Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42323
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGONDIM, F. E. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9012518921022288pt_BR
dc.contributor.advisor1RIBEIRO, Luana Carla Santana.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, L. C. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDRIBEIRO, L. C. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8546057415907151pt_BR
dc.contributor.referee1GOUVEIA, Bernadete de Lourdes André.-
dc.contributor.referee1IDGOUVEIA, B. L. A.pt_BR
dc.contributor.referee1IDANDRÉ GOUVEIA, Bernadete de Lourdes.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6649435482562640pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Maria Cristina Lins Costa.-
dc.description.resumoProduzir o roteiro de uma tecnologia educacional audiovisual sobre cuidados de enfermagem na venóclise, com base em evidências científicas identificadas por meio de revisão de escopo. Material e Método: Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico, no qual se produziu o roteiro de uma tecnologia educacional do tipo audiovisual sobre os cuidados de enfermagem na venóclise, destinada aos profissionais de enfermagem, no contexto dos serviços de saúde. A construção do roteiro da tecnologia baseou-se em revisão de escopo, que identificou os estudos sobre tecnologias e práticas na administração intravenosa de medicamentos por enfermeiros, publicados entre 2017 e 2024. A revisão seguiu o método de Joanna Briggs Institute, nas bases de dados MEDLINE, LILACS, BDENF, Web of Science, Scopus e CINAHL, além de literatura cinzenta, com triagem no Rayyan por revisores independentes. Foram incluídos estudos observacionais, experimentais e revisões sistemáticas, e foi elaborada em conformidade com as diretrizes PRISMA-ScR, com o objetivo de identificar as principais informações acerca do assunto em foco, que formaram os temas geradores para a elaboração do roteiro do conteúdo do vídeo. Resultados e discussão: A revisão analisou 24 estudos sobre a administração intravenosa de medicamentos e soluções, destacando a necessidade de padronização, segurança e práticas baseadas em evidências na venóclise. As categorias temáticas analisadas na revisão fundamentaram a produção do roteiro educativo audiovisual para capacitação em enfermagem, abordando técnicas, manutenção e prevenção de complicações na venóclise. Conclusões: O roteiro da tecnologia educacional audiovisual visa suprir a lacuna de materiais audiovisuais sobre venóclise, promovendo a qualificação profissional. Após validação, espera-se que contribua para a educação permanente e excelência na assistência de enfermagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagempt_BR
dc.titleProdução de roteiro de tecnologia educacional audiovisual sobre cuidados de enfermagem na venóclise.pt_BR
dc.date.issued2025-04-23-
dc.description.abstractTo produce a script for an audiovisual educational technology on nursing care in venoclysis, based on scientific evidence identified through a scoping review. Material and Method: This is a methodological development study, in which the script for an audiovisual educational technology on nursing care in venoclysis was produced, aimed at nursing professionals in the context of health services. The construction of the technology script was based on a scoping review, which identified studies on technologies and practices in intravenous medication administration by nurses, published between 2017 and 2024. The review followed the Joanna Briggs Institute method, in the MEDLINE, LILACS, BDENF, Web of Science, Scopus and CINAHL databases, in addition to gray literature, with screening in Rayyan by independent reviewers. Observational, experimental studies and systematic reviews were included, and were prepared in accordance with the PRISMA-ScR guidelines, with the aim of identifying the main information about the subject in focus, which formed the generating themes for the preparation of the video content script. Resultados e discussão: A revisão analisou 24 estudos sobre a administração intravenosa de medicamentos e soluções, destacando a necessidade de padronização, segurança e práticas baseadas em evidências na venóclise. As categorias temáticas analisadas na revisão fundamentaram a produção do roteiro educativo audiovisual para capacitação em enfermagem, abordando técnicas, manutenção e prevenção de complicações na venóclise. Conclusões: O roteiro da tecnologia educacional audiovisual visa suprir a lacuna de materiais audiovisuais sobre venóclise, promovendo a qualificação profissional. Após validação, espera-se que contribua para a educação permanente e excelência na assistência de enfermagem.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42323-
dc.date.accessioned2025-07-01T12:00:06Z-
dc.date.available2025-07-01-
dc.date.available2025-07-01T12:00:06Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectTerapia Intravenosapt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectFilme e Vídeo Educativopt_BR
dc.subjectCuidados de enfermagempt_BR
dc.subjectVenóclisept_BR
dc.subjectTecnologia educacional audiovisualpt_BR
dc.subjectCuidados de enfermagem – filme - roteiropt_BR
dc.subjectEnfermagem – venóclise - cuidadospt_BR
dc.subjectCentro de Educação e Saúdept_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectEducational Technologypt_BR
dc.subjectNursing carept_BR
dc.subjectAudiovisual educational technologypt_BR
dc.subjectIntravenous Therapypt_BR
dc.subjectEducational Film and Videopt_BR
dc.subjectVenoclysispt_BR
dc.subjectNursing Care – Film – Scriptpt_BR
dc.subjectEducation and Health Centerpt_BR
dc.subjectEnfermeríapt_BR
dc.subjectTecnología Educativapt_BR
dc.subjectTecnología Educativapt_BR
dc.subjectcuidados de enfermeríapt_BR
dc.subjectTecnología educativa audiovisualpt_BR
dc.subjectEnfermería – venoclisis – cuidadospt_BR
dc.subjectTerapia intravenosapt_BR
dc.subjectCine y vídeo educativospt_BR
dc.subjectCuidados de enfermería – Película – Guiónpt_BR
dc.subjectCentro de Educación y Saludpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGONDIM, Fernanda Eli Dantas.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProduction of an audiovisual educational technology script on nursing care in venoclysis.pt_BR
dc.title.alternativeProducción de un guion de tecnología educativa audiovisual sobre cuidados de enfermería en venoclisis.pt_BR
dc.identifier.citationGONDIM, Fernanda Eli Dantas. Produção de roteiro de tecnologia educacional audiovisual sobre cuidados de enfermagem na venóclise. 2025. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42323pt_BR
dc.description.resumenElaborar un guion para una tecnología educativa audiovisual sobre cuidados de enfermería en venoclisis, con base en la evidencia científica identificada mediante una revisión exploratoria. Material y método: Estudio de desarrollo metodológico, en el que se elaboró ​​el guion para una tecnología educativa audiovisual sobre cuidados de enfermería en venoclisis, dirigido a profesionales de enfermería en el contexto de los servicios de salud. La elaboración del guion se basó en una revisión exploratoria, que identificó estudios sobre tecnologías y prácticas en la administración intravenosa de medicamentos por parte de enfermeras, publicados entre 2017 y 2024. La revisión siguió el método del Instituto Joanna Briggs, en las bases de datos MEDLINE, LILACS, BDENF, Web of Science, Scopus y CINAHL, además de literatura gris, con cribado en Rayyan por revisores independientes. Se incluyeron estudios observacionales, experimentales y revisiones sistemáticas, elaborados de acuerdo con las directrices PRISMA-ScR, con el objetivo de identificar la información principal sobre el tema en cuestión, que formó los temas generadores para la elaboración del guion del contenido del video. Resultados y discusión: La revisión analizó 24 estudios sobre la administración intravenosa de medicamentos y soluciones, destacando la necesidad de estandarización, seguridad y prácticas basadas en la evidencia en venoclisis. Las categorías temáticas analizadas en la revisión respaldaron la producción del guion educativo audiovisual para la formación de enfermería, abordando las técnicas, el mantenimiento y la prevención de complicaciones en la venoclisis. Conclusiones: El guion de tecnología educativa audiovisual busca cubrir la necesidad de materiales audiovisuales sobre venoclisis, promoviendo la cualificación profesional. Tras su validación, se espera que contribuya a la formación continua y a la excelencia en la atención de enfermería.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA ELI DANTAS GONDIM - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2025.pdfFernanda Eli Dantas Gondim - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 2025359.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.