Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42324
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SOUSA, E. A. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9210507098484913 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MEDEIROS, Wellington Gomes de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | MEDEIROS, W. G. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6396433371553145 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SILVEIRA, Nathalie Barros da Mota. | - |
dc.contributor.referee2 | SANTARÉM, António Bernardo Mendes de Seiça da Providência. | - |
dc.description.resumo | Este estudo investiga como os signos plásticos (cor, forma e dimensão) dos Fidget Toys Pop-It influenciam a atribuição de significados por adultos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), em comparação com adultos neurotípicos. A pesquisa combina métodos qualitativos e quantitativos para compreender se há diferenças significativas na forma como esses dois grupos percebem e interagem com os Fidgets. O experimento envolveu 12 voluntários, divididos igualmente entre indivíduos com e sem TDAH. Os participantes interagiram com nove variações de Pop-Its, cada uma distinta em termos de cor, forma e dimensão. Para capturar os significados atribuídos a esses objetos, foi utilizado um questionário de diferencial semântico e um segundo específico para cada signo, complementados por entrevistas que registaram as respostas espontâneas durante a interação. Os voluntários diagnosticados com TDAH atribuíram, na sua maioria, significados práticos e lúdicos aos objetos, sendo a forma o signo plástico mais relevante nas suas interpretações. Por outro lado, os participantes neurotípicos atribuíram predominantemente significados práticos e críticos, destacando, além da forma, a dimensão como o signo de maior influência nesse grupo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Ciências e Tecnologia - CCT | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Design | pt_BR |
dc.title | Signos plásticos e interação significante: análise comparativa da atribuição de significados ao fidget toy pop-it por adultos com e sem TDAH. | pt_BR |
dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
dc.description.abstract | This study investigates how the plastic signs—color, shape, and dimension—of Pop-It Fidget Toys influence the attribution of meaning by adults with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), compared to neurotypical adults. The research employs both qualitative and quantitative methods to determine whether there are significant differences in how these two groups perceive and interact with fidget toys. The experiment involved 12 participants, equally divided between individuals diagnosed with ADHD and neurotypical individuals. Participants interacted with nine different Pop-It variations, each distinct in terms of color, shape, and dimension. To capture the meanings attributed to these objects, a meaningful interaction questionnaire and a second questionnaire focused on each plastic sign were used, supplemented by interviews that recorded spontaneous responses during the interaction. Participants with ADHD primarily attributed practical and playful meanings to the objects, with shape emerging as the most relevant plastic sign in their interpretations. In contrast, neurotypical participants predominantly assigned practical and critical meanings, highlighting both shape and dimension as the most influential signs for this group. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42324 | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-01T12:06:09Z | - |
dc.date.available | 2025-07-01 | - |
dc.date.available | 2025-07-01T12:06:09Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | TDAH | pt_BR |
dc.subject | Interação Significante | pt_BR |
dc.subject | Pop-It | pt_BR |
dc.subject | Semântica do produto | pt_BR |
dc.subject | Design e emoção | pt_BR |
dc.subject | ADHD | pt_BR |
dc.subject | Meaningful interaction | pt_BR |
dc.subject | Pop-It | pt_BR |
dc.subject | Product semantics | pt_BR |
dc.subject | Design and emotion | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOUSA, Euller Augusto de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Plastic signs and significant interaction: comparative analysis of the attribution of meanings to the fidget toy pop-it by adults with and without ADHD. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUSA, Euller Augusto de. Signos Plásticos e Interação Significante: Análise Comparativa da Atribuição de Significados ao Fidget Toy Pop-It por Adultos com e sem TDAH. 2025. 161 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EULLER AUGUSTO DE SOUSA - DISSERTAÇÃO - (PPGD) 2025.pdf | 9.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.