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Title: Produção de roteiro de tecnologia educacional audiovisual sobre cuidados de enfermagem na venóclise.
Other Titles: Production of an audiovisual educational technology script on nursing care in venoclysis.
Producción de un guion de tecnología educativa audiovisual sobre cuidados de enfermería en venoclisis.
???metadata.dc.creator???: GONDIM, Fernanda Eli Dantas.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RIBEIRO, Luana Carla Santana.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GOUVEIA, Bernadete de Lourdes André.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Maria Cristina Lins Costa.
Keywords: Enfermagem;Terapia Intravenosa;Tecnologia Educacional;Filme e Vídeo Educativo;Cuidados de enfermagem;Venóclise;Tecnologia educacional audiovisual;Cuidados de enfermagem – filme - roteiro;Enfermagem – venóclise - cuidados;Centro de Educação e Saúde;Nursing;Educational Technology;Nursing care;Audiovisual educational technology;Intravenous Therapy;Educational Film and Video;Venoclysis;Nursing Care – Film – Script;Education and Health Center;Enfermería;Tecnología Educativa;Tecnología Educativa;cuidados de enfermería;Tecnología educativa audiovisual;Enfermería – venoclisis – cuidados;Terapia intravenosa;Cine y vídeo educativos;Cuidados de enfermería – Película – Guión;Centro de Educación y Salud
Issue Date: 23-Apr-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GONDIM, Fernanda Eli Dantas. Produção de roteiro de tecnologia educacional audiovisual sobre cuidados de enfermagem na venóclise. 2025. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42323
???metadata.dc.description.resumo???: Produzir o roteiro de uma tecnologia educacional audiovisual sobre cuidados de enfermagem na venóclise, com base em evidências científicas identificadas por meio de revisão de escopo. Material e Método: Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico, no qual se produziu o roteiro de uma tecnologia educacional do tipo audiovisual sobre os cuidados de enfermagem na venóclise, destinada aos profissionais de enfermagem, no contexto dos serviços de saúde. A construção do roteiro da tecnologia baseou-se em revisão de escopo, que identificou os estudos sobre tecnologias e práticas na administração intravenosa de medicamentos por enfermeiros, publicados entre 2017 e 2024. A revisão seguiu o método de Joanna Briggs Institute, nas bases de dados MEDLINE, LILACS, BDENF, Web of Science, Scopus e CINAHL, além de literatura cinzenta, com triagem no Rayyan por revisores independentes. Foram incluídos estudos observacionais, experimentais e revisões sistemáticas, e foi elaborada em conformidade com as diretrizes PRISMA-ScR, com o objetivo de identificar as principais informações acerca do assunto em foco, que formaram os temas geradores para a elaboração do roteiro do conteúdo do vídeo. Resultados e discussão: A revisão analisou 24 estudos sobre a administração intravenosa de medicamentos e soluções, destacando a necessidade de padronização, segurança e práticas baseadas em evidências na venóclise. As categorias temáticas analisadas na revisão fundamentaram a produção do roteiro educativo audiovisual para capacitação em enfermagem, abordando técnicas, manutenção e prevenção de complicações na venóclise. Conclusões: O roteiro da tecnologia educacional audiovisual visa suprir a lacuna de materiais audiovisuais sobre venóclise, promovendo a qualificação profissional. Após validação, espera-se que contribua para a educação permanente e excelência na assistência de enfermagem.
Abstract: To produce a script for an audiovisual educational technology on nursing care in venoclysis, based on scientific evidence identified through a scoping review. Material and Method: This is a methodological development study, in which the script for an audiovisual educational technology on nursing care in venoclysis was produced, aimed at nursing professionals in the context of health services. The construction of the technology script was based on a scoping review, which identified studies on technologies and practices in intravenous medication administration by nurses, published between 2017 and 2024. The review followed the Joanna Briggs Institute method, in the MEDLINE, LILACS, BDENF, Web of Science, Scopus and CINAHL databases, in addition to gray literature, with screening in Rayyan by independent reviewers. Observational, experimental studies and systematic reviews were included, and were prepared in accordance with the PRISMA-ScR guidelines, with the aim of identifying the main information about the subject in focus, which formed the generating themes for the preparation of the video content script. Resultados e discussão: A revisão analisou 24 estudos sobre a administração intravenosa de medicamentos e soluções, destacando a necessidade de padronização, segurança e práticas baseadas em evidências na venóclise. As categorias temáticas analisadas na revisão fundamentaram a produção do roteiro educativo audiovisual para capacitação em enfermagem, abordando técnicas, manutenção e prevenção de complicações na venóclise. Conclusões: O roteiro da tecnologia educacional audiovisual visa suprir a lacuna de materiais audiovisuais sobre venóclise, promovendo a qualificação profissional. Após validação, espera-se que contribua para a educação permanente e excelência na assistência de enfermagem.
???metadata.dc.description.resumen???: Elaborar un guion para una tecnología educativa audiovisual sobre cuidados de enfermería en venoclisis, con base en la evidencia científica identificada mediante una revisión exploratoria. Material y método: Estudio de desarrollo metodológico, en el que se elaboró ​​el guion para una tecnología educativa audiovisual sobre cuidados de enfermería en venoclisis, dirigido a profesionales de enfermería en el contexto de los servicios de salud. La elaboración del guion se basó en una revisión exploratoria, que identificó estudios sobre tecnologías y prácticas en la administración intravenosa de medicamentos por parte de enfermeras, publicados entre 2017 y 2024. La revisión siguió el método del Instituto Joanna Briggs, en las bases de datos MEDLINE, LILACS, BDENF, Web of Science, Scopus y CINAHL, además de literatura gris, con cribado en Rayyan por revisores independientes. Se incluyeron estudios observacionales, experimentales y revisiones sistemáticas, elaborados de acuerdo con las directrices PRISMA-ScR, con el objetivo de identificar la información principal sobre el tema en cuestión, que formó los temas generadores para la elaboración del guion del contenido del video. Resultados y discusión: La revisión analizó 24 estudios sobre la administración intravenosa de medicamentos y soluciones, destacando la necesidad de estandarización, seguridad y prácticas basadas en la evidencia en venoclisis. Las categorías temáticas analizadas en la revisión respaldaron la producción del guion educativo audiovisual para la formación de enfermería, abordando las técnicas, el mantenimiento y la prevención de complicaciones en la venoclisis. Conclusiones: El guion de tecnología educativa audiovisual busca cubrir la necesidad de materiales audiovisuales sobre venoclisis, promoviendo la cualificación profesional. Tras su validación, se espera que contribuya a la formación continua y a la excelencia en la atención de enfermería.
Keywords: Enfermagem
Terapia Intravenosa
Tecnologia Educacional
Filme e Vídeo Educativo
Cuidados de enfermagem
Venóclise
Tecnologia educacional audiovisual
Cuidados de enfermagem – filme - roteiro
Enfermagem – venóclise - cuidados
Centro de Educação e Saúde
Nursing
Educational Technology
Nursing care
Audiovisual educational technology
Intravenous Therapy
Educational Film and Video
Venoclysis
Nursing Care – Film – Script
Education and Health Center
Enfermería
Tecnología Educativa
Tecnología Educativa
cuidados de enfermería
Tecnología educativa audiovisual
Enfermería – venoclisis – cuidados
Terapia intravenosa
Cine y vídeo educativos
Cuidados de enfermería – Película – Guión
Centro de Educación y Salud
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42323
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