISSERTAÇÃO NORTE UFPA PPG PSICOLOGIA 2023.pdfRonilda Bordo de Freitas - Dissertação Norte UFPA PPG Psicologia 2023494.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.