Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42290
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | VEIGA, G. R. A. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4233970463469130 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | NASCIMENTO, Regina Coeli Gomes. | - |
dc.contributor.referee1 | SANTOS, Rodolpho Gauthier Cardoso dos. | - |
dc.contributor.referee2 | CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. | - |
dc.contributor.referee3 | SOUSA, Francisco Carlos Oliveira de. | - |
dc.contributor.referee4 | APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem por objetivo problematizar o processo de implantação, de desenvolvimento e de apropriação da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), no Instituto Federal da Paraíba, Campus Campina Grande (IFPB-CG), e suas possíveis aproximações com a proposta de Ensino de História, ofertada no campus. O recorte temporal estudado se passa entre os anos de 2010 a 2021. Trata-se de uma História do Tempo Presente, com foco no Ensino de História, além de um diálogo com a História Cultural. Como percurso metodológico, optou-se por elaborar uma Escrita de Si, a partir de Michel Foucault, e o conceito de “escrevivência”, de Conceição Evaristo, refletindo como o cotidiano de sala de aula marca nossa experiência enquanto professor de História. As fontes problematizadas, no decorrer da elaboração do texto, foram o regulamento da ONHB, a proposta de ensino de História do IFPB-CG, a partir dos Planos Pedagógicos dos cursos técnicos integrados. Para a coleta de dados, lançou-se mão de entrevistas realizadas com docentes e discentes, participantes da olimpíada, bem como de um questionário aplicado com 50 discentes olímpicos; além de fotografias sobre o IFPB-CG e a participação de tal instituição nas edições da ONHB. Os conceitos que dialogam com a escrita do texto se baseiam na ideia de experiência, de Larrosa (2018); no conceito de espaço, praticado por Certeau (2019); no currículo, a partir dos escritos de Silva (2000; 2010; 2020) e, no Ensino de História, com Albuquerque Junior (2019). Como resultado da análise, percebeu-se que, ao aproximar as metodologias da ONHB com o ensino de História, desenvolvido no cotidiano da sala de aula, os discentes demonstraram uma melhor compreensão na aprendizagem histórica, sendo capazes de articular a realidade cotidiana deles com os conceitos históricos trabalhados, o que contribuiu para a construção de uma estrutura de pensamento histórico, de modo que os estudantes passam a agir como sujeitos históricos mais conscientes do lugar social que ocupam, mediante a apresentação de ideias, questionando lugares e construindo um caminho para a cidadania. Desse modo, a possível aproximação entre a ONHB e a proposta do Ensino de História no IFPB-CG pode ocorrer, mas são necessárias mudanças, em âmbito institucional, tanto na forma de compreensão da própria olimpíada quanto na proposta de ensino do campus. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.title | Práticas educativas e escrevivências: um diálogo entre a experiência do ensino de História e a ONHB no IFPB-CG (2010 – 2021). | pt_BR |
dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
dc.description.abstract | This dissertation aims to problematize the process of implantation, development, and appropriation of the National Olympics in History of Brazil (ONHB) at the Federal Institute of Paraíba Campus Campina Grande (IFPB-CG) and its possible approximations with the proposal of Teaching History offered on campus. The time frame studied takes place between the years 2010 and 2021. It is a History of the Present Time, focusing on History Teaching and a dialogue with Cultural History. As a methodological approach, a Writing the Self based on Michel Foucault and on the concept of “writing” by Conceição Evaristo was considered, working with how the daily life of the classroom marks our experience as a History teacher. The sources problematized during the elaboration of the text were the regulation of the ONHB, the proposal of teaching history of the IFPB-CG from the Pedagogical Plans of the integrated technical courses, the interviews carried out with teachers and students participating in the Olympiad, a questionnaire applied with 50 Olympic students, photographs about the IFPB-CG and participation in ONHB editions. The concepts that dialogue with the writing of the text are based on the idea of experience of Jorge Larrosa, on the concept of space practiced by Michel de Certeau, on the curriculum based on the writings of Tomas Tadeu e Silva, and on Teaching History with Durval Muniz de Albuquerque Junior. As a result of the analysis, it could be seen that, by approaching the methodologies of the ONHB to the teaching of History developed in the daily life of the classroom, the students demonstrated a better understanding of historical learning, being able to articulate their daily reality with the concepts worked, which contributed to the construction of a structure of historical thinking in which students start to act as historical subjects more aware of the social place they occupy, through the presentation of ideas, questioning places and building a path to citizenship. In this way, the possible approximation between the ONHB and the proposal of History Teaching at the IFPB-CG can occur, but changes are necessary, at an institutional level, both in the way of understanding the Olympiad itself and in the teaching proposal on campus. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42290 | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-27T12:31:06Z | - |
dc.date.available | 2025-06-27 | - |
dc.date.available | 2025-06-27T12:31:06Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | História - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história - experiências | pt_BR |
dc.subject | Prática educativa | pt_BR |
dc.subject | Escrita de si | pt_BR |
dc.subject | Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) | pt_BR |
dc.subject | History - study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching history - experiences | pt_BR |
dc.subject | Educational practice | pt_BR |
dc.subject | Writing about oneself | pt_BR |
dc.subject | National Olympiad in Brazilian History (ONHB) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | VEIGA, Glayds Richeles Araujo. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Educational practices and writing experiences: a dialogue between the experience of teaching History and the ONHB at IFPB-CG (2010 – 2021). | pt_BR |
dc.identifier.citation | VEIGA, Glayds Richeles Araujo. Práticas educativas e escrevivências: um diálogo entre a experiência do ensino de História e a ONHB no IFPB-CG (2010 – 2021). 2024. 172 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em História - PPGH UFCG |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GLAYDS RICHELES ARAUJO VEIGA - DISSERTAÇÃO (PPGH) 2024.pdf | 3.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.