Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42304
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, V. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1PARENTE, Francilene de Aguiar.-
dc.contributor.advisor1IDPARENTE, F. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9404017739145648pt_BR
dc.contributor.referee1AMORAS, Maria do Socorro Rayol.-
dc.contributor.referee1IDAMORAS, M. D. R.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4427101624225075pt_BR
dc.contributor.referee2PINTO, Benedita Celeste de Moraes.-
dc.contributor.referee2IDPINTO, B. C. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7489392738166786pt_BR
dc.contributor.referee3PINHO, Vilma Aparecida de.-
dc.contributor.referee3IDPINHO, V. A.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2018069654110698pt_BR
dc.description.resumoAnalisamos o percurso acadêmico de quilombolas estudantes da comunidade Boa Vista, no município de Baião/PA na UNIFESSPA, explorando as condições de acesso e permanência, para mapear o percurso acadêmico dos quilombolas estudantes que ingressaram na UNIFESSPA pela política de ações afirmativas; conhecer a trajetória dos quilombolas estudantes da comunidade Boa vista na UNIFESSPA; compreender os entraves encontrados e seus possíveis desdobramentos; entender as alternativas encontradas pelos quilombolas estudantes para suprir as necessidades com as quais se depararam; e refletir sobre os impactos socioculturais do processo seletivo especial (PSE) para os quilombolas estudantes e no quilombo de pertencimento. A partir da questão-problema como tem sido o percurso acadêmico dos estudantes da comunidade quilombola Boa Vista, no que tange a permanência na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará 3 UNIFESSPA? Buscou-se estudar alguns autores, como: Bourdieu (1983), Bosi (1994), Gomes (1997), Thompsom (1997), Pinto (1999), Leite (2000), Fabrini (2006), Bourdieu (2007), Nogueira (2008), Domingues e Gomes (2013), Silva (2014), Nascimento (2016), Santos (2017), Meireles (2020), Pinto (2021), Farias (2021); Costa e Medeiros (2022), Lopes (2022), Moehlecke (2002), Munanga, (2005), Alves (2020), dentre outros. Neste sentido, o uso de entrevistas em profundidade, a partir do uso do método autobiográfico, foi um dos métodos utilizados, dada a participação forte do indivíduo, o qual tem o compromisso com o processo de reflexão a partir de seu interesse e a compreensão do outro e de si, tendo em vista minha experiência na Universidade Federal do Pará (UFPA), com a técnica da história oral. Para a obtenção dos dados o uso dos recursos da mídia digital WhatsApp, posteriormente conversas interpessoais in loco a fim de conhecer a percepção dos discentes entrevistados em relação à vivência na universidade. Os resultados indicam que a presença de quilombolas de Boa Vista na educação superior teve um aumento relevante passando de dois estudantes na UFPA em 2016 e 2023 para 16 na UNIFESSPA no ano de 2023, para além das questões relacionadas à permanência na universidade, pois todos os colaboradores são dependentes da bolsa para a permanência na UNIFESSPA. Portanto, mesmo com as dificuldades encontradas na permanência acadêmica, dos seis estudantes do quilombo Boa Vista que participaram da pesquisa, apenas dois narraram a desistência do curso no momento, nos cursos de História e de Engenharia Mecânica, os demais seguem enfrentando as dificuldades do ensino superior e mais os desafios para seguir como quilombolas na universidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário do Tocantins/Cametápt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURApt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleDa comunidade à universidade: uma análise do percurso acadêmico dos quilombolas estudantes de Boa Vista, Baião-PA (2028-2023).pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.description.abstractWe analyzed the academic path of quilombola students from the Boa Vista Community, in the the municipality fo Baião/ PA at UNIFESSPA, exploring the conditions os access and permanence, to map the academic path of quilombola students who joined UNIFESSPA through the affirmative action policy; learn about the trajectory of quilombola students from the Boa Vista Community at UNIFESSPA; understand the barriers encountered and their possible consequences; understand the alternatives found by student quilombolas to meet the needs they faced; and reflect on the sociocultural impacts of the special selection process (PSE) for student quilombolas and the quilombo They belong to. From the question-problem, how has the academic path of students from the Boa Vista quilombola Community been, in terms of permanence at the Federal University of South and Southeast Pará- UNIFESSPA? We sought to study some authors, such as: Bourdieu (1983), Bosi (1994), Gomes (1997), Thompsom (1997), Pinto (1999), Leite (2000), Fabrini (2006), Bourdieu (2007), Nogueira (2008), Domingues e Gomes (2013), Silva (2014), Nascimento (2016), Santos (2017), Meireles (2020), Pinto (2021), Farias (2021); Costa e Medeiros (2022), Lopes (2022), Moehlecke (2002), Munanga, (2005), Alves, (2020), among others. In this sense, the use of in-depth interviews, based on the use of the autobiographical method, was one of the methods used, givem the Strong participation of the individual, who is committed to the processo of reflection based on his interest and understanding of the Other and the self, considering my experience at the Federal University of Pará (UFPA), with the technique of oral history. In order to obtain the data, the use of WhatsApp digital media resources was used, followed by interpersonal conversations in loco in order to know the perception of the interviewed studentes in relation to their experience at the University. The results indicate that the presence of Quilombolas from Boa Vista in higher two had a significant increase, going from two students at UFPA in 2016 and 2023 to 16 at UNIFESSPAin 2023, in addition to issues related to satying at the University, since all employees are dependente on the scholarship to stay at UNIFESSPA. Therefore, even with the difficuties encountered in academic permanence, of the six students from Quilombo Boa Vista who participated in the reseanch, Only two reported dropping out of the course at the time, in the History and Mechanical Engineering courses, the others continue to face the difficulties of teaching higher education and more the challenges to follow as quilombolas in the university.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42304-
dc.date.accessioned2025-06-27T18:24:04Z-
dc.date.available2025-06-27-
dc.date.available2025-06-27T18:24:04Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectQuilombo Boa Vista - Baião-PApt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectAutoria feminina quilombolapt_BR
dc.subjectQuilombolas na universidadept_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Boa Vista - Baião-PApt_BR
dc.subjectEstudantes quilombolas - Baião-PApt_BR
dc.subjectEducação superior e estudantes quilombolaspt_BR
dc.subjectUFPA - dissertação - mulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectPolítica de cotaspt_BR
dc.subjectComunidades negras rurais - Parápt_BR
dc.subjectFestival Quilombola - Boa Vista - Baião-PApt_BR
dc.subjectQuilombola womenpt_BR
dc.subjectQuilombola female authorshippt_BR
dc.subjectQuilombolas at the universitypt_BR
dc.subjectQuilombola community Boa Vista - Baião-PApt_BR
dc.subjectQuilombola students - Baião-PApt_BR
dc.subjectHigher education and quilombola studentspt_BR
dc.subjectUFPA - dissertation - quilombola womenpt_BR
dc.subjectAffirmative actionspt_BR
dc.subjectQuota policypt_BR
dc.subjectRural black communities - Parápt_BR
dc.subjectQuilombola festival - Boa Vista - Baião-PApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Valdriana Lira da.-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Valdriana Lira da. Da comunidade à universidade: uma análise do percurso acadêmico dos quilombolas estudantes de Boa Vista, Baião-PA (2028-2023). 2023. 149f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:2 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALDRIANA LIRA DA COSTA - DISSERTACAO NORTE UFPA 2 PPG EDUCACAO E CULTURA 2023.pdfValdriana Lira da Costa - Dissertação UFPA 2 PPG Educação e Cultura 20232.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.