Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42290
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVEIGA, G. R. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4233970463469130pt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Regina Coeli Gomes.-
dc.contributor.referee1SANTOS, Rodolpho Gauthier Cardoso dos.-
dc.contributor.referee2CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.-
dc.contributor.referee3SOUSA, Francisco Carlos Oliveira de.-
dc.contributor.referee4APOLINÁRIO, Juciene Ricarte.-
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo problematizar o processo de implantação, de desenvolvimento e de apropriação da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), no Instituto Federal da Paraíba, Campus Campina Grande (IFPB-CG), e suas possíveis aproximações com a proposta de Ensino de História, ofertada no campus. O recorte temporal estudado se passa entre os anos de 2010 a 2021. Trata-se de uma História do Tempo Presente, com foco no Ensino de História, além de um diálogo com a História Cultural. Como percurso metodológico, optou-se por elaborar uma Escrita de Si, a partir de Michel Foucault, e o conceito de “escrevivência”, de Conceição Evaristo, refletindo como o cotidiano de sala de aula marca nossa experiência enquanto professor de História. As fontes problematizadas, no decorrer da elaboração do texto, foram o regulamento da ONHB, a proposta de ensino de História do IFPB-CG, a partir dos Planos Pedagógicos dos cursos técnicos integrados. Para a coleta de dados, lançou-se mão de entrevistas realizadas com docentes e discentes, participantes da olimpíada, bem como de um questionário aplicado com 50 discentes olímpicos; além de fotografias sobre o IFPB-CG e a participação de tal instituição nas edições da ONHB. Os conceitos que dialogam com a escrita do texto se baseiam na ideia de experiência, de Larrosa (2018); no conceito de espaço, praticado por Certeau (2019); no currículo, a partir dos escritos de Silva (2000; 2010; 2020) e, no Ensino de História, com Albuquerque Junior (2019). Como resultado da análise, percebeu-se que, ao aproximar as metodologias da ONHB com o ensino de História, desenvolvido no cotidiano da sala de aula, os discentes demonstraram uma melhor compreensão na aprendizagem histórica, sendo capazes de articular a realidade cotidiana deles com os conceitos históricos trabalhados, o que contribuiu para a construção de uma estrutura de pensamento histórico, de modo que os estudantes passam a agir como sujeitos históricos mais conscientes do lugar social que ocupam, mediante a apresentação de ideias, questionando lugares e construindo um caminho para a cidadania. Desse modo, a possível aproximação entre a ONHB e a proposta do Ensino de História no IFPB-CG pode ocorrer, mas são necessárias mudanças, em âmbito institucional, tanto na forma de compreensão da própria olimpíada quanto na proposta de ensino do campus.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titlePráticas educativas e escrevivências: um diálogo entre a experiência do ensino de História e a ONHB no IFPB-CG (2010 – 2021).pt_BR
dc.date.issued2025-03-28-
dc.description.abstractThis dissertation aims to problematize the process of implantation, development, and appropriation of the National Olympics in History of Brazil (ONHB) at the Federal Institute of Paraíba Campus Campina Grande (IFPB-CG) and its possible approximations with the proposal of Teaching History offered on campus. The time frame studied takes place between the years 2010 and 2021. It is a History of the Present Time, focusing on History Teaching and a dialogue with Cultural History. As a methodological approach, a Writing the Self based on Michel Foucault and on the concept of “writing” by Conceição Evaristo was considered, working with how the daily life of the classroom marks our experience as a History teacher. The sources problematized during the elaboration of the text were the regulation of the ONHB, the proposal of teaching history of the IFPB-CG from the Pedagogical Plans of the integrated technical courses, the interviews carried out with teachers and students participating in the Olympiad, a questionnaire applied with 50 Olympic students, photographs about the IFPB-CG and participation in ONHB editions. The concepts that dialogue with the writing of the text are based on the idea of experience of Jorge Larrosa, on the concept of space practiced by Michel de Certeau, on the curriculum based on the writings of Tomas Tadeu e Silva, and on Teaching History with Durval Muniz de Albuquerque Junior. As a result of the analysis, it could be seen that, by approaching the methodologies of the ONHB to the teaching of History developed in the daily life of the classroom, the students demonstrated a better understanding of historical learning, being able to articulate their daily reality with the concepts worked, which contributed to the construction of a structure of historical thinking in which students start to act as historical subjects more aware of the social place they occupy, through the presentation of ideas, questioning places and building a path to citizenship. In this way, the possible approximation between the ONHB and the proposal of History Teaching at the IFPB-CG can occur, but changes are necessary, at an institutional level, both in the way of understanding the Olympiad itself and in the teaching proposal on campus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42290-
dc.date.accessioned2025-06-27T12:31:06Z-
dc.date.available2025-06-27-
dc.date.available2025-06-27T12:31:06Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectHistória - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de história - experiênciaspt_BR
dc.subjectPrática educativapt_BR
dc.subjectEscrita de sipt_BR
dc.subjectOlimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)pt_BR
dc.subjectHistory - study and teachingpt_BR
dc.subjectTeaching history - experiencespt_BR
dc.subjectEducational practicept_BR
dc.subjectWriting about oneselfpt_BR
dc.subjectNational Olympiad in Brazilian History (ONHB)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVEIGA, Glayds Richeles Araujo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducational practices and writing experiences: a dialogue between the experience of teaching History and the ONHB at IFPB-CG (2010 – 2021).pt_BR
dc.identifier.citationVEIGA, Glayds Richeles Araujo. Práticas educativas e escrevivências: um diálogo entre a experiência do ensino de História e a ONHB no IFPB-CG (2010 – 2021). 2024. 172 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GLAYDS RICHELES ARAUJO VEIGA - DISSERTAÇÃO (PPGH) 2024.pdf3.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.