Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42324
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, E. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9210507098484913pt_BR
dc.contributor.advisor1MEDEIROS, Wellington Gomes de.-
dc.contributor.advisor1IDMEDEIROS, W. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6396433371553145pt_BR
dc.contributor.referee1SILVEIRA, Nathalie Barros da Mota.-
dc.contributor.referee2SANTARÉM, António Bernardo Mendes de Seiça da Providência.-
dc.description.resumoEste estudo investiga como os signos plásticos (cor, forma e dimensão) dos Fidget Toys Pop-It influenciam a atribuição de significados por adultos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), em comparação com adultos neurotípicos. A pesquisa combina métodos qualitativos e quantitativos para compreender se há diferenças significativas na forma como esses dois grupos percebem e interagem com os Fidgets. O experimento envolveu 12 voluntários, divididos igualmente entre indivíduos com e sem TDAH. Os participantes interagiram com nove variações de Pop-Its, cada uma distinta em termos de cor, forma e dimensão. Para capturar os significados atribuídos a esses objetos, foi utilizado um questionário de diferencial semântico e um segundo específico para cada signo, complementados por entrevistas que registaram as respostas espontâneas durante a interação. Os voluntários diagnosticados com TDAH atribuíram, na sua maioria, significados práticos e lúdicos aos objetos, sendo a forma o signo plástico mais relevante nas suas interpretações. Por outro lado, os participantes neurotípicos atribuíram predominantemente significados práticos e críticos, destacando, além da forma, a dimensão como o signo de maior influência nesse grupo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDesignpt_BR
dc.titleSignos plásticos e interação significante: análise comparativa da atribuição de significados ao fidget toy pop-it por adultos com e sem TDAH.pt_BR
dc.date.issued2025-05-09-
dc.description.abstractThis study investigates how the plastic signs—color, shape, and dimension—of Pop-It Fidget Toys influence the attribution of meaning by adults with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), compared to neurotypical adults. The research employs both qualitative and quantitative methods to determine whether there are significant differences in how these two groups perceive and interact with fidget toys. The experiment involved 12 participants, equally divided between individuals diagnosed with ADHD and neurotypical individuals. Participants interacted with nine different Pop-It variations, each distinct in terms of color, shape, and dimension. To capture the meanings attributed to these objects, a meaningful interaction questionnaire and a second questionnaire focused on each plastic sign were used, supplemented by interviews that recorded spontaneous responses during the interaction. Participants with ADHD primarily attributed practical and playful meanings to the objects, with shape emerging as the most relevant plastic sign in their interpretations. In contrast, neurotypical participants predominantly assigned practical and critical meanings, highlighting both shape and dimension as the most influential signs for this group.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42324-
dc.date.accessioned2025-07-01T12:06:09Z-
dc.date.available2025-07-01-
dc.date.available2025-07-01T12:06:09Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectInteração Significantept_BR
dc.subjectPop-Itpt_BR
dc.subjectSemântica do produtopt_BR
dc.subjectDesign e emoçãopt_BR
dc.subjectADHDpt_BR
dc.subjectMeaningful interactionpt_BR
dc.subjectPop-Itpt_BR
dc.subjectProduct semanticspt_BR
dc.subjectDesign and emotionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Euller Augusto de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePlastic signs and significant interaction: comparative analysis of the attribution of meanings to the fidget toy pop-it by adults with and without ADHD.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Euller Augusto de. Signos Plásticos e Interação Significante: Análise Comparativa da Atribuição de Significados ao Fidget Toy Pop-It por Adultos com e sem TDAH. 2025. 161 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EULLER AUGUSTO DE SOUSA - DISSERTAÇÃO - (PPGD) 2025.pdf9.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.