Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42360
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/4388938509143788pt_BR
dc.creator.LattesSILVA, A. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Israel Soares de-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363652061692234pt_BR
dc.contributor.referee1MORAIS , Ana Lunara da Silva-
dc.contributor.referee2BASTOS, Raquel Leão de-
dc.description.resumoO presente trabalho busca analisar a utilização de sequências didáticas para o ensino de História e apresenta uma proposta metodológica para as aulas de História nos anos finais do Ensino Fundamental com a temática do Cangaço a partir da literatura de cordel, na E.E.F.T.I. Dr. Jarismar G. Melo, localizada no município de Ipaumirim-CE, O objetivo é trabalhar o tema sob a perspectiva cordelista por meio de uma proposta de sequência didática, criando pontes com o saber popular e valorizando a identidade sertaneja, fazendo com que o aluno se torne sujeito de sua própria aprendizagem. Para a realização desse trabalho utilizamos dois cordéis “A chegada de lampião no inferno” de José Pacheco (1993); e “O encontro de Lampião com padre Cícero no céu”, de Minelvino Francisco Silva (199?). Através desses cordéis organizamos a sequência de aulas que podem proporcionar aos alunos uma nova vivência e compreensão sobre o cangaço em nossa região. Para essa análise utilizaremos como fundamentação teórica autores como: Domingues (2017), Tavares Júnior (1996), Sousa (2020), Clemente (2020), Santos (2021), Lima (2008).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleCangaço, cordel e a sequência didática para o conhecimento histórico regional dos alunos do 9° ano da escola DR. Jarismar Gonçalves Melo (Ipaumirim-CE).pt_BR
dc.date.issued2024-09-05-
dc.description.abstractThe present work seeks to analyze the use of didactic sequences for teaching History and presents a methodological proposal for History classes in the final years of Elementary School with the theme of Cangaço based on cordel literature, at E.E.F.T.I. Jarismar G. Melo, located in the municipality of Ipaumirim - CE, The objective is to work on the topic from a Cordelist perspective through a proposed didactic sequence, creating bridges with popular knowledge and valuing the country identity, making the student become subject of your own learning. To carry out this work we used two strings, “The arrival of lampião in hell” by José Pacheco (1993) and “The encounter of Lampião with priest Cícero in heaven” by Minelvino Francisco Silva (199?). Through these strings we organize a sequence of classes that can provide students with a new experience and knowledge about cangaço in our region. For this analysis, we will use authors such as: Domingues (2017), Tavares Júnior (1996), Sousa (2020), Clemente (2020), Santos (2021), Lima (2008) as a theoretical basis.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42360-
dc.date.accessioned2025-07-02T17:36:02Z-
dc.date.available2025-07-02-
dc.date.available2025-07-02T17:36:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectCangaçopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectSequência didática - Cordéispt_BR
dc.subjectCordel - Aulas de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Ipaumirim - Município - Cearápt_BR
dc.subjectCordel literaturept_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectDidactic sequence - Cordéispt_BR
dc.subjectCordel - History Classespt_BR
dc.subjectElementary school - Ipaumirim - Municipality - Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Airton Barbosa da-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCangaço, cordel and the didactic sequence for regional historical knowledge of 9th grade students at DR. Jarismar Gonçalves Melo school (Ipaumirim-CE).pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Airton Barbosa da. Cangaço, cordel e a sequência didática para o conhecimento histórico regional dos alunos do 9° ano da Escola Dr. Jarismar Gonçalves Melo (Ipaumirim – CE). 2024. 24f. Artigo (Especialização em Ensino de História: teorias e metodologias ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Ensino de História: Teorias e Metodologias - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AIRTON BARBOSA DA SILVA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA TEORIAS E METODOLOGIAS. CFP 2024.pdfAirton Barbosa da Silva. Artigo Especialização em Ensino de História Teorias e Metodologias. CFP 2024. 760.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.